Take a fresh look at your lifestyle.

Como emprestar jogos pelo Steam?

Você pode compartilhar sua biblioteca de jogos com amigos e familiares. Saiba como emprestar jogos pelo Steam no nosso guia!

Diz-se que uma das grandes desvantagens dos jogos digitais é que não é possível emprestá-los para amigos e na maior parte das vezes isso é verdade. No entanto, quem possui uma conta e jogos comprados pelo Steam pode compartilhar seus jogos favoritos.

Neste artigo, vamos explicar como você pode compartilhar sua biblioteca de jogos do Steam com pessoas de sua confiança.

Leia também:

1 – Configure sua conta para compartilhar sua Biblioteca

Primeiro, a pessoa que irá “emprestar” os jogos precisa configurar as preferências de sua própria conta.

No canto superior esquerdo clique em Steam e depois em Configurações.

1.1 – Ative o Steam Guard

Caso seu Steam Guard ainda não esteja ativo, será preciso ativá-lo. Para isso, no menu aberto em Configurações, clique em Conta e você verá uma opção chamada “Estado de Segurança”.

Se o Steam Guard não estiver ativo, basta confirmar seu e-mail e seguir as instruções.

1.2 – Configure suas Opções de Família

No mesmo Menu, clique na aba Família e Compartilhamento para configurar quais computadores e usuários poderão acessar sua biblioteca.

Depois clique em “Autorizar compartilhamento neste computador”. Após clicar, aparecerá um espaço abaixo chamado “Conta Elegíveis”, para você gerenciar quais contas terão acesso à sua biblioteca. Se é a primeira vez que você está ativando este recurso, provavelmente não terá nenhuma conta ainda nesse espaço.

2 – Deixar seu amigo ou familiar se logar na sua conta

Agora vem a parte um pouco mais complicada, pois para realmente compartilhar sua biblioteca, a pessoa para quem você está emprestando precisa se logar com a sua conta no computador dela. Por exemplo, se eu quiser compartilhar minha biblioteca com meu irmão, meu irmão precisará entrar, pelo computador dele, na minha conta.

Isso significa que você precisa estar na mesma casa que a outra pessoa ou passar suas informações de login para ela. Por isso é importante que você compartilhe apenas com pessoas de confiança.

A boa notícia é que, após esse processo, você pode alterar sua senha do Steam e isso não afetará o compartilhamento.

2.1 – Refaça o item 1 no novo computador

O computador que irá receber os jogos também precisa ter o Steam instalado, estar com o Steam Guard ativo, e aprovar o compartilhamento de bibliotecas.

2.2 – Aprove o compartilhamento pelo primeiro computador

Agora volte para a aba Família e Compartilhamento pelas suas configurações do Steam no seu computador pessoal e aprove o compartilhamento com o novo usuário.

Pronto! Agora seus jogos aparecerão na biblioteca do seu amigo, em uma aba específica chamada “Jogos de Fulano”.

Se você também quiser pegar jogos emprestados do seu amigo, é só seguir os mesmos passos, mas com você se logando na conta dele.

Restrições do compartilhamento pelo Steam

Essa maneira de compartilhar jogos pelo Steam é totalmente legal e não fere nenhum dos termos de uso da marca, sendo uma ferramenta criada pela própria empresa. E, apesar de facilitar bastante a troca de jogos digitais, ela ainda tem algumas limitações.

Primeiro, você pode compartilhar sua biblioteca com apenas 10 dispositivos e 5 contas de outros usuários.

Quem quiser aproveitar os jogos de outra pessoa só poderá acessá-los para jogar se estiver no modo online do Steam e também enquanto o dono dos jogos não estiver ativamente jogando nada de sua biblioteca (mas, ele pode estar online na plataforma, sem problemas).


Se você quer aproveitar os melhores jogos da Steam pelos menores preços, acompanhe nossas promoções de Games e ofertas de informática. Um cupom Americanas vai deixar a compra mais barata!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!