Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre fogão de embutir e cooktop?

O fogão de mesa e o fogão de embutir têm características para agradar públicos diferentes. Veja as vantagens de cada um.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

25 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os modelos de fogão de embutir e os chamados cooktops são muito procurados por aqueles que desejam ter uma cozinha planejada, com grande praticidade no dia a dia e um espaço pensando especialmente para preparar os melhores pratos.

Apesar de serem bastante semelhantes, esses dois modelos de fogão trazem algumas características particulares que podem fazer com que você se adapte melhor a um ou outro. Não é o caso de um ser melhor do que outro, mas apenas de encontrar quais são as características que fazem mais sentido para o seu dia a dia.

Nós vamos ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esses dois modelos e o modo como eles funcionam, para que sua cozinha seja o lugar perfeito para os seus momentos de cozinheiro.

Cooktop

Cooktop por Indução

Os cooktops são fogões de mesa, que podem vir com revestimento de inox, vidro ou vitrocerâmico. Seu tamanho também varia bastante, com alguns modelos tendo duas bocas e outros chegando a 4, 5 e até mesmo 6 bocas.

Sua forma de funcionamento também é bastante variável. Os modelos mais econômicos costumam ser aqueles a gás, como nos fogões de piso mais populares, mas são muito encontrados também os com funcionamento elétrico ou por indução.

Os cooktops não vêm acompanhados de um forno embutido, o que é ao mesmo tempo sua maior vantagem e desvantagem: vai depender das suas necessidades e em como você pretende organizar a sua cozinha.

A ausência de um forno embutido significa que você terá que arcar com os custos de um, caso queira um forno em sua cozinha. Em termos de preço, seu custo total pode ficar um pouco mais caro: apesar de os cooktops em geral terem bons preços, principalmente os elétricos, um forno avulso pode não ser tão barato.

Por outro lado, você terá um controle muito maior sobre a sua organização de espaço. Com o cooktop, você pode instalar seu forno em qualquer ponto da cozinha, inclusive em cima de bancadas, fazendo com que você não precise se abaixar toda vez que for assar alguma coisa. Para quem visa um ambiente prático ou utiliza bastante o forno, tem o aparelho em uma altura personalizada pode ser um ponto decisivo na hora da compra.

Fogão de embutir

fogão gourmet

O fogão de embutir tem uma aparência semelhante ao tradicional fogão de piso, mas com um visual mais moderno, que pode ser comparado ao visual de um cooktop. Isso porque esse fogão é feito especialmente para ser “encaixado” em uma bancada, quase como o fogão de mesa.

Como o modelo citado anteriormente, o fogão de embutir pode funcionar a gás, por eletricidade ou por indução. A principal diferença entre os dois modelos é este fogão vem acompanhado de um forno localizado abaixo dos queimadores.

Com a presença do forno acoplado, o consumidor tem a vantagem de comprar dois produtos de uma punica vez e, geralmente, por um preço mais em conta do que se comprasse um cooktop e um forno separado. Para casas com muitas pessoas, em que é preciso preparar pratos maiores, esse modelo leva vantagem, já que é mais robusto do que um cooktop.

Por outro lado, não há a possibilidade de personalizar o seu espaço, como ocorre com o cooktop, já que o forno terá que ficar necessariamente embaixo do fogão.

Qual fogão escolher: embutido ou cooktop?

Como dissemos no começo, este não é o caso em que um é melhor do que outro, mas sim um caso de entender qual desses modelos faz mais sentido para você, sua casa, sua família e suas necessidades.

O fogão de embutir, por exemplo, pode ser uma escolha mais interessante para aqueles que não querem ocupar tanto tempo reformando a cozinha, ou para aqueles que mudam de casa com certa frequência, assim como para aqueles que cozinham para várias pessoas diariamente.

Para quem prefere investir em uma cozinha bastante personalizada, o cooktop com um forno a parte traz mais versatibilidade, tornando o momento de preparo dos alimentos mais prático e rápido.

Tente entender qual dos modelos se encaixa melhor no seu cotidiano e alinhar qual está mais próximo do seu orçamento. Lembre-se que existem outros fatores que determinam a funcionalidade de um fogão, como a quantidade de bocas, ferramentas como timer sonoro, grill e mais.

Leia mais:

Você sempre pode encontrar as melhores ofertas de fogão e outros eletrodomésticos no Promobit! Nossos cupons de desconto estão sempre prontos para ajudar você a economizar e ter a cozinha dos seus sonhos. Aproveite também nossas ofertas Americanas e promoções Extra.