Promobit
Promobit Explica

Linha Motorola One: qual o diferencial de câmera de cada aparelho?

Entenda a diferença das câmeras do Motorola One, One Vision, One Action, One Zoom, One Macro e saiba qual a função de cada uma delas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

31 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Diferente da proposta dos smartphones Moto Z, que possuem os Moto Snaps para acrescentar funções a um único aparelho, a linha Motorola One fragmenta características em celulares específicos da mesma linha, principalmente nas câmeras e por possuir nomes semelhantes podem confundir o consumidor em um olhar menos atento.

Como as principais diferenças entre os aparelhos está no conjunto óptico, neste artigo iremos explicar a diferença entre as câmeras do Motorola One, Mototola One Vision, Motorola One Action, Motorola One Zoom, Motorola One Macro e One Hyper e caso você esteja de olho em algum deles, adicione o modelo a sua Lista de Desejos para ser avisado quando os modelos estiverem em promoção.

Linha Motorola One

Em comum entre os smartphones da linha está o posicionamento de mercado, já que todos podem ser considerados intermediários. Alguns fazem parte do programa Android One, versão pura do sistema do Google que, de acordo com a Motorola, faz com que os smartphones da família One tenham melhor desempenho devido ao Android mais leve, além de garantir atualizações do sistema por no mínimo duas versões a frente. 

Até o momento, a Motorola trouxe ao mercado o Motorola One, Motorola One Vision, Motorola One Action, Motorola One Zoom, Motorola One Macro e Motorola One Hyper, sendo que os modelos não são sequenciais, mas modelos diferentes de uma mesma linha.

 Motorola One 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro celular da iniciativa One a chegar no mercado foi o Motorola One e ele é o que possui menos inovações quando o assunto são as câmeras. A câmera principal é dupla com sensor principal de 13 MP e um secundário de 2 MP apenas para acrescentar profundidade às fotos. 

A proposta no Motorola One não foi de trazer nenhuma inovação no quesito fotografia e isso pode ser percebido nos resultados burocráticos do aparelho. A inovação do aparelho no momento de seu lançamento foi o pioneirismo da presença do Android One no Brasil, com atualização garantida do Android pelos próximos dois anos após a chegada do Motorola One ao mercado. O aparelho é o mais básico da família One e não possui nada de muito especial, sendo apenas um bom celular intermediário.

Motorola One Vision

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A partir do Motorola One Vision que a confusão começa e as câmeras da linha de intermediários da Motorola passam a ser uma das prioridades. Além de melhor desempenho e uma tela maior que o Motorola One, o conjunto de câmeras passou a contar com um sensor principal que saltou de 13 MP para 48 MP usando a tecnologia de agrupamento de pixel, que entrega imagens com muita nitidez, e o sensor secundário para acrescentar profundidade também evoluiu, saindo de 2 MP no Motorola One para 5 MP no Motorola One Vision.

Outra inovação para a linha é o modo de câmera Night Vision para fotografias noturnas com maior luminosidade, fator que torna o One Vision melhor que o Motorola One por possuir melhores configurações de desempenho e câmeras. Mas lembre-se que é a câmera noturna de um smartphone intermediário, então alguma granulação irá aparecer nas suas fotos. 

Motorola One Action

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ter uma câmera de ação sempre à mão, com estabilização óptica e ângulo aberto para captar imagens em movimento. Com essa premissa, o Motorola One Action foi lançado e, ao analisar as configurações de câmera do aparelho, podemos perceber que a proposta não está apenas no discurso. 

Equipado com um sensor de 16 megapixels ultrawide que corrige trepidações através de software, semelhante a uma GoPro, a câmera de ação do aparelho pode ser usada com facilidade, pois apesar do aparelho ser comprido, os vídeos são captados com o aparelho na vertical, mas  com o enquadramento das imagens na horizontal. Um dos pontos negativos fica o fato da câmera ultrawide não ter uso exclusivo apenas para fotos, só sendo possível fotografar com a lente de ângulo mais aberto ao mesmo tempo que é usada para gravar vídeos. 

Falando em gravar vídeos, a ideia de uma câmera de ação sempre presente é interessante, mas já tentou segurar um celular enquanto anda de skate ou de bicicleta? Até dá, mas não é o ideal. Filmar o surf? Só se for da areia, porque o aparelho não é resistente nem a água de piscina e não possui suportes isolantes como a GoPro.

Além do sensor dedicado para vídeos com estabilização óptica, o conjunto e câmeras é completado por um sensor principal de 12MP e um sensor de profundidade de 5MP. Já a câmera principal é de 12 MP.

Motorola One Zoom

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira observação sobre a câmera do Motorola One Zoom é que ela é quádrupla, embora na prática sejam três câmeras de fato e uma auxiliar, que funciona como sensor de profundidade. O Motorola One Zoom possui uma câmera wide de 48 MP que também conta com a tecnologia de agrupamento de pixels e que combina 4 pixels em um para dar mais resolução as imagens, uma lente ultrawide de 16 MP e a lente zoom de 8 mp que justifica o nome do aparelho. 

A lente zoom possui capacidade de aproximação óptica de 3 vezes, usabilidade em que ocorre menos distorção de imagens, pois é obtido apenas por movimentação de lentes. A capacidade de zoom alcança 5 vezes de forma híbrida entre zoom óptico e digital, chegando a aproximação máxima de 10x com zoom eletrônico, que apesar de chegar mais perto, perde qualidade por ser feita através de software.

Tamanha capacidade de zoom em um aparelho intermediário é certamente um diferencial considerável e o conjunto de câmeras do Motorola One Zoom torna o aparelho interessante para uma parcela maior de consumidores.

Motorola One Macro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das características da fotografia macro é revelar um mundo que, apesar de estar próximo aos nossos olhos, normalmente passa despercebido, como a foto dos olhos de um inseto, das pétalas de pequenas flores ou da textura da madeira em uma cerca. Embora as imagens sejam muito próximas na fotografia macro, ela é diferente de uma foto que usa o zoom. O conceito de fotografia macro é registrar objetos com a lente próxima do que está sendo fotografado para destacar detalhes com maior precisão.

Para quem busca chegar bem perto mesmo do que for fotografar e não está disposto a gastar muito dinheiro em câmeras e lentes específicas para tal finalidade, o Motorola One Macro pode ser seu companheiro de aventuras para essa categoria tão específica da fotografia. O smartphone é equipado com lente permite fotografar objetos com distância mínima de 2 cm, além de possuir foco a laser e sensor que compensa a falta de luz para focar a prioridade da foto com mais rapidez. O conjunto principal de câmeras ainda possui um sensor principal wide com 12 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. 

Motorola One Hyper

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Maior modelo da família Motorola One com 16 cm de altura, o Motorola One Hyper possui o tamanho acima da média justificável por ter uma boa tela desobstruída e com 6,5 polegadas. O display com maior campo de visão deve-se a câmera frontal pop-up armazenada dentro do aparelho e que revela-se ao ser acionada, movimentando-se por um sistema mecânico. 

A câmera frontal é de 32 mp e usa a tecnologia quad pixel para juntar 4 pixels em um grande megapixels, resultando em uma fotos de melhor qualidade com 12 mp. A mesma tecnologia de soma de pixels é usada na lente principal wide de 64 mp e abertura f/1.7 que juntamente com a lente wide de 8 mp forma o conjunto principal de câmeras do Motorola One Hyper. O aparelho faz vídeos em 4K a 30 frames por segundo com a lente wide e em full HD com a câmera frontal.

Em termos de desempenho o Motorola One Hyper é praticamente igual ao Motorola One Zoom, porém o Hyper possui câmeras com qualidade levemente melhores em fotos, mas sem a mesma amplitude fotográfica das 4 câmeras do conjunto principal do One Zoom.


As melhores promoções de smartphones estão no Promobit. Aproveitando algum cupom de desconto você economiza ainda mais na compra do seu novo celular.