Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é Samsung Dex? Função que converte o smartphone em desktop

A função Dex adapta a interface dos smartphone Samsung a usabilidade de um Desktop.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O Samsung DeX surgiu como uma função que exigia um acessório fabricado pela Samsung para conectar inicialmente o Galaxy S8 a um computador e convertê-lo em desktop. Atualmente a função ainda está presente nos smartphones da linha S e Note, exigindo menos estrutura para funcionar. Saiba mais neste texto o que é Samsung Dex, as vantagens da funções e os aparelhos compatíveis. 

Usabilidade de desktop em seu smartphone

Ao conectar o aparelho da Samsung a um computador ou monitor, mais do que apenas espelhar a tela do smartphone em um display maior, ele adapta toda a interface do aparelho às usabilidades de um notebook. Ou seja, aplicativos e áreas migram para a orientação paisagem de forma fluida, sem perder funções e podem ser utilizados com teclados e mouses.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung Dex e Samsung Flow estão nos novos notebooks da fabricante

Com a configuração atual dos aparelhos topo de linha da Samsung com capacidade de memória RAM, processamento e espaço interno igual ou até superior ao de muitos notebooks, o Dex é uma ótima opção para que está em busca de um desktop mais simples e enxuto ou para viajar sem precisar levar o notebook para todos os lugares. 

A maioria dos programas e aplicativos mais populares são compatíveis com o Samsung Dex, como o pacote Office, aplicativos Adobe como Acrobat Reader e Adobe Photoshop, Google Drive, entre outros. Inclusive a nova linha de notebooks da Samsung, a Samsung Book possui a função Dex nos oito modelos disponíveis. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy Note 10 possui a função Dex.

Com a chegada do Galaxy S20 o Samsung Dex também recebeu atualizações que melhoraram suas funcionalidades e deixam a interface mais próxima da experiência de uso do Windows. Agora o usuário pode fixar janelas na lateral da área de trabalho usando o mouse, já que antes a tarefa só era possível através de atalho no teclado. Outra melhoria é o suporte a multi-toques no touchpad do teclado conectado ao Dex. 

O que é preciso para usar o Dex?

Os modelos mais antigos da Samsung exigiam estruturas maiores para o Dex funcionar. A Dex Station é um aparelho que adaptava a interface dos antigos Galaxy S8 e S8+. Já o Dex Pad que ampliou o leque de aparelhos para além do Galaxy S8 e S8+ para também o Galaxy Note 8+, Galaxy S9, S9+. 

Samsung DeX Note 9
Dex Station da Samsung

Até bem pouco tempo o modo DEX exigia o uso de cabos para conectar o smartphone ou notebook ou monitor em todos os aparelhos compatíveis com a função, mas em atualização recente a Samsung passou a disponibilizar o Wireless DEX ou modo DEX sem fio para seus aparelhos topo de linha, inclusive modelos mais antigos como GalaXy S9 e S9+.Desta forma é possível também o uso de teclados e mouses sem fio. Os aparelhos disponível com DEX Wireless são: 

  • Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Fold e Galaxy Fold 2
  • Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra
  • Galaxy S10, S10+, S10e
  • Galaxy Note 10, Note 10+

Existe também a capa teclado que aciona automaticamente o modo DEX aos tablets da Samsung. A capa teclado torna o desktop mais compacto, porém são comercializados modelos para tablet específicos. O Tab S6 possui a sua capa teclado, assim como o Tab S5e conta com sua e os modelos não são retro compatíveis.


As melhores promoções de smartphones estão no Promobit. A economia na compra do seu novo celular pode ser ainda maior aproveitando o cupom Americanas