Realme C55 é bom? Desempenho e design inovador são destaques
Aparelho da Realme possui até uma função semelhante ao Dinamic Island presente no iPhone 14.
Conteúdo da página
A Realme já compete com algum destaque no mercado brasileiro de smartphones, oferecendo opções entre o básico e o intermediário, mas, em sua maioria com bom custo-benefício. Uma das apostas mais recentes da marca é o Realme C55, aparelho com design bonito, mas não tão discreto e desempenho bastante fluido. Mas será que apenas essas características são o suficiente para afirmar que o realme C55 é bom? Confira nossa análise da ficha técnica do aparelho e saiba mais sobre o modelo que já está disponível oficialmente no Brasil.
Compre agora o Realme C55 na Amazon
Design

O Realme C55 é um aparelho grande e com visual bonito, embora não muito discreto, principalmente por sua traseira feita em plástico fosco e com efeito espelhado no módulo de câmeras e ao redor das lentes que são bem chamativas com dois grandes círculos destacados. As laterais são retas e também com acabamento fosco, enquanto a parte frontal possui notch centralizado em formato de furo. Outro ponto que está caindo em desuso, mas que não deveria, é a entrada para fones de ouvido, dando ao consumidor a possibilidade de optar por fones com fio ou bluetooth.
Tela
Antes de entrar em maiores detalhes sobre a tela, temos um recurso aqui semelhante ao ao Dinamic Island da Apple, e batizada pela Realme como Mini Capsula. Até o momento a função mostra o status de carregamento da bateria e consumo de dados móveis ao redor da câmera frontal, mas novas notificações podem ser adicionadas em futuras atualizações de software. O truque poderia funcionar melhor em um painel OLED com apagamento de pixels, mas por aqui temos uma tela IPS LCD com boa dimensões, 6,7 polegadas e resolução Full HD+. O painel conta ainda com taxa de atualização variável de até 90 Hz, mas permanecendo nos 40 Hz e situações de leitura de textos.
Desempenho
Equipado com chip Hélio G88 da Mediatek e opções com 4, 6 e até 8 GB de RAM, a versão mais vantajosa do Realme C55 é a com maior memória RAM, por possibilitar uma usabilidade capaz de rodar bem games mais populares ao configurar o jogo para capacidade gráfica média. Se o chip não sobra em games, ao menos no uso multitarefa o aparelho surpreende, e os 8 GB de RAM dão ainda mais fôlego ao modelo.
O aparelho conta ainda com opções de 64, 128 ou 256 GB de espaço interno, porém com 128 GB já é possível ter um bom armazenamento sem precisar gastar tanto. Outra ausência do realme C55 é o suporte as redes 5G.
Câmeras

Diferente do que o visual do conjunto de câmeras traseiro pode dar a entender, o Realme C55 não é um smartphone ideal para fotos e vídeos. A lente principal é sim muito boa para categoria com seus 64 MP e resulta em bons registros, bem equilibrados ao usar a tecnologia de quad pixel para entregar fotos de 16 MP com maior informação.
Já a lente secundária da traseira possui apenas 2 MP e funciona apenas como sensor de profundidade para medição de desfoque nos fundos das imagens ao usar o modo retrato. Utilidade nada fundamental em tempos de aparelhos com desfoque através de software em estágio bem avançado. Um bom teste sobre a relevância deste tipo de lente é fotografar com modo retrato e cobrir o sensor de profundidade com o dedo. Atualmente não há muita diferença no resultado do efeito bokeh.
Apesar dos 8 MP, temos boas selfies para a faixa de preço, com HDR competente. No quesito vídeos, o aparelho é mais modesto com capacidade de gravação limitada ao Full HD tanto na lente principal quando no sensor frontal, porém a câmera traseira é capaz de gravar a 60 quadros por segundo enquanto os vídeos com a câmera frontal ficam limitados ao 30 fps. Nos dois caso não há estabilização eletrônica de imagem.
Bateria
O Realme C55 fica no padrão do mercado em 2023 com sua bateria de 5.000 mAh. O suficiente para um dia inteiro de uso sem precisar conectar o aparelho na tomada. Destaca-se por aqui a presença do carregador de 33W incluso na caixa e com apenas 1 hora já entrega 100% de carga.
Realme C55 é bom?

O preço atual do Realme C55 fica em torno de R$1.100 para o modelo com 128 GB, mas aqui no Promobit o aparelho já esteve disponível por R$1.180 em sua versão de 256 GB. Na mesma categoria de intermediários mais acessíveis temos o Galaxy A24 da Samsung com uma tela Amoled de qualidade superior e conjunto de câmeras melhor. Na Motorola, o Moto G53 com tela OLED de 120 hz, mas com resolução apenas HD+.
Compre agora o Galaxy A24 ou o Moto G53 na Amazon
O Realme C55 é bom, principalmente para quem está em busca de um smartphone com preço acessível e desempenho para as tarefas do dia a dia sem preocupações. O aparelho ainda roda jogos com qualidade média para jogadores casuais. Entre os pontos fracos estão a ausência do suporte das redes 5G e conjunto de câmeras restrito. Mas, caso tais características não sejam um problema, o usuário ainda recebe um aparelho com visual interessante e que sai da mesmice.
Ficha técnica: Realme C55
Tela | LCD IPS – 6,7”, Full HD+, 90 Hz |
Processador | Helio G88 MediaTek |
RAM | 4, 6, 8 GB |
Armazenamento | 128, 256 GB |
Câmeras traseiras | 64MP (wide) 02 MP (sensor de profundidade) |
Câmera frontal | 08 MP |
Bateria | 5000 mAh |
Dimensões e peso | 165.6 x 75.9 x 7.89 mm | 185 g |
- Melhores celulares 2023: 15 smartphones para comprar agora
- Melhores celulares Samsung 2023: 15 opções para comprar agora
- Melhores celulares Xiaomi 2023: 15 opções para comprar agora
- Melhores celulares Motorola 2023: 15 opções para comprar
- Qual iphone vale a pena comprar em 2023?
- Celular Realme é bom? Saiba se vale a pena dar uma chance a fabricante
Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de notebook e pode economizar ainda mais em suas compras com algum cupom de desconto.