Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre MDF e MDP?

Presentes em grande parte dos móveis comercializados hoje em dia, entenda o que são as placas de MDP e MDF e quais as diferenças entre elas.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

3 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se você está no processo de compra de móveis ou está pensando em mergulhar no mundo do DIY para construir os seus próprios móveis, provavelmente já se deparou com as siglas MDF e MDP para designar o tipo de madeira com que as chapas são feitas.

A primeira coisa que já vamos adiantar é esses tipos de madeira são criados a partir de um processo industrial, utilizado sobras de madeira e produtos químicos. Esse processo de fabricação é responsável por definir as principais diferenças entre MDF e MDP.

Como o MDP e o MDF são fabricados?

Antes de apontarmos as diferenças entre MDP e MDF, vamos focar na maior similaridade entre os dois: o processo de fabricação. Para começar, ambos são criados utilizando partículas de madeira maciça de reflorestamento, que pode ser Cedro Eucalipto, Pinus ou Teca.

Para produzir as placas, as partículas são unidas com uma combinação de cola e resina. Esse amalgama é prensado até que se tornar uma chapa. Apesar de compartilharem um processo parecido, é aqui que se formam as principais diferenças entre MDF e MDP.

No MPF as partículas possuem o mesmo tamanho e são prensadas de forma uniforme, garantindo que toda a peça possua a mesma densidade e sua estrutura seja mais firme e homogênea.

Já o MDP é fabricado utilizando uma estrutura que se assemelha a um sanduíche, isso porque possui duas placas mais densas nas pontas e o meio é menos denso, com um espaço bem maior entre as partículas de madeira.

Apesar das diferenças entre a estrutura do MDP e do MDF não parecerem tão grandes, elas garantem que os dois tenham comportamentos completamente diferentes. Vamos falar um pouco mais sobre alguns pontos que mostram isso.

guarda roupas mdf

Resistência e durabilidade

Se perguntarem se MDF é melhor que MDP, a resposta mais acertada é que depende. Por serem madeiras industriais, a qualidade das chapas está totalmente ligada à fabricação delas. Por isso, não é possível definir qual dos dois materiais é mais resistente. Contanto que tenham a mesma qualidade de fabricação, os móveis terão resistência e durabilidade bastante parecidas.

As maiores diferenças nesse sentido são em relação ao peso suportado e a capacidade de manter sua estrutura ao serem expostas. Aqui, cada tipo de madeira ganha em um ponto, pois, se a estrutura em sanduíche permite que o MDP suporte uma quantidade maior de peso, seus grânulos de madeira são mais soltos na parte interna, fazendo com que, quando expostos, as chapas possam esfarelar com certa facilidade e terem sua estrutura comprometida.

Melhor acabamento

Aqui temos uma vitória do MDF com certa facilidade. Os móveis fabricados com o material costumam ter um acabamento mais refinado, o que é possível graças a sua estrutura mais homogênea e firme, que permite encaixes mais curvilíneos e trabalhar designs mais interessantes.

Claro, quando for escolher um móvel de MDP, a diferença na qualidade do acabamento não será tão sentida, afinal, as fábricas de móveis possuem ferramentas e capacidade de proporcionar um resultado final bem próximo do MDF. No final do dia, é seu gosto que ditará a escolha.

Custo-benefício: MDF ou MDP?

Nesse quesito temos uma vitória para o MDP. Os móveis fabricados com o material, normalmente, são mais baratos que os móveis de MDF. Claro, em relação ao preço, fatores como qualidade da fabricação e local da compra podem fazer bastante diferença.

Por isso, o recomendado é sempre fazer uma pesquisa e avaliar onde poderá encontrar o melhor valor. Ficar de olho na nossa página de promoções de móveis e decoração e adicionar os itens que você está procurando à sua lista de desejos vai ajudar você a encontrar o produto com melhor custo-benefício.

Fique de olho também nas nossas: promoções de guarda-roupa.

guarda roupa mdp

Qual indicado para DIY?

Para amantes do DIY que desejam criar seus próprios móveis, prateleiras diferentes ou mesmo itens de decoração utilizando chapas de madeira, a escolha também pesa um pouco para o lado do MDF. Como já explicamos acima, o material pode ser mais facilmente trabalhado devido à sua estrutura mais homogênea, o que é um importante diferencial nesse momento.

Qual o melhor: MDF ou MDP?

Se você já acessa o blog do Promobit há certo tempo, já deve estar ciente de que a única resposta possível a essa pergunta é: depende. MDF possui pontos que são melhores, principalmente relativos ao acabamento e facilidade de ser trabalhado, e MDP outros, sendo capaz de suportar mais peso e ter preço mais atrativo.

Na hora de escolher o material dos seus móveis, mais do que a pergunta sobre qual o melhor, o ideal é determinar quais suas prioridades e buscar pelo que mais corresponde a elas. Se mora de aluguel ou está procurando por uma chapa de madeira para dar vida a uma ideia, a escolha ideal é o MDF. Agora se vai colocar muito peso no móvel e quer gastar menos, opte pelo MDP.


Ficou alguma dúvida? Gostaria de adicionar algo ao artigo? Deixe seu comentário nesse post.