Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Qual a melhor câmera de celular? Teste cego surpreende no resultado.

O teste realizado pelo youtuber Marques Brownlee revelou resultados surpreendentes e que preço nem sempre importa.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A melhor câmera de celular é aquela que possui mais megapixels? O iPhone é a melhor câmera mesmo com apenas 12 MP? Aqui no Promobit nós já selecionamos os celulares com as melhores câmeras, mas é comum existirem algumas dúvidas quanto a análise das melhores câmeras de smartphones. Prova disso é que sem saber qual o aparelho que fez a foto, é possível que uma foto feita em um smartphone mais simples seja considerada melhor que uma mesma fotografia feita com um smartphone topo de linha.

Um exemplo está no teste cego de câmeras feito por Marques Brownlee, um dos principais Youtubers de tecnologia do mundo. No teste foram usados 16 smartphones, muitos deles não disponíveis no Brasil,  para fazer as mesmas fotos com as mesmas condições de luz. 

Em um chaveamento no melhor estilo oitava de final da Copa do Mundo, duelos entre dois smartphones que não tinham seus nomes revelados foram colocados nos Stories do Marques Brownlee no Instagram e apenas a foto mais votada passava à próxima fase. A cada fase um tipo de foto diferente foi feita e uma nova votação realizada. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nas oitavas uma foto de paisagem, nas quartas um retrato do próprio youtuber em um ambiente interno e de costas para uma janela sem cortina fazendo com que o local recebesse luz externa, na semifinal foram feitas fotos de um mesmo prato sob uma mesa e a disputa final aconteceu com um retrato com três pessoas em uma área externa.

Entre os duelos destaque para as surpreendentes vitórias do Rog Phone 5, aparelho muito potente, mas com lente principal de 64 MP contra os 108 MP do Galaxy S21 Ultra. Além do Pixel 5a que recebeu mais votos para a mesma foto feita com o iPhone 13 Pro. Inclusive (alerta de spoiler), o celular do Google com sua câmera principal de 12.2 MP foi o grande vencedor da disputa ao superar o OnePlus 9 Pro na final. 

Entre as conclusões que Marques Brownlee chegou com o teste estão a de que a tendência das pessoas é maior em optar por fotos com mais brilho e não necessariamente a com melhor foco. Além de achar que a maioria das pessoas procura uma câmera que ofereça, em um único toque na tela, a foto mais “finalizada” em termos de pós processamento, razão pela qual o Pixel 5a, famoso pela capacidade de pós processamento da câmera, do Google tenha levado vantagem na disputa mesmo sendo um aparelho mais barato.

E você concorda com os resultados? Sentiu falta de um smartphone na disputa? Deixe sua opinião nos comentários.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar ainda mais em suas compras com o cupom Casas Bahia ou cupom Submarino.