Promobit
Melhores

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?

Quer começar a costurar suas peças, mas não sabe por onde começar? Veja a melhor máquina de costura para iniciantes!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

30 de abr de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Existem coisas que uma linha e agulha não são capazes de fazer sozinha, ou se fazem demoram muito tempo (mesmo) para que fique pronto. Para isso, as máquinas de costura se tornam as fadas madrinhas de quem precisa de uma peça de última hora, reparos nas roupas ou o que mais você estiver inspirado a fazer. Pensando em quem deseja se aventurar no mundo dos pontos e ajustes, trouxemos a melhor máquina de costura para iniciantes. 

Além de dicas para encontrar o seu instrumento de trabalho e aprendizado perfeito, aqui também temos cupons Amazon para você comprar sua máquina com desconto e várias promoções de peças de roupas para ajudar você a compor o seu look sem gastar muito.

Confira os modelos

Tipos de máquinas de costura

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Para começar, existem alguns tipos de máquinas de costura no mercado para você escolher. Dentre elas temos as máquinas de costura mecânica e eletrônicas, mesmo as duas utilizando energia elétrica para o seu funcionamento, a forma como é feito o uso muda um pouco.

Nas máquinas eletrônicas você vai encontrar mais facilidade de encontrar os comandos, funções etc. Isso porque, o aparelho possui um painel em que é possível selecionar o tipo de ponto que você deseja, por exemplo. Além disso, esse tipo de máquina normalmente possui uma maior variedade de pontos que as mecânicas. 

Contudo, as máquinas de costura mecânicas tem uma potência de motor maior que suporta trabalhos em tecidos mais pesados como jeans. Apesar desse tipo de máquina ser mais difícil de utilizar e não ter tanta variedade, é uma ótima opção para acabamentos de roupas, por exemplo. 

Como escolher uma máquina de costura

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Certamente, as máquinas de costura eletrônicas oferecem uma maior facilidade para iniciantes. Mas para escolher a sua é preciso levar em consideração para qual finalidade você deseja utilizar o objeto. Além de outros critérios como:

  • Qual o seu nível de costura;
  • Os tipos de tecido que a máquina suporta;
  • Se a quantidade de funções (pontos, velocidade, casa de botão) da máquina atende às suas necessidades;
  • Qual será a frequência de uso;
  • Se o aparelho tiver um local fixo ou precisará ser transportado.

Melhor máquina de costura para iniciantes

Para ajudar na sua escolha, separamos alguns modelos de máquina de costura para iniciantes. Assim você poderá ter um norte no momento da sua escolha.

1º Singer Start 1306 – Melhor máquina de costura para iniciantes 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para iniciar nossa lista, recomendamos a melhor máquina de costura para iniciantes, o modelo Singer Start 1306. Assim como está no nome, essa máquina de costura é básica e ideal para quem está aprendendo a costurar. 

Esse modelo elétrico conta com 5 tipos de pontos diferentes para você usar, desde o básico ao decorativo e uma opção para costurar o botão. Além disso, conta com uma velocidade de trabalho de até 750 pontos por minuto. Para facilitar ainda mais o processo, essa máquina tem agulha dupla que ajuda na costura paralela e aplicações e para reforçar os pontos é só utilizar o recurso de retrocesso de pontos.

Por fim, esse modelo conta com apoio e nivelamento dando maior estabilidade no momento do uso e não suporta tecidos pesados, sendo recomendadas para uso com tecidos leve, médio e elásticos.

Compre agora Singer Start 1306 na Amazon

2º Singer M1605 – Modelo silencioso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro modelo da Singer que pode ser muito utilizado por quem deseja iniciar na costura é a M1605. 

Esse modelo compacto conta com 6 pontos, trazendo 57 possibilidades de aplicações, e uma casa de botão. O braço dessa máquina é livre, ótimo para quem deseja fazer costuras em mangas ou barras, e a velocidade não deixa a desejar, contando com 750 pontos por minuto com controlador de velocidade.

A estrutura interna é feita em metal, trazendo maior durabilidade ao aparelho, e aumentando a estabilidade no momento da costura. O modelo conta também com apoio para nivelamento e alça para transporte. 

Já a avaliação dos usuários que adquiriram o produto relatam ser um modelo silencioso, o que ajuda na concentração no momento do aprendizado.  

Compre agora a Singer M1605 na Amazon

3º Lenoxx Multi Point – Melhor custo-benefício

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em terceiro lugar trouxemos a Lenoxx Multi Point que é uma ótima opção elétrica de ótimo custo-benefício para iniciantes. Esse modelo conta com 12 pontos diferentes muito utilizados para pequenos ajustes e acabamentos e assim como a anterior não suporta tecidos pesados.

Mas apesar dessa pequena limitação é uma máquina de costura leve e portátil, funciona até mesmo com pilhas se for necessário. Então após aprender a utilizar uma máquina de costura e precisar de um modelo mais completo, está ainda será útil quando quiser fazer um trabalho mais simples em outro local pesando apenas 1,97kg.

Compre agora a Lenoxx Multi Point no Mercado Livre 

4 º Elgin Genius Plus JX 4035 – Melhor modelo portátil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Falando em modelo portátil, trouxemos também para nossa lista de melhor máquina de costura para iniciantes a Elgin Genius Plus JX 4035. Esse aparelho possui 31 pontos aumentando o leque de possibilidades após aprender o básico de costura, ideal para além dos reparos. Nela você vai encontrar opções como prega de zíper, pontinhos para lingerie e pontos decorativos além dos básicos todos para tecidos leves e médios. 

Por ser um modelo portátil sua velocidade chega somente a 700 pontos por minuto e é um pouco mais pesada que o modelo anterior com 6,5Kg. Mas costuma agradar a quem deseja mais opções.

Compre agora a Elgin Genius Plus JX 4035 na Amazon

5 ºSinger M3405 – Versátil e básica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este modelo apresentar apenas 23 pontos entre básicos, decorativos e flexíveis e 1 casa de botão. Os pontos que essa máquina oferece junto às opções de costura dupla, retrocesso, ajuste do comprimento e largura de ponto somado a sua estrutura permite às costura mais difíceis maior precisão com sua estrutura de metal para trazer estabilidade.

Além disso, velocidade chega a 750 pontos por minuto e o modelo promete costurar até mesmo várias camadas de jeans. Trazendo a possibilidade de realizar diversos trabalhos em vários tipos de tecidos.

Compre agora a Singer M3405 na Amazon

6º Singer Facilita Pro 4423 – Com mais velocidade dentre as básicas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Trouxemos também o modelo com mais potência, a Singer Facilita Pro 4423. Sua velocidade pode chegar a 1100 pontos por minuto  e sua estrutura de metal mantém o aparelho estável durante o uso.

O modelo conta com 22 pontos e 1 para casa de botão, sendo para acabamentos de costuras básicos, mas que ajuda na qualidade. Apesar de parecer mais robusta, a recomendação é que não sejam utilizados tecidos pesados, apenas leves e médios. 

Compre agora a Singer Facilita Pro 4423 na Amazon

7º Singer Overloque S0105 – Overloque para iniciantes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para quem deseja uma máquina de costura overloque para iniciantes. O modelo para quem deseja entregar trabalhos mais profissionais conta com 6 tipos de pontos overloque e a opção de fazer a costura com 1 ou 2 agulhas. 

Além disso, traz a LED inferior que proporciona maior facilidade para passar a linha, passagem de linha identificada por cores, braço livre e sistema de segurança que impede o funcionamento se a tampa estiver aberta. 

A estrutura interna em metal garante maior estabilidade e velocidade de ponto de 1300 por minuto para entregar mais rapidez em seus trabalhos. 

Compre agora a Singer S0105 na Amazon


Agora que você já sabe qual a melhor máquina de costura para iniciantes não deixe de aproveitar o cupom Amazon para comprar a sua com desconto!