Promobit
Promobit Explica

RPG de mesa online: uma alternativa divertida para reunir os amigos

Saiba como continuar ou começar seu jogo de RPG pela internet e quais as melhores ferramentas para jogar à distância

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

9 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já deve estar buscando outras formas de se conectar aos amigos que não envolvam videoconferências. Além disso, os assuntos da call de sábado à noite já devem estar esfriando. Que tal trazer um pouco de fantasia para estimular as amizades? Para isso, separamos 3 plataformas excelentes para jogar RPG online. Escolha a sua e torça pelo seu sucesso crítico.

Roll20

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Roll20 é uma plataforma online que oferece tudo para sua sessão: mapas, fichas de personagens, miniaturas e até trilha sonora. O melhor de tudo é que roda no navegador, ou seja, você não precisa baixar nada.

O sistema de rolagem é simples, intuitivo e ainda mostra os dados 3D sendo jogados em tempo real. A plataforma também permite compartilhamento de áudio e vídeo, além de contar com muitas ferramentas para tornar sua sessão ainda mais interativa. O Roll20 ainda permite montar as fichas pela própria plataforma para inúmeros sistemas, desde D&D  e Pathfinder, passando por Tormenta, Shadowrunner, FATE e tudo que você pode imaginar.

A ferramenta gratuita já contém todos os recursos essenciais para seus jogos. Caso você queira uma experiência ainda mais completa, é possível assinar a versão premium.

Fantasy Grounds

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Fantasy Grounds é parecido com o Roll20, com todas as ferramentas e funcionalidades da outra plataforma. A diferença é que o FG é pago e precisa ser instalado no seu computador.

A maior vantagem desta plataforma, no entanto, é que ela sincroniza com o conteúdo do D&D Beyond, o site oficial da D&D quinta edição, que é uma ótima notícia para quem prefere esse sistema. 

Infelizmente, o programa só está disponível para Windows.

Discord

Se você não precisa de mapas ou miniaturas, mas apenas do seu grupo de amigos, o Discord pode ser o programa perfeito para você. Velho conhecido dos gamers, este programa é um aplicativo de voz feito especialmente para a comunidade de jogos, mas que pode ser usado para muitas tarefas. 

Através do Discord, você pode configurar bots para fazer tarefas especiais, como rolar dados e tocar música. Para as rolagens, alguns dos bots mais famosos são o Dice Maiden, Avrae (oficial do D&D Beyond) e Sidekick.

Que tal pesquisar outros bots que façam sentido para o seu jogo? Use sua imaginação!

Google

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Isso mesmo! Se você estiver sem paciência para aprender a usar ferramentas novas, é possível fazer uma call via Google Meets ou qualquer outro aplicativo de chamadas e rolar os dados pelo navegador do Google. Basta digitar “roll” e o número e tipo de dados que você quer rolar. Por exemplo, digitando “roll 2d6”, o Google rola 2 dados de 6 faces para você. Infelizmente ele não faz a contagem automática de dano – isso fica por sua conta.


Acompanhe novidades de RPG e livros de fantasia aqui no Promobit, com nossas promoções de livros. E não deixe de acompanhar também os cupons de desconto da Amazon. E conta pra gente como você tem feito para jogar!