Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guia de compras

Soundbar gamer: vale a pena ou é apenas mais um produto com RGB?

Observamos alguns modelos de barra de áudio gamer para saber a qual perfil esse produto pode agradar

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Que a soundbar é a melhor opção para melhorar a qualidade sonora da sua TV não é mais novidade para ninguém, porém ao pesquisar pelas barras de áudio é comum encontrar opções de soundbar gamer com direito a luzes características e design típico dos produtos gamers. Mas será que o soundbar gamer acrescenta algo a experiência em jogos? Saiba o que esperar desses aparelhos. 

Soundbar gamer é melhor que os soundbars convencionais? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Analisando alguns modelos foi possível perceber que esses modelos tidos como gamers apresentam configurações bastante inferiores aos soundbars convencionais para TVs. Como parâmetro, o Soundbar Samsung T450 que é atualmente o modelo mais básico da marca possui 200W de potência em um arranjo de áudio de 2.1 canais. 

Entre os modelos de soundbar gamer que encontramos, o mais potente é o Soundbar Gamer Trust GXT 618 com apenas 6w, e também com 2.1 canais. Outro modelo que apresenta proposta interessante é o Redgradon Orpheus, que pode ser dividido em duas saídas de áudio, porém a potência é de apenas 3W.

Soundbar Samsung K360

A soundbar BlitzWolf BW-GS3 até apresenta um aspecto mais sofisticado, mas também conta com potência de 5W, sendo que diferentemente dos melhores modelos de soundbar para TV, nenhum dos soundbar gamer encontrados possui conexão Bluetooth, precisando ser ligados por cabos. Para se ter uma ideia, a TV AU8000 da Samsung possui 20w de potência sonora.

Uma boa para o seu Setup, mas não para a sua TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O grande problema desse tipo de aparelho de áudio é a expectativa que ele pode gerar devido o nome, já que ao lermos soundbar gamer é possível imaginar que seja uma barra de áudio de potência equivalente ou até melhor que os soundbars convencionais e talvez com algumas tecnologias que melhorem a experiência de jogar nos consoles e em uma TV. Mas basta conferir o preço para perceber que esse tipo de produto é muito mais simples que as barras de áudio convencionais. 

Enquanto o modelo mais acessível da Samsung que citamos acima possui preço médio atual de R$700, os modelos gamers que encontramos custam em média entre cinco a seis vezes menos, logo não é nem justo esperar a mesma qualidade. 

Na verdade, os tais soundbar gamers são boas caixas de som para notebooks ou computadores de mesa e para quem aposta no design com luzes e curvas para compor o ambiente, proporcionando melhor qualidade sonora que as caixas de som de computadores mais simples ou do próprio notebook, embora muitas caixas bluetooth já ofereçam qualidade superior. O soundbar gamer é uma opção válida para o seu Setup caso você não seja muito exigente e queira economizar. 


As melhores promoções de caixa de som você também encontra aqui no Promobit e para economizar ainda mais aproveite o cupom Submarino.