Comparativos

Redmi Note 13 vs Redmi Note 12: evolução ou repeteco?

Comparamos dois dos principais intermediários da Xiaomi na atualidade. Quem vence a disputa do Redmi Note 13 vs Redmi Note 12?

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

11 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

A linha Redmi Note se tornou sinônimo de um bom custo-benefício dentro do segmento intermediário da Xiaomi. Ano após ano, o modelo vigente costuma ser uma das melhores opções de celulares bons e baratos. O Redmi Note 12 foi um smartphone que ocupou essa posição em 2023, mas será que ele se mantém no mesmo patamar com o lançamento de seu sucessor? Para saber a resposta dessa questão e entender mais sobre os dois aparelhos, confira o comparativo completo entre o Redmi Note 13 vs Redmi Note 12. 

Confira os preços

Redmi Note 13Compre agora na Amazon
Redmi Note 12Compre agora na Amazon

Ponto importante sobre o comparativo

Antes de partirmos para o que interessa, é necessário uma ressalva sobre a comparação do Redmi Note 13 vs Redmi Note 12. Ambos os modelos possuem variações com conectividade 4G e 5G, o que altera não só a sua usabilidade como também componentes internos de seu hardware. Portanto, o comparativo a seguir está levando em consideração tanto o Redmi Note 13 quanto o 12 e suas versões 5G, já que são as principais opções de compra na atualidade.  

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O visual não é algo que a linha costuma fazer grandes mudanças a cada novo lançamento, e apesar de algumas diferenças entre os aparelhos, não há como verdadeiramente apontar um “vencedor” nessa categoria, já que pode se basear apenas nos gostos e preferências do usuário. O módulo de câmeras do 13 é um pouco maior e mais saltado em relação ao 12, e seu acabamento conta com cores mais brilhantes. Ambos possuem as laterais e a traseira em plástico, com os controladores de volume e botão para o bloqueio de tela no lado direito, com o lado esquerdo tendo apenas a gaveta para o chip. As bordas presentes na tela do 13 são ligeiramente menores em relação ao 12.

Tanto 13 quanto 12 também possuem os alto-falantes, a porta USB-C e o microfone na parte de baixo, e um sensor infravermelho e entrada P2 para fones de ouvido na parte superior. Conforme citado no adendo inicial, ambos contam com conectividade 5G, junto a NFC, e WiFi 6. Porém, o Redmi Note 13 possui alguns recursos mais avançados, como Bluetooth 5.3 e certificação IP54, enquanto o 12 conta com o Bluetooth 5.1 e certificação IP53. Apesar de existirem diferenças, elas ficam mais no âmbito dos pequenos detalhes do que pontos realmente impactantes, logo, no primeiro quesito do comparativo Redmi Note 13 vs Redmi Note 12 temos um empate. 

Resultado: Empate

Tela e áudio

A tela é um aspecto onde os dois modelos se destacam de forma positiva por apresentarem uma qualidade superior a diversos smartphones do segmento intermediário. Entretanto, não há como apontar qual dos Redmi é o superior baseado apenas nas especificações da tela, já que ambos possuem o mesmo display AMOLED, de 6.67 polegadas, resolução Full HD+ e 120Hz de taxa de atualização. Trata-se de ótimas telas, tanto em contraste quanto em brilho, e são boas para a utilização comum no dia a dia e para o consumo de diferentes tipos de conteúdo. Há uma pequena vantagem a favor do Redmi Note 13 que a presença do Gorilla Glass 5 como proteção, enquanto o 12 conta com uma versão inferior, o Corning Gorilla Glass 3. 

E essa pequena vantagem se repete ao compararmos o tipo de áudio presente nos modelos, já que o 12 conta com áudio mono, de qualidade um pouco abaixo de um nível intermediário e volume relativamente baixo, enquanto o 13 possui áudio estéreo e com suporte a Dolby Atmos. Sua qualidade também não possui tanto destaque, mas ainda se mostra superior. Esses pequenos diferenciais dão uma ligeira vantagem ao Redmi Note 13 no quesito tela e áudio. 

Resultado: Redmi Note 13

Desempenho

O desempenho é um dos principais fatores quando comparamos dois celulares, e na disputa Redmi Note 13 vs Redmi Note 12 não poderia ser diferente – ainda mais quando são de níveis tão parecidos. O Redmi Note 13 5G é equipado com o processador Dimensity 6080, podendo ser encontrado com 6 ou 8GB de memória RAM e com 128 ou 256 GB de armazenamento. Já o Redmi Note 12 conta com o Snapdragon 4 Gen 1 como chipset, com a mesma capacidade de armazenamento, e 4 ou 8GB de memória RAM. Os dois modelos possuem potência o suficiente para executar tarefas e aplicações do dia a dia sem grandes problemas, apresentando uma boa performance multitarefa também. 

Entretanto, ambos os smartphones não são tão recomendados para usos mais pesados, seja em jogos ou outras aplicações que demandem mais força de processamento. O Note 13 se destaca levemente no processamento single-core, enquanto o conjunto do Note 12 o faz ter uma pontuação levemente maior em testes de benchmark Antutu. O processador do modelo mais novo pode ser mais potente quando colocados lado a lado, porém, a diferença na prática é mínima – a não ser na versão de 4GB de RAM do Redmi Note 12, onde o desempenho no uso multitarefa cai bastante.

Resultado: Empate

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As câmeras são o primeiro (e talvez único) ponto do comparativo onde há uma disparidade entre os celulares. O conjunto do Redmi Note 13 é liderado por uma lente principal de 108MP com abertura de f/1.7, que surpreende pelos bons resultados em diferentes condições de iluminação, entregando imagens com boas definições e níveis de detalhamento dentro do esperado para um celular intermediário. O sensor principal também grava vídeos em 1080p com estabilização digital. O resto do conjunto também é competente, com a câmera frontal de 16MP que entrega um resultado proporcional em relação a lente principal, a ultrawide de 8MP, apesar de mais limitada em condições desfavoráveis de luz, ainda pode ser utilizada pontualmente. Já a macro de 2MP não apresenta grande utilidade e nem qualidade. 

Apesar de ser inferior, o conjunto de câmeras do Redmi Note 12 não é ruim, tendo em sua lente principal de 48MP, abertura f/1.8, boas definições de cores e um alto nível de detalhamento para o segmento intermediário, apesar de ser bastante dependente do HDR. A ultrawide de 8MP ainda mantém uma boa faixa dinâmica, mas a queda de qualidade é bem forte. E a macro de 2MP fica na mesma do Redmi Note 13. A câmera frontal não difere tanto nos resultados, e a gravação de vídeos também dispõe das mesmas características e recursos, apesar da qualidade inferior. 

Resultado: Redmi Note 13

Bateria

Tal qual a tela, a bateria é uma característica positiva nos dois celulares, tendo mais um empate no comparativo Redmi Note 13 vs Redmi Note 12. Ambos possuem baterias de 5.000 mAh com suporte a carregamento rápido de 33W, garantindo autonomia para quase dois dias de usos rotineiros, e demorando um pouco mais de uma hora para carregar de 0-100%. 

Resultado: Empate

Preço

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando que o Redmi Note 13 foi lançado este ano, e o 12 no ano passado, é de se esperar que o modelo de 2023 seja mais barato. No entanto, a variação de preço não está tão grande, considerando a data de publicação deste texto. O Note 12 em sua versão 5G, costuma ser comercializado em um valor entre 1.400 e 1.500 reais, com o 13 sendo geralmente 300 ou 400 reais mais caro. É um preço relativamente alto até para o 12, considerando suas configurações, mas atualmente ainda conta com uma relação custo-benefício melhor que o 13. 

Resultado: Redmi Note 12

Redmi Note 13 vs Redmi Note 12: qual é o melhor atualmente? 

Na batalha dos intermediários custo-benefício da Xiaomi, qual é a melhor escolha depois do comparativo Redmi Note 13 vs Redmi Note 12? Levando em consideração que o foco dos dois aparelhos é ter uma boa usabilidade durante o dia a dia, em aplicativos e funções mais comuns, o Redmi Note 13 é um smartphone superior, por manter as boas características de seu antecessor e fazer evoluções pontuais em boa parte dos aspectos, tendo as câmeras como principal virtude. Entretanto, seu preço está mais próximo de um intermediário premium do que de um pleno, e por esse valor, existem opções mais interessantes no mercado como Moto G84 e o Galaxy A34. Logo, para quem busca o máximo de praticidade e economia, o Redmi Note 12 ainda se mostra uma opção melhor, até o 13 abaixar o seu preço. 

Compre agora o Moto G84 ou o Galaxy A34 na Amazon

Ficha técnica

EspecificaçãoRedmi Note 13Redmi Note 12
TelaAMOLED, 6.67’’, Full HD+, 120HzAMOLED, 6.67’’, Full HD+, 120Hz
ProcessadorDimensity 6080Snapdragon 4 Gen 1
Memória RAM6 ou 8 GB4 ou 8 GB
Armazenamento128 ou 256 GB128 ou 256 GB
Câmeras traseiras108 MP (Principal); 8 MP (Ultrawide); 2 MP (Macro)48 MP (Principal); 8 MP (Ultrawide); 2 MP (Macro)
Câmera frontal16 MP13 MP
Bateria5.000 mAh5.000 mAh
Dimensões161,1 x 74,9 x 7.6 mm – 174g165,9 x 76,2 x 8,0 mm – 188g 

No Promobit você também encontra as melhores promoções de smartwatches e smartbands da internet, e você pode gastar ainda menos aproveitando os cupons de desconto AliExpress