Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Entenda a diferença entre taxa de atualização e taxa de amostragem ao toque na tela dos smartphones

Embora semelhantes, as tecnologias não são iguais, mas juntas são capazes de proporcionar boa experiência em jogos mobile

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

21 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

As telas dos smartphones estão mais rápidas em suas transições de imagem e na sensibilidade ao toque nos lançamentos recentes, o que se deve a melhora nas taxas de atualização e amostragem. As duas tecnologias são medidas em hertz, possuem relação com a velocidade de movimento e fluidez em tela, mas não são a mesma coisa, embora complementares. Neste artigo explicamos o que é a taxa de amostragem ao toque, a diferença para a taxa de atualização e como cada uma delas ajuda a compor uma tela de qualidade para smartphones.

Taxa de atualização

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy S21 com tela de 120 Hz

Um vídeo nada mais é do que a exibição de uma sequência muito grande de imagens de forma muito rápida que resultam na sensação de movimento. Um bom exemplo para entender esse funcionamento é o bloquinho de papel com animações em sequência ou flipbook.

Nas telas, a taxa de atualização refere-se a quantidade de vezes que o display atualiza as imagens em exibição por segundo e essa taxa é medida em Hertz. Uma tela de 60 Hz atualiza as imagens 60 vezes em um segundo, 120 Hz, 120 vezes.  

As telas com taxa de atualização mais altas proporcionam maior fluidez de movimentos das imagens exibidas, seja em conteúdo audiovisual ou em games compatíveis, assim como também proporcionam maior rapidez na transição entre ícones e páginas no smartphone. Atualmente já encontramos alguns smartphones com taxa de atualização de 90 Hz, 120 Hz e até 144hz, embora as telas de 60 Hz continuem sendo o padrão do mercado. 

Taxa de amostragem de toque 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Também medida em Hz, a taxa de amostragem de toque ou taxa de sensibilidade ao toque refere-se a velocidade na identificação dos toques feitos na tela para execução do comando. Uma tela com taxa de resposta de 60 Hz vai “procurar” algum toque em sua superfície até 60 vezes por segundo. A taxa de amostragem ao toque faz uma grande diferença para quem joga no celular, pois ela está diretamente relacionada às ações do jogador junto a tela, além de dar uma maior sensação de responsividade do aparelho ao abrir aplicativos.

Durante algum tempo os iPhones apresentaram taxa de resposta superior aos smartphones Android, pois os comandos de toque na tela dos aparelhos Android eram identificados como apenas mais um comando a ser executado e não algo a ser priorizado na ordem de ações a serem realizadas pelos processadores, como acontece nos aparelhos da Apple. Entretanto, o aumento recente de aparelhos Android com tela de maior taxa de amostragem ao toque começa a deixar a disputa mais equilibrada também neste quesito.

Taxa de amostragem ao toque é diferente de taxa de resposta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É comum a confusão entre taxa de resposta e taxa de amostragem ao toque, mas enquanto a segunda refere-se às telas touch, a taxa de resposta encontra-se em todos os tipos de tela, inclusive dos smartphones e em monitores gamers. Uma coisa é o tempo que a tela demora para identificar o toque em sua superfície e outra é o tempo que os pixels demoram para permitir que a luz passe por ele, ou seja, o tempo que um pixel leva para mudar de cor. 

O tempo de resposta das telas é medido em milissegundos, mas também possui relação com Hertz. Tecnicamente o tempo de resposta é medido pelo intervalo de tempo que o pixel migra do estado inativo, na cor branca, para ativo, quando fica preto. As TVs com tempo de resposta muito alta gera um efeito desagradável de imagem borrada, conhecida como Motion Blur. 

Taxa de atualização e taxa de resposta: uma dupla imbatível para jogos mobile

Após entender a diferença entre as duas tecnologias e como cada uma delas funciona fica mais fácil entender como juntas a taxa de atualização alta (acima de 60 Hz), e a taxa de resposta baixa (quando menos o número em milissegundos melhor),  compõem uma tela praticamente completa para smartphones, principalmente em dispositivos mobile que priorizam boa experiência em jogos, aliando imagens mais fluidas e maior velocidade e precisão aos movimentos e comandos em jogos. 


O Promobit também é lugar para encontrar as melhores promoções de notebook gamer e para economizar ainda mais em suas compras, aproveite o cupom Americanas ou Cupom Kabum.