Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Notícias

Raio X Cafeteira Italiana: tudo que precisa saber antes de comprar a Moka

Descubra o segredo do café mais intenso extraído desse modelo de cafeteira

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

15 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Um modelo de cafeteira que tem ganhado notoriedade nos lares brasileiros, principalmente daqueles que estão começando nesse mundo do café gourmet, é a Moka, também conhecida com Cafeteira Italiana. Parte do sucesso se deve ao modelo ser capaz de produzir um café mais intenso, que lembra um expresso, sem a necessidade de adquirir uma máquina.

Se você está pensando em comprar uma Moka ou um máquina expresso, vale dar uma olhada na nossa página com promoções de cafeteira! 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como a cafeteria italiana funciona?

O segredo da intensidade do café retirado na Moka se deve à pressão utilizada para extração da bebida, que é o mesmo princípio utilizado nas máquinas de expresso. No entanto, ela não consegue aplicar a mesma força e o resultado lembra, mas não é idêntico, ao expresso.

A estrutura da Moka pode ser dividida em três partes: um bojo inferior onde a água é colocada, um recipiente com furos minúsculos onde é adicionado o pó e recipiente onde o café sairá. Quando o utensílio é colocado no fogo, o calor preenche o bojo com vapor, o que aumenta a pressão e empurra a água para cima, passando pelo pó de café e extraindo a bebida.

cafeteira-moka-bialetti

Como faz café na cafeteira italiana?

Apesar de ser bastante intuitivo, existem alguns segredos que vão garantir que você extraia o melhor café possível com a Moka. Comece preenchendo o bojo com água até a válvula de segurança. Encaixe a parte do meio e coloque pó até preencher todo o recipiente. Rosqueie bem a parte de cima do equipamento.

Importante: antes de levar a cafeteira ao fogo, despeje um pouquinho de água dentro do recipiente. Essa etapa é importante pois impede que o metal aqueça demais e queime o café quando iniciar o processo de extração.

Outro segredo de fazer café na cafeteira italiana é sempre usar fogo baixo com tampa aberta. Fique atento quando os líquido começar a subir e feche a tampa e desligue o fogo após os cinco primeiros segundos. O calor gerado será suficiente para terminar o processo de extração sem aquecer demais a água a ponto de “queimar” a bebida.

Invista em uma marca de qualidade

Outro segredo para fazer um bom café na Moka é investir em uma marca de qualidade, como a Bialetti. Existem muitos modelos que podem ser encontrados em lojas de departamento por R$ 30 reais em média. Não vou mentir, elas quebram um galho interessante, no entanto, o resultado sempre será aquém ao obtido com uma marca de qualidade. Nesses modelos mais baratos, é comum o café queimar ou passarem alguns grânulos de pó quando fizer a bebida.


Além de informações, no Promobit você encontra as melhores promoções e cupons de desconto da internet! Aproveite os cupons Americanas e cupons Casas Bahia para economizar nas suas compras!