Promobit
Promobit Explica

Poliéster é bom? Vantagens e desvantagens do polêmico tecido

Super popular, a escolha do poliéster acontecerá conforme a necessidade de cada consumidor

Avatar do membro Moema Rosa

Moema Rosa

5 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Cor  linda, estampa perfeita, modelo ideal, preço bom. Você decide pela compra e leva a peça de roupa para casa ou aguarda ansiosamente pelo unboxing. Depois de passar um dia quente usando aquele vestido aparentemente super leve e fresquinho, vem a sensação de “esse tecido esquenta demais”. Provavelmente porque o tecido não era o mais indicado para o verão. Portanto, fica a dica: na hora de escolher a próxima peça de roupa é importante verificar a etiqueta e conhecer o material utilizado na confecção do item escolhido para não se decepcionar.

Um tecido bastante conhecido, comercializado e polêmico é o poliéster, a fibra mais produzida atualmente pela indústria têxtil. Exatamente por isso, falaremos sobre suas características, vantagens e desvantagens, assim é possível te dar aquela mãozinha na hora da escolha do próximo look, para que seja mais assertiva e funcional possível.

Compre agora Short de corrida masculino Nike na Amazon

O que é o poliéster?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O poliéster é uma fibra sintética produzida a partir do petróleo, com pouca elasticidade, mais firme, grossa e resistente à luz do sol, dificultando a troca do calor do corpo, por exemplo. Foi criada na década de 1940 pelos químicos James Tennant Dickson e John Rex Whinfield e trata-se portanto de fios de petróleo que compõem um um tecido sintético, artificial. Explicamos detalhadamente sobre o que é e seus impactos neste post do blog.

Tecidos em poliéster podem variar como PET, Dry Fit, tecido PP (100% poliéster), malha PV e malha PA, por exemplo, o que ocasiona a oscilação nos valores de um para o outro. Além de ser comumente utilizado em roupas do mercado fitness, por exemplo, ele recebe muito bem técnicas de aplicação como silk e sublimação.

Vantagens e Desvantagens do poliéster

Muito popular e consolidado no mercado, o poliéster é sim vilão e mocinho. Por isso, vamos às suas vantagens e desvantagens enquanto tecido sintético:

Vantagens

– Resistente;

– Suas fibras resistentes conferem alta durabilidade ao tecido;

– Geralmente tem custo mais baixo;

– Dependendo da porcentagem de poliéster na composição de um tecido ele praticamente não encolhe na lavagem;

– Seca rápido, já que a fibra não retém água;

– Não amarrota com facilidade;

– Retém a cor, porque praticamente não desbota;

– Prático e não exige muita manutenção;

– Ideal para regiões frias ou para roupas de inverno, porque não deixa a pele respirar.

Desvantagens

– Sensível ao calor, por isso é preciso ter cuidado ao lavar e passar;

– Retém calor, logo não deixa a pele respirar, esquenta mais, causando suor e mau cheiro;

– O brilho das fibras sintéticas (plástico) deixa as peças menos elegantes;

– O toque não é tão suave;

– Pode dar bolinhas;

– Impacta o meio ambiente de forma negativa, já que é produzido a partir do petróleo, fonte não renovável e de extração poluente.

Poliéster é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sim, o poliéster é bom. Só depende para quem ou em que situação. Ou seja, todo tecido será bom na medida em que conseguir satisfazer as necessidades de uma pessoa. Por exemplo, o poliéster é ideal para pessoas que buscam praticidade, durabilidade, peças que não amarrotem, ou para quem não curte passar roupas. Também é ótimo para quem mora em lugares mais frescos ou frios, pois aquece o corpo, e para quem viaja muito e precisa conviver com roupas dentro de malas na maior parte do tempo. É inclusive uma boa opção quando o assunto é roupa esportiva e terceira peça.


Porém, não é uma boa escolha para quem transpira muito, pessoas que moram em lugares quentes, para usar no verão, pois absorve pouco a umidade e pode causar mau cheiro. Também não é legal para quem procura por fluidez, delicadeza, sofisticação e elegância. E é igualmente desinteressante para quem se preocupa com o meio-ambiente, já que não é produzido de forma sustentável. Logo, ele pode ser ruim em determinada situação e ótimo em outra, ou para outra pessoa.


Agora que você já sabe o que é poliéster e em que casos é bom utilizá-lo, dê uma olhada nas nossaspromoções de moda feminina ou moda masculina para encontrar roupas com o tecido ideal para você. Aproveite também algum dos cupons de desconto disponíveis para garantir o menor preço!