Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Realme C55 é bom? Desempenho e design inovador são destaques

Aparelho da Realme possui até uma função semelhante ao Dinamic Island presente no iPhone 14.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de ago de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A Realme já compete com algum destaque no mercado brasileiro de smartphones, oferecendo opções entre o básico e o intermediário, mas, em sua maioria com bom custo-benefício. Uma das apostas mais recentes da marca é o Realme C55, aparelho com design bonito, mas não tão discreto e desempenho bastante fluido. Mas será que apenas essas características são o suficiente para afirmar que o realme C55 é bom? Confira nossa análise da ficha técnica do aparelho e saiba mais sobre o modelo que já está disponível oficialmente no Brasil. 

Compre agora o Realme C55 na Amazon

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Realme C55 é um aparelho grande e com visual bonito, embora não muito discreto, principalmente por sua traseira feita em plástico fosco e com efeito espelhado no módulo de câmeras e ao redor das lentes que são bem chamativas com dois grandes círculos destacados. As laterais são retas e também com acabamento fosco, enquanto a parte frontal possui notch centralizado em formato de furo. Outro ponto que está caindo em desuso, mas que não deveria, é a entrada para fones de ouvido, dando ao consumidor a possibilidade de optar por fones com fio ou bluetooth. 

Tela

Antes de entrar em maiores detalhes sobre a tela, temos um recurso aqui semelhante ao ao Dinamic Island da Apple, e batizada pela Realme como Mini Capsula. Até o momento a função mostra o status de carregamento da bateria e consumo de dados móveis ao redor da câmera frontal, mas novas notificações podem ser adicionadas em futuras atualizações de software. O truque poderia funcionar melhor em um painel OLED com apagamento de pixels, mas por aqui temos uma tela IPS LCD com boa dimensões, 6,7 polegadas e resolução Full HD+. O painel conta ainda com taxa de atualização variável de até 90 Hz, mas permanecendo nos 40 Hz e situações de leitura de textos. 

Desempenho

Equipado com chip Hélio G88 da Mediatek e opções com 4, 6  e até 8 GB de RAM, a versão mais vantajosa do Realme C55 é a com maior memória RAM, por possibilitar uma usabilidade capaz de rodar bem games mais populares ao configurar o jogo para capacidade gráfica média. Se o chip não sobra em games, ao menos no uso multitarefa o aparelho surpreende, e os 8 GB de RAM dão ainda mais fôlego ao modelo.

O aparelho conta ainda com opções de 64, 128 ou 256 GB de espaço interno, porém com 128 GB já é possível ter um bom armazenamento sem precisar gastar tanto. Outra ausência do realme C55 é o suporte as redes 5G. 

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diferente do que o visual do conjunto de câmeras traseiro pode dar a entender, o Realme C55 não é um smartphone ideal para fotos e vídeos. A lente principal é sim muito boa para categoria com seus 64 MP e resulta em bons registros, bem equilibrados ao usar a tecnologia de quad pixel para entregar fotos de 16 MP com maior informação. 

Já a lente secundária da traseira possui apenas 2 MP e funciona apenas como sensor de profundidade para medição de desfoque nos fundos das imagens ao usar o modo retrato. Utilidade nada fundamental em tempos de aparelhos com desfoque através de software em estágio bem avançado. Um bom teste sobre a relevância deste tipo de lente é fotografar com modo retrato e cobrir o sensor de profundidade com o dedo. Atualmente não há muita diferença no resultado do efeito bokeh.

Apesar dos 8 MP, temos boas selfies para a faixa de preço, com HDR competente. No quesito vídeos, o aparelho é mais modesto com capacidade de gravação limitada ao Full HD tanto na lente principal quando no sensor frontal, porém a câmera traseira é capaz de gravar a 60 quadros por segundo enquanto os vídeos com a câmera frontal ficam limitados ao 30 fps. Nos dois caso não há estabilização eletrônica de imagem. 

Bateria

O Realme C55 fica no padrão do mercado em 2023 com sua bateria de 5.000 mAh. O suficiente para um dia inteiro de uso sem precisar conectar o aparelho na tomada. Destaca-se por aqui a presença do carregador de 33W incluso na caixa e com apenas 1 hora já entrega 100% de carga. 

Realme C55 é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O preço atual do Realme C55 fica em torno de R$1.100 para o modelo com 128 GB, mas aqui no Promobit o aparelho já esteve disponível por R$1.180 em sua versão de 256 GB. Na mesma categoria de intermediários mais acessíveis temos o Galaxy A24 da Samsung com uma tela Amoled de qualidade superior e conjunto de câmeras melhor. Na Motorola,  o Moto G53 com tela OLED de 120 hz, mas com resolução apenas HD+. 

Compre agora o Galaxy A24 ou o Moto G53 na Amazon

O Realme C55 é bom, principalmente para quem está em busca de um smartphone com preço acessível e desempenho para as tarefas do dia a dia sem preocupações. O aparelho ainda roda jogos com qualidade média para jogadores casuais. Entre os pontos fracos estão a ausência do suporte das redes 5G e conjunto de câmeras restrito. Mas, caso tais características não sejam um problema, o usuário ainda recebe um aparelho com visual interessante e que sai da mesmice. 

Ficha técnica: Realme C55

TelaLCD IPS – 6,7”, Full HD+, 90 Hz
ProcessadorHelio G88 MediaTek
RAM4, 6, 8 GB
Armazenamento128, 256 GB
Câmeras traseiras64MP (wide)
02 MP (sensor de profundidade)
Câmera frontal08 MP
Bateria5000 mAh
Dimensões e peso165.6 x 75.9 x 7.89 mm | 185 g

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de notebook e pode economizar ainda mais em suas compras com algum cupom de desconto.