Promobit
Comparativos

Samsung vs LG: existe diferença entre as linhas de TVs Mini Led das duas marcas?

LG e Samsung apostam nas TVs com Mini LED como a grande novidade da categoria para 2021.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

A tecnologia Mini LED chegou para dar um novo fôlego às TVs de LED, prometendo aperfeiçoar o contraste, aumentar o brilho e ainda resolver o tão temido problema de vazamento de luz. Prova disso é que as principais fabricantes de TV do mundo que lideram o mercado brasileiros, Samsung e LG, apresentaram as suas linhas de TVs Mini LED, mas será que existem diferenças significativas entre elas? Baseando-nos em informações divulgadas por cada uma delas, tentamos encontrar algum diferencial.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet! 

O que é o Mini LED?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Mini LED é a evolução das tecnologias de LD tradicional e diferente das TV OLED, a tela de LED precisa de uma fonte de iluminação traseira para exibir as imagens, o tal do painel de LED ou backlight onde os LEDs ficam posicionados. O grande diferencial do Mini LED é a miniaturização dos LEDs que além de permitir mais fontes de iluminação, cerca de cinco vezes menor, surge para sanar um dos problemas das TVs de LED, o vazamento de luz. 

O LED convencional além de maior possui a parte superior responsável por emitir a luz para a tela, em formato arredondado, emitindo luz de forma difusa. Em resumo, as luzes dos LEDs se cruzam e apesar das telas com controle de iluminação por zonas, um LED de acesso próximo a uma zona apagada pode emitir luz para a zona escura resultando no famoso vazamento de luz. 

A parte superior do Mini LED que emite a luz troca a superfície arredondada por uma reta revestida por uma película que emite luz reta, sem interferir na zona de iluminação do pixel ao lado. Ainda não é o mesmo nível de contraste da tela OLED com pixels que se autoiluminam, mas a distância na qualidade de contraste diminui com o Mini LED. A diminuição dos LEDs também diminui a distância entre o painel de mini LEDs e a tela, fazendo com que essas TVs alcancem níveis de brilho superior.

QNED: Mini LED da LG com camada Nanocell

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ao anunciar suas TVs com Mini LED, chamadas pela a empresa como TVs QNED, a LG destacou a presença da camada de nanopartículas que compõe as TVs Nanocell da LG em sua nova linha de TVs. Segunda a LG, suas TVs Mini LED possuem até 1920 zonas de controle de iluminação que aperfeiçoam a qualidade do contraste. Como parâmetro, uma TV Nanocell de LED da LG com 75 polegadas possui 575 LEDs por trás da tela, enquanto a TV Nanocell de Mini LED com as mesmas 75 polegadas possui mais de 17 mil Mini LEDs.

Neo QLED: Mini LED da Samsung com pontos quânticos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Samsung trouxe ao Brasil suas TVs Mini LED antes da principal concorrente LG e assim como a empresa compatriota, a Samsung também atrelou o nome de uma de suas linhas de TV que já faz sucesso. As TVs da Samsung com a nova tecnologia estão na linha Neo QLED por também possuírem pontos quânticos (QLED) na composição de sua tela.

Durante a apresentação oficial das novas TVs para a mídia especializada, a Samsung destacou a diferença de tamanho de forma ilustrativa, no espaço de um LED convencional cabem 40 mini LEDS. Ainda segundo a Samsung suas novas TVs Neo QLED possuem mais de 4 mil níveis de ajuste de luz e são capazes de alcançar até 4.000 Nits de brilho. 

MINI LED Samsung ou LG? 

A linha Neo Qled da Samsung e QNED da LG chegaram há pouco tempo ao mercado e ainda não é possível avaliar se existem diferenças significativas entre elas, não por acaso LG e Samsung apoiam-se em linhas próprias já consolidadas, Nanocell e QLED respectivamente, para apresentar algum diferencial. Porém, apenas com a experiência de uso mais aprofundada é que será possível perceber mudanças consideráveis. 

O fato é que as TVs com LEDs menores chegam para ocupar lugar no setor de TVs premium e devem aumentar sua presença nos próximos meses já que outras marcas como a TCL também comercializa TVs com a tecnologia em outros países. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de TV 55 polegadas. Para economizar ainda mais confira ou cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.