Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual plug escolher? Veja como funcionam os padrões de tomada no Aliexpress

EUA, Eu Plug, UK Plug, Au Plug: veja qual plug escolher dentre os padrões de tomada disponíveis no Aliexpress

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

12 de out de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Achou um produto interessante no Aliexpress mas bateu aquela dúvida de qual plug escolher na hora de finalizar o pedido? Essa é uma dúvida comum, afinal, existem tipos diferentes de encaixes e não há especificações de qual servirá aqui no Brasil, já que os produtos que vêm de outros países não possuem um único padrão de fabricação. Por isso, para não cometer erros na hora de comprar seu produto eletrônico importado, saiba qual o padrão de tomada escolher para evitar dor de cabeça buscando adaptadores e outras alternativas.

E para comprar os itens que já está de olho com preço ainda mais reduzido, fique atento na Black Friday que está se aproximando. O Promobit ajuda você a aproveitar o evento reunindo as melhores ofertas de lojas confiáveis para você zerar a sua lista de desejos.

Compre agora a Xiaomi Mi Box S (2nd Gen) na Amazon

Quais são os plugues de tomada disponíveis no Aliexpress? 

anuncio-box-tv-aliexpress

Como pode ser visto na imagem, há quatro tipos de conector elétrico de tomada disponíveis quando o envio vem da China: EUA, Eu Plug, UK Plug e Au Plug. O primeiro é o padrão norte americano, que atende países como Estados Unidos e Canadá; o segundo é o padrão europeu, que atende países da Europa; o terceiro atende os países do Reino Unido e o último é um padrão dito universal, que abrange alguns países europeus e asiáticos, mas não o Brasil.

Qual o tipo de tomada usado no Brasil?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui no Brasil havia uma enorme variedade de tipos de tomadas nos eletrodomésticos e eletrônicos. Isso gerava um transtorno na hora de colocar o equipamento para funcionar, pois nem sempre ele era compatível com a instalação elétrica. O uso de adaptadores e multiplicadores de tomadas (conhecidos também como “T” e “benjamim”) era bastante comum para resolver o problema. Acontece que estes acessórios aumentam o risco de choque elétrico e sobrecarga do sistema elétrico.

Para padronizar a fabricação de produtos que precisam estar conectados à eletricidade, desde os anos 2000 a norma NBR 14136 passou a ser obrigatória no Brasil. Essa norma diz respeito ao padrão de tomada de três pinos utilizado até hoje. O único país a utilizar o mesmo padrão brasileiro é a África do Sul.

Compre agora o Kit Smart Plug Wi-Fi Positivo Casa Inteligente na Amazon

Qual plug escolher para envio até o Brasil?

padroes-de-tomada-do-aliexpress
Fique atento na hora de escolher o plug do produto

Você deve estar se perguntando então qual plug escolher para que os produtos importados funcionem corretamente? O padrão europeu é o que você não terá grandes problemas com as tomadas no Brasil e nem precisará se preocupar com adaptadores, pois ele é o que mais se assemelha ao padrão brasileiro.

Por isso, quando você comprar qualquer produto no Aliexpress para importação que peça para você especificar o plug, selecione Eu Plug. Do contrário, você precisará de adaptadores para conseguir conectá-los à tomada.

Compre agora a Xiaomi Mi Box S (2nd Gen) na Amazon 


Não deixe de conferir as promoções de eletrônicos, áudio e vídeo aqui no Promobit. Você pode economizar ainda mais com o cupom Aliexpress e cupom Amazon.