Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Comparativo: Duplex, inverse ou side by side

Entenda qual a diferença entre os modelos de geladeira e para quem cada um deles é indicado.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de jun de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Estética, capacidade do freezer, vantagens no uso, preço, muitas são as questões que envolvem a decisão do modelo da geladeira. Na hora da escolha, é preciso pesar quais critérios são mais importantes para você e o espaço disponível para instalação do refrigerador. No artigo de hoje, vamos falar das diferenças entre os modelos duplex, inverse e side by side e os pontos positivos e negativos e para quem cada modelo é indicado.

Leia também:Guia de compra: como escolher a melhor geladeira

Geladeira duplex

Clara evolução do modelo clássico, o duplex conta duas portas, tendo o freezer na parte superior do eletrodoméstico. Ele é o mais comum e fácil de ser encontrado entre os três tipos, tendo as mesmas tecnologias de congelamento e degelo (como frost free e cycle defrost) dos modelos mais caros e podendo apresentar tamanhos variados e ideais para diferentes públicos.

Brastemp BRM44HBANA

Pontos positivos

O preço é o principal atrativo das geladeiras duplex, que são encontradas facilmente em qualquer loja. Comparando o modelo com a refrigerador inverse (cujas especificações são bem parecidas), a diferença gira em torno de R$ 500,00, podendo ser maior ou menor, dependendo da linha.

Para quem está preocupado com a conta de luz, a geladeira duplex é a mais indicada para a compra, pois seu consumo é menor. No site da Brastemp, ao avaliar os modelos duplex e inverse com especificações bastante parecidas, há uma pequena, mas considerável diferença de consumo.

Pontos negativos

O layout da geladeira, que conta com o freezer na parte superior, não é o mais adequado ao uso do dia a dia, já que os alimento mais utilizados ficam na parte inferior do eletrodoméstico, sendo necessário se abaixar todas as vezes que precisar de algo que está mais para baixo.

Para quem é indicada?

O refrigerador duplex é ideal para famílias com filhos pequenos, casais sem filhos e pessoas que vão morar sozinhas mas precisam de mais espaço no refrigerador. O primeiro grupo é favorecido pelo layout do eletrodoméstico, já que facilita o acesso dos alimentos aos pequenos, que terão maior liberdade.

Como ele é o único dos três com com modelos considerados pequenos (menos de 300 litros), o duplex favorece os demais grupos que não precisam de tanto espaço na geladeira.

Geladeira Inverse

Criada exatamente para fornecer um maior conforto de uso, já que os alimentos mais consumidos ficam mais acessíveis, o refrigerador inverse é uma boa opção para quem procura por uma geladeira maior. Embora seja um modelo mais caro, a diferença já não é tão grande para as geladeiras duplex.

geladeira inverse

Pontos positivos

A posição do freezer é sem dúvidas o maior ponto positivo desse modelo, que tem contado com cada vez mais produtos disponíveis. Normalmente, ele também conta com uma boa divisão interna, que facilita ainda mais o acesso aos alimentos. Outra vantagem, dessa vez quando comparado ao refrigerador side by side, é não precisar de nenhuma adaptação ao cômodo para sua instalação.

Pontos negativos

O layout otimizado desse modelo tem um custo, que gira em torno de R$ 500,00 em comparação com o duplex. Outro ponto negativo do inverse é a ausência de modelos com tamanho menor.

Para quem é indicada?

A geladeira inverse é ideal para famílias e casais sem filhos, mas que cozinham com frequências e se beneficiariam de mais espaço na geladeira e da maior facilidade de acesso aos alimentos. Pessoas de idade também vão se beneficiar bastante do modelo, já que para muitos deles abaixar para pegar os alimentos pode ser um problema.

Geladeira side by side

Assim como o modelo inverse, o refrigerador side by side tem seu nome devido ao layout, com duas portas lado a lado. Nessa configuração, é possível organizar o eletrodoméstico da forma que facilite o acesso aos principais alimentos, tanto na parte do refrigerado quanto do freezer.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pontos positivos

É o modelo mais bonito, aquele que se assemelha a uma “geladeira de cinema”. Tanto o exterior quanto o interior apresentam melhor configuração e qualidade nos detalhes, que impressionam. O tamanho também é um atrativo, já que os modelos possuem armazenamento superior a 500 litros, com a vantagem de ser mais fina que os outros dois, ficando melhor na decoração dos ambientes.

Apesar de também estarem presentes em algumas geladeiras duplex e inverse, itens como controle por display externo e dispenser de água e ou gelo são mais comuns em refrigeradores side by side.

Pontos negativos

O preço é sem dúvidas o principal ponto negativo desse modelo, que pode chegar até o dobro de alguns refrigeradores duplex. Por ser mais largo, ele exige um espaço maior para sua colocação, o que dificulta o seu uso em apartamentos pequenos. Além disso, alguns modelos podem exigir reformas na estrutura para que ele tenha fornecimento próprio de água, o que pode dificultar sua instalação.

Para quem é indicada?

A geladeira side by side é ideal para famílias com filhos de todos os tamanho e pessoas que desejam um eletrodoméstico com maior capacidade de armazenamento e tecnologias que facilitam o dia a dia. Casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas também podem aproveitar das facilidades do eletrodoméstico, mas precisarão de um espaço maior e não devem se preocupar com a conta de luz.

Tamanho Geladeira

Qual a melhor geladeira: duplex, side by side ou inverse?

Essa resposta vai depender diretamente da quantidade de pessoas que moram com você, orçamento disponível para compra do eletrodoméstico e, claro, como irá utilizá-lo. Seu gosto pessoal também tem um peso bastante grande nessa decisão, já o refrigerador é um dos elementos que mais chamam atenção na cozinha.

Se o seu objetivo é economia, aposte no duplex; se tem um orçamento intermediário, mas quer mais facilidade de uso, prefira o inverse; já se o objetivo é um modelo premium, o melhor é comprar um side by side.


Qual modelo planeja comprar para a sua casa? Não perca as promoções de geladeira e cupons de desconto das principais lojas do ramo para encontrar o modelo ideal para você com o menor preço!