Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre ventilador e circulador de ar?

Apesar de visualmente bem parecidos, os eletrodoméstico possuem características e pontos positivos diferentes.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

2 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

No Brasil, mesmo quem vive em regiões mais frias precisa aprender a conviver com o calor. Por serem alternativas econômicas frente ao ar-condicionado tanto em relação à compra quanto à energia elétrica gasta, ventilador e circulador são bastante populares nos lares brasileiros.

Apesar de serem visualmente muito parecidos, existem alguma diferenças importantes e que fazem com que cada um seja mais interessante para momentos e situações específicas. No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre essas diferenças e qual o mais indicado para você: ventilador ou circulador?

Ventilador

O eletrodoméstico ganha em popularidade, o que se dá, além do preço mais baixo pela variedade de modelos. O aparelho também conta com a vantagem de provocar alívio imediato quando ligado, o que dá gerar a impressão de que ele resfria o ambiente, no entanto, ele faz apenas o ar circular no ambiente.

ventilador

Como o ventilador funciona?

O aparelho funciona através do movimento de suas pás metálicas, impulsionadas por um motor elétrico. Devido a angulação, ao girar, as pás metálicas puxam o ar ao redor e o impulsionam para frente, criando um “túnel” de vento na direção em que está apontado.

Vantagens do ventilador

Como o eletrodoméstico cria um “túnel” de vento direcionado, ele causa sensação térmica melhor em quem está posicionado na direção dele, por isso a sensação que falamos no início do texto. Por existir alguns modelos com maior potência e pás mais longas, ele também pode gerar mais vento e potencializar a sensação.

Desvantagens do ventilador

Como o ar é impulsionado em apenas uma direção, todo o restante do ambiente continua quente. Por isso, o aparelho não é tão eficiente para locais com muitas pessoas ou em que as pessoas circulem com frequência. Outro ponto negativo é que dependendo do nível do calor, ele é incapaz de resfriar o ambiente, jogando um jato de ar quente em quem está no local.

Para quais situações o ventilador é indicado?

O eletrodoméstico funciona melhor em ambiente pequenos e para refrescar no máximo três pessoas bem próximas, já que possui uma opção de movimentação do seu corpo lateralmente, aumentando o alcance do jato.

Circulador

Apesar de visualmente ser bastante parecido com o ventilador, o circulador de ar garante eficiência ao refrescar ambientes maiores e é indicado para aqueles que possuem alergias e problemas respiratórios.

circulador-de-ar

Como o circulador funciona?

Assim como o ventilador, o aparelho funciona com base em um motor elétrico e lâminas de aço anguladas. No entanto, o circulador possui um sistema aerodinâmico que ao invés de jogar o ar para frente ele o puxa para o centro e o distribui de forma uniforme por todo o ambiente.

Durante o processo, o eletrodoméstico retira o ar quente do ambiente e devolve o ar mais fresco, por isso é importante posicioná-lo próximo de saídas de ar.

Vantagens do circulador

Por distribuir o ar em todas as direções, o aparelho possui poder de resfriar o ambiente de forma uniforme e não apenas provocar conforto térmico à região em que está direcionado, o que é fundamental para ambientes com um número maior de pessoas ou em que elas estejam em circulação. A dispersão do ar também favorece quem sofre com alergias e problemas respiratórios, já que não receberão todas as partículas diretamente.

Outro ponto positivo de comprar o equipamento é que ele é mais silencioso, o que é fundamental para quem não consegue dormir com barulho.

Desvantagem do circulador

Possui um potencial de redução da sensação térmica menor quando utilizado por uma única pessoa, já que o ar mais fresco será direcionado em todas as direções. Além disso, os modelos são menos potentes quando comparados com ventiladores, principalmente os de teto, parede, ou pedestal.

Para quais situações o circulador é indicado?

O aparelho é indicado para refrescar ambientes maiores, com mais pessoas ou que elas precisem circular com frequência. Por ser silencioso, ele é bastante usado nos quartos, para manter o conforto térmico enquanto se dorme.

Qual o melhor: ventilador ou circulador?

No melhor dos casos, o ideal seria contar com ambos, já que cada um é mais indicado para diferentes situações do dia a dia durante o verão brasileiro. Caso tenha que escolher entre um dos dois, será preciso avaliar sua principal necessidade, que pode ser um aparelho com mais potência, menos baralho, refrescar um espaço com mais pessoas ou garantir um jato refrescante para quando chegar em casa.

Caso seja alérgico, o recomendado é o circulador, pois receber as partículas contidas no ar diretamente pode ser prejudicial para a saúde.


Agora que você já sabe qual vale mais levar para casa, aproveite nossas promoções de ventilador e cupons Americanas, cupons Magazine Luiza e cupons Casas Bania para economizar ainda mais nas suas compras.