Promobit
Promobit Explica

Ready For Experience da Motorola: Vale realmente a pena?

Conheça mais sobre a função da Motorola para usar o próprio celular como um computador potente.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

6 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Já imaginou poder editar documentos diretamente do celular, mas similar a uma interface de computador? Ou poder jogar os games mobile em uma tela maior que a do celular? Foram essas as possibilidades que a Motorola fez ao anunciar, em 2020, a nova funcionalidade e sistema Ready For Experience, também conhecido como Ready For, que permite utilizar uma tela externa ao smartphone, transformando o aparelho em um computador potente.

Sem a necessidade de um software extra, a funcionalidade, que está disponível no Motorola Edge Plus e Motorola G100, chegou junto com a atualização do Android 11, lançada em março deste ano.

O Ready For traz recursos que prometem uma ótima experiência. Sua utilização exige uma tela com entrada HDMI ou cabo USB-C habilitado para vídeo, sendo 3.1 ou superior, ou um adaptador USB-C para HDMI.

Similar ao Dex da Samsung, lançado em 2017, a Motorola investiu também em uma dock que ajuda no resfriamento do celular, enquanto ele está sendo utilizado na vertical ou horizontal.

Modos e recursos do Ready For Experience

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conectado a uma tela externa e selecionando omodo desktop, o usuário será levado a uma interface similar a de um computador, podendo utilizar o próprio celular como mouse, teclado ou tela secundária.

Dependendo do aparelho, é possível rodar vídeos em 4K, mas, de modo geral, editar, visualizar documentos, mexer em planilhas e outras funcionalidades são facilmente realizadas. Como os aplicativos são criados para celular, alguns não são otimizados e há certas limitações, como o excel não ter a tabela dinâmica disponível.

Modo Gamer

Para aqueles apaixonados por jogos, a Motorola trouxe o modo gaming que aproveita a velocidade do 5G com os processadores do Edge Plus ou do G100 para rodar os jogos mobiles em uma tela maior com qualidade. É só conectar o cabo a uma televisão ou tela externa e ligar o controle via bluetooth para horas de diversão e entretenimento.

Um ponto a se considerar é que o 5G ainda não chegou totalmente ao país, com sua instalação total planejada para até julho de 2022, segundo o ministro das comunicações, Fábio Farias. Logo, o Ready For ainda não poderá ser aproveitado com todo o seu potencial

Modo Televisão

Criar um espaço para cinema com filmes e séries em qualquer lugar é uma das maiores comodidades do Ready For no modo televisão. Tendo acesso a todos os aplicativos que estejam instalados no celular.

Produção de vídeo e videochamada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Unindo o uso da dock com a tecnologia dos celulares da Motorola e o sistema, é possível transformar o smartphone em uma webcam para aproveitar a câmera ou gravar vídeos com a maior qualidade. O Ready For conta com um software inteligente que acompanha o movimento de até 3 pessoas, realizando o enquadramento e foco automaticamente.

A Motorola inova nesse mercado desde 2011 com a criação do Atrix 4G, que se conectava a uma dock ligado a um notebook ou ao suporte multimídia similar ao atual do Ready For. Inclusive, mais uma vez a empresa vende separadamente os equipamentos necessários para ter acesso à plataforma, diferente do Dex que já funciona para o Galaxy S21 com a One UI 3.1 sem cabo.

Afinal, o Ready For vale a pena?

Apesar de todas as vantagens, o Ready For, pelo alto preço dos smartphones, que custam em média 3 mil a 4 mil reais, não é tão acessível e se destina a quem busca uma opção para computador, celular e ainda quer jogar em uma tela secundária, enquanto espera poder usar todo o potencial dos aparelhos com o 5G. Caso opte por comprar um dos aparelhos da Motorola com Ready For, a função agrega muito a experiência de uso do smartphone.


Aqui no Promobit além de celulares você também encontra as melhores promoções de celulares Samsung. Sua economia pode ficar ainda maior com cupom Americanas.