Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre freezer e congelador?

Embora freezer e congelador cumpram a mesma função, há uma diferença que influencia no uso de cada um. Saiba mais

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

6 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Quem está à procura de uma geladeira mais barata ou menor, já deve ter se deparado com os dois atributos entre as especificações do eletrodoméstico, principalmente no refrigerador de uma porta. Embora ambos possam funcionar bem para a maior parte dos consumidores, freezer e congelador possuem algumas características diferentes, o que reflete diretamente no uso.

Quer saber mais sobre a diferença entre freezer e congelador e qual dos dois é mais indicado para o seu perfil de uso? Confira o nosso artigo.

Freezer

Capacidade de refrigeração

Por serem capazes de trabalhar com uma temperatura mais baixa do que o refrigerador, tanto o freezer quanto o congelador possuem a função de congelar os alimentos, o que impede a proliferação de micro-organismos e, consequentemente, garante que eles não estraguem e possam ser armazenados por um longo tempo.

A grande diferença está na temperatura em que eles podem chegar. Enquanto o congelador consegue atingir -6º C o freezer pode chegar até -20° C. Em termos práticos, isso significa que no freezer os alimentos poderão ser armazenados por um tempo bem maior, podendo ficar até meses sem perder suas características e qualidades.

O freezer é melhor que o congelador?

No geral, sim. Porém, no dia a dia, é possível se virar bem com um congelador sem problemas, caso não compre muita comida para estocar. O ideal para quem optar por esse tipo de compartimento de congelamento é consumir os alimentos em uma média de duas semanas, que é um período bem tranquilo, mesmo para quem não cozinha com tanta frequência. Esse formato de geladeira com congelador é indicado para pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos e famílias pequenas que compram comida com boa frequência.

Agora, para quem congela ou compra muita comida congelada, o melhor mesmo é investir em uma geladeira com freezer ou até mesmo um freezer isolado. Hoje em dia, com exceção do refrigerador com uma porta, a maior parte dos modelos (Duplex, Side by Side, Inverse, French Door) já vem com um freezer acoplado.

Quando vale a pena comprar um freezer?

Para saber essa resposta, você deve se fazer as seguintes perguntas: com qual frequência eu vou ao supermercado ou açougue? Qual a quantidade de alimentos eu costumo trazer quando vou às compras? Costumo receber muita gente ou fazer festa para grande número de pessoas em casa ou sítio?

Essas respostas ajudam a entender a sua necessidade de armazenamento e, com isso, determinar o tamanho do freezer. Só vai valer a pena comprar o eletrodoméstico caso o volume de alimentos congelados seja realmente grande. Se apenas precisa de um pouco mais espaço, pode ser mais vantagem trocar a sua geladeira por um modelo Side by Side ou French Door.

No Promobit, você encontra as melhores promoções de geladeira com freezer ou congelador do tamanho ideal para a sua casa. Veja também nossos cupons de desconto das principais lojas do e-commerce brasileiro para aproveitar as promoções da Americanas, Submarino, Pontofrio e muitas outras lojas.

Está esperando o Black Friday para comprar o eletrodoméstico? Fique atento à nossa página especial da data.