Take a fresh look at your lifestyle.

Quais são os tipos de pincel para maquiagem?

Pincel para maquiagem chanfrado, língua de gato, duo fiber… Saiba qual utilizar em cada região do seu rosto para garantir uma cobertura melhor.

1

A quantidade de combinações de cores que podemos fazer utilizando maquiagem é imensa. Elas podem servir para levantar o olhar, esconder manchas de pele, chamar atenção para o nosso rosto e, no caso das maquiagens artísticas, são literalmente um instrumento de trabalho. Mas para que a maquiagem fique bem aplicada e pareça o mais bem feita possível, é necessário utilizar os pincéis certos na aplicação. Conheça quais são os tipos de pincel para maquiagem e a função deles em cada parte do rosto.

Leia também: 

Pincéis para o rosto

No rosto, utiliza-se pincéis para passar base, corretivo, pó, blush, iluminador e sombras. Às vezes, o mesmo tipo de pincel pode servir para vários tipos de aplicação diferentes, então, nesta etapa, vamos optar por falar sobre cada um deles.

Pincel língua de gato

O pincel língua de gato é mais achatado e suas cerdas formam uma espécie de curva. Seja para quando é usado na aplicação de base ou de corretivo (tanto os líquidos quanto cremosos), o formato das cerdas é praticamente igual, o que muda é o cabo do pincel (o de base é menor e mais grosso e o de corretivo é mais fino e comprido). Sua cobertura é considerada de média a alta.

Principais usos: aplicação de base e corretivo.

Foto: Amazon

Pincel Duo Fiber

Como o nome sugere, o pincel Duo Fiber é composto por dois tipos de fibras: as sintéticas (mais firmes) e as naturais (mais macias). Isso faz com que ele, ao mesmo tempo, consiga proporcionar uma boa cobertura e um aspecto mais natural para a maquiagem. Ele é recomendado para a aplicação de bases líquidas, cremosas ou em pó.

Principais usos: aplicação de base líquida.

Foto: Amazon

Pincel chanfrado

É aquele com as cerdas bem curtas em que uma ponta delas é maior do que a outra. Ele é fino, então é ótimo para traçar linhas delicadas, como a de delineado (principalmente o de estilo gatinho). Também é legal para aplicar sinais de glitter na pálpebra dos olhos, passar o iluminador e retocar a sombra de ajuste do contorno da sobrancelha, utilizada por algumas pessoas.

Principais usos: traçar delineado e linhas de glitter.

Foto: Amazon

Pincel Kabuki

O nome Kabuki vem de um estilo de teatro japonês que utiliza maquiagens artísticas bem pesadas e estilizadas. Existem vários tipos deste pincel e eles podem ser utilizados para passar bases líquidas e cremosas, corretivos e muitos outros tipos de produtos de maquiagem. Para isso, cada um tem um formato diferente.

Os menores, mais fofos e com muitas cerdas possuem a superfície arredondada e proporcionam uma cobertura mais leve. Por isso, são recomendados para aplicação de pó e base mineral. Por ele possuir muitas cerdas, a cobertura é bem forte, então não é necessário gastar muito produto na aplicação. Os pincéis Kabuki de pontas retas têm as cerdas mais juntas umas das outras, por isso dão uma cobertura maior e são indicados para passar bases líquidas. Já os de ponta chanfrada são usados para fazer contornos ou aplicar blush.

Principais usos: aplicar bases líquidas e cremosas e corretivos.

Foto: Amazon

Beauty Blender

Outra opção para aplicação de base no rosto, principalmente a líquida, é a Beauty Blender, uma esponja em formato de gota que garante mais aderência e promete uma maquiagem mais natural e bem acabada. Para a esponja, primeiramente é necessário umedecê-la com água (para garantir que ela não absorva a sua maquiagem desnecessariamente e que a aplicação seja boa). Depois, coloque uma porção de base na esponja ou no rosto e  vá aplicando com pequenas batidinhas no rosto. Elas podem ser encontradas avulsas ou acopladas a um cabo, realmente imitando um pincel.

Pincéis para sobrancelha

O pincel que se utiliza nas sobrancelhas é aquele que de um lado é um pente bem fino e do outro é um pincel com cerdas grossas e sintéticas. Para usá-lo, você deverá primeiro pentear as suas sobrancelhas com o pente (se for necessário, corte os pelos que estiverem grandes) e depois passar a sombra de sobrancelhas com o outro lado do pincel para cobrir possíveis falhas. Se quiser, você também pode usar um pincel chanfrado com alguma sombra para cobrir as imperfeições.

Foto: Amazon

Leia também:

Pincéis para os lábios

Utilizar um pincel para maquiagem para aplicar batom nos lábios pode ser uma boa saída se você tem dificuldade para marcar o contorno da boca ou então quer testar novas misturas utilizando dois batons que você já tem. Eles podem ter a ponta fina ou seguir o estilo língua de gato, mas com as cerdas menores. Elas, inclusive, são feitas de material sintético e não são tão maleáveis, para garantir firmeza na hora da passagem e uma boa cobertura.


Agora que você já sabe quais são os tipos de pincel para maquiagem, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de maquiagem? Não deixe de conferir nossos cupons de desconto Sephora!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!