Promobit
Promobit
Promobit Explica

Tela LTPO: o que é a tecnologia que pode estar no iPhone 13?

Graças a tecnologia LTPO os smartphones possuem telas com taxa de atualização variável

Tela LTPO: o que é a tecnologia que pode estar no iPhone 13?

23 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Como de costume, o ano vai chegando a sua metade e os primeiros rumores sobre os novos iPhones começam a surgir, entre eles um possível iPhone 13 com tela com taxa de atualização variável de 120Hz e para isso o display seria OLED LTPO. Para já ficar por dentro do que pode vir por aí, explicamos o que são as telas LTPO e quais as vantagens da tecnologia. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de iPhone da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone em promoção?

Telas LTPO permitem taxas de atualização variável

Galaxy S21 Ultra com tela de atualização variável.

Telas com taxa de atualização acima dos 60Hz não são exclusividade das telas LTPO, mas é esse tipo de tela que permite a atualização variável, de acordo com a necessidade de uso. Caso esteja lendo uma notícia, ou vendo fotos, provavelmente você não precisa de uma tela acima de 60 Hz, já durante jogos ou assistindo a filmes uma tela mais rápida é mais agradável. 

  • Leia também:Quais são os diferenciais das telas LTPS?

A sigla LTPO significa, traduzindo do inglês, Óxido Policristalino de Baixa Temperatura, um tipo de painel que compõe o todo da tela presente nos displays OLED, derivados do Super Amoled, Amoled Dinâmico. A maioria das telas OLED possuem tecnologia LTPS e com exceção da possibilidade de alternar a taxa de atualização, não existem mudanças significativas na qualidade de imagens. 

A atualização variável é possível porque o painel LTPO não necessita de componentes adicionais entre a GPU do aparelho e a tela para alternar a taxa de atualização. O motivo dos fabricantes passarem a optar pelas telas LTPO vai além da facilidade para o usuário, já que com telas que variam em sua taxa de atualização o consumo de bateria também é menor do que usar o display cravado em 90Hz ou 120 Hz. 

Leia mais:

Alguns aparelhos com tela LTPO

O primeiro dispositivo a contar com tela LTPO não foi um smartphone, mas sim o Apple Watch 5 lançado em outubro de 2019, recurso que permanece no Apple Watch 6. Já entre os smartphones, embora a linha Galaxy S20 tenha chamado a atenção por apresentar tela de 120 Hz, a tela não era variável, cabendo ao usuário optar manualmente entre 60 Hz ou 10 Hz. Apenas com o Galaxy Note 20 Ultra que a tela LTPO chegou para aparelhos mais sofisticados da Samsung, repetindo a dose na linha Galaxy S21. 

Já em 2021 é bem provável que o iPhone 13 Pro seja o primeiro smartphone da Apple com tela de 120 Hz variável graças ao display LTPO. Apesar de a Apple ser pioneira nesse tipo de tela, segundo relatos, a Samsung já está fabricando as telas LTPO que vão equipar os novos iPhones.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de iPhone. Você pode economizar ainda mais aproveitando o cupom Amazon ou cupom Americanas.

Veja também