Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Tela LTPO: o que é a tecnologia que pode estar no iPhone 13?

Graças a tecnologia LTPO os smartphones possuem telas com taxa de atualização variável

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Como de costume, o ano vai chegando a sua metade e os primeiros rumores sobre os novos iPhones começam a surgir, entre eles um possível iPhone 13 com tela com taxa de atualização variável de 120Hz e para isso o display seria OLED LTPO. Para já ficar por dentro do que pode vir por aí, explicamos o que são as telas LTPO e quais as vantagens da tecnologia. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de iPhone da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Telas LTPO permitem taxas de atualização variável

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy S21 Ultra com tela de atualização variável.

Telas com taxa de atualização acima dos 60Hz não são exclusividade das telas LTPO, mas é esse tipo de tela que permite a atualização variável, de acordo com a necessidade de uso. Caso esteja lendo uma notícia, ou vendo fotos, provavelmente você não precisa de uma tela acima de 60 Hz, já durante jogos ou assistindo a filmes uma tela mais rápida é mais agradável. 

A sigla LTPO significa, traduzindo do inglês, Óxido Policristalino de Baixa Temperatura, um tipo de painel que compõe o todo da tela presente nos displays OLED, derivados do Super Amoled, Amoled Dinâmico. A maioria das telas OLED possuem tecnologia LTPS e com exceção da possibilidade de alternar a taxa de atualização, não existem mudanças significativas na qualidade de imagens. 

A atualização variável é possível porque o painel LTPO não necessita de componentes adicionais entre a GPU do aparelho e a tela para alternar a taxa de atualização. O motivo dos fabricantes passarem a optar pelas telas LTPO vai além da facilidade para o usuário, já que com telas que variam em sua taxa de atualização o consumo de bateria também é menor do que usar o display cravado em 90Hz ou 120 Hz. 

Alguns aparelhos com tela LTPO

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro dispositivo a contar com tela LTPO não foi um smartphone, mas sim o Apple Watch 5 lançado em outubro de 2019, recurso que permanece no Apple Watch 6. Já entre os smartphones, embora a linha Galaxy S20 tenha chamado a atenção por apresentar tela de 120 Hz, a tela não era variável, cabendo ao usuário optar manualmente entre 60 Hz ou 10 Hz. Apenas com o Galaxy Note 20 Ultra que a tela LTPO chegou para aparelhos mais sofisticados da Samsung, repetindo a dose na linha Galaxy S21. 

Já em 2021 é bem provável que o iPhone 13 Pro seja o primeiro smartphone da Apple com tela de 120 Hz variável graças ao display LTPO. Apesar de a Apple ser pioneira nesse tipo de tela, segundo relatos, a Samsung já está fabricando as telas LTPO que vão equipar os novos iPhones.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de iPhone. Você pode economizar ainda mais aproveitando o cupom Amazon ou cupom Americanas.