Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

Rechaud na cozinha: mude o jeito de preparar e servir refeições

Explicamos como funciona cada tipo de rechaud de cozinha, como acendê-los e as vantagens e desvantagens de ter cada um, para você melhorar o preparo da comida.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

23 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quem gosta de cozinhar ou aprecia uma boa comida feita em casa frequentemente procura aparelhos, acessórios e utensílios domésticos para melhorar o jeito como prepara os alimentos ou simplesmente gosta de descobrir novas formas de fazer isso. O rechaud, utilizado para preparar carnes e peixes na hora, fondue, ou simplesmente para aquecer alimentos, pode ser uma opção. Neste artigo, detalhamos o que ele é, como pode ser acendido e as vantagens e desvantagens de ter um em casa. 

O que é um rechaud?

A palavra rechaud, também grafada como “réchaud”, é francesa e significa fogão, fogareiro ou aquecedor. Esse aparelho pode ser de ferro, quando utilizado para preparar carnes e peixes na hora, ou de inox ou vidro, usado apenas para manter os alimentos já preparados quentes por mais tempo. O funcionamento de cada um é diferente e exige preparações diferentes, por isso vamos especificar mais sobre cada um a seguir. 

Rechaud de ferro: prepare carnes e peixes na hora de comer

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O rechaud de ferro é composto por uma chapa de ferro com alça de madeira (onde você vai colocar a carne ou o peixe para preparar), uma base para apoiar a chapa e um fogareiro (ele vem com um espaço para criar o fogo e uma espécie de espátula para aumentá-lo ou diminuí-lo). Algumas bases possuem a lateral móvel, para bloquear o vento do fogareiro e abafar melhor o calor. Também é possível usar chapas diferentes no mesmo rechaud; assim, você pode usar uma chapa lisa e uma toda estriada (para preparar grelhados) no mesmo aparelho. 

Como acender rechaud?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O rechaud de ferro pode ser acendido com álcool, álcool em gel, pastilhas de álcool sólido ou velas especiais. Algumas pessoas colocam álcool comum em uma quantidade razoável de algodão no fogareiro do aparelho e depois acendem um fósforo, para fazer o fogo, mas essa medida não é muito segura e pode causar acidentes. 

Vantagens de ter um rechaud de ferro em casa:

  • A carne vai sair sempre fresca e suculenta, pois é preparada na hora;
  • Você pode aproveitar o sulco e a gordura da carne para deixar alguns legumes e vegetais mais gostosos, como brócolis, cenoura, couve-flor etc;
  • Você usará menor quantidade de óleo, gordura ou azeite para a preparação dos alimentos;
  • A chapa do rechaud conserva o calor por mais tempo em comparação às panelas ou frigideiras comuns, porque é de ferro; 
  • A chapa de ferro fundido também não deixa o alimento grudar.

Desvantagens de ter um rechaud em casa: 

  • A chapa do rechaud precisa de um modo de preparação específico para ser usada, que seria: untá-la com óleo ou azeite utilizando um papel toalha; ligar o fogo do rechaud; esperar esse óleo secar; utilizar o rechaud. 

Rechaud de inox ou vidro: mantenha os alimentos quentes por muito mais tempo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o rechaud de inox ou de vidro, muito encontrado em restaurantes, hotéis e festas, é utilizado para manter aquecido um alimento que já está preparado e pronto para comer. Ele pode ter um fogareiro, como os rechauds de ferro, ou ser elétrico, cujo funcionamento é em banho-maria: há um recipiente próprio para a água, na parte de baixo do suporte onde ficariam as comidas; quando a água esquenta, o aparelho esquenta também e assim aquece a comida. 

Vantagens de ter um rechaud de inox ou vidro em casa:

  • Você não vai precisar voltar para o fogão ou micro-ondas toda vez que o alimento esfriar; 
  • É uma alternativa para quando você precisar receber muitas pessoas em casa. 

Desvantagens de ter um rechaud de inox ou vidro em casa:

  • Você vai precisar tirar o alimento pronto da panela e colocá-lo nas bandejas do rechaud; 
  • Só é vantajoso se você costuma convidar muitas pessoas para almoçar ou jantar com você; 
  • Em alguns modelos, além do uso do álcool, também é necessário utilizar água.

Rechaud de inox para fondue:

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Há também rechauds especiais para a preparação de fondue, seja de de queijo ou chocolate. Eles também possuem um fogareiro com espátula para controlar as chamas e são melhor acendidos com a utilização de álcool em pastilhas sólidas. 


Quem compra qualquer produto pelo Promobit paga mais barato. Utilize algum cupom Americanas ou cupom Shoptime para encontrar o menor preço, principalmente durante a Black Friday