Promobit
Artigos

Varal para apartamento: conheça as diferenças e vantagens de cada tipo

Varal de teto, varal de chão, varal sanfonado… Veja esses e outros tipos de varal para apartamento e em qual situação cada um deles é o mais indicado.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

3 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Em um apartamento, os cômodos já são naturalmente menores, mas a área de serviço costuma ser a mais apertada de todas. Neste contexto, pode ser difícil arranjar um espaço para deixar as roupas penduradas e ainda utilizar o sol e o vento como aliados na secagem. Como alternativa para tentar driblar este cenário, existem diversos tipos de varal para apartamento. Conheça cada um deles e descubra em qual situação eles são mais indicados.

Varal de teto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Shoptime

O varal de teto, como o nome sugere, fica suspenso no teto da lavanderia. Ele possui um mecanismo com cordas que permite que as varetas se abaixem em conjunto ou individualmente, o que facilita o processo de pendurar a roupa. Depois, é só puxar as cordas novamente para cima (esse movimento vai fazer as varetas ficarem altas de novo) e depois prendê-las na lateral.

Este tipo de varal para apartamento é ideal para quem tem a área de serviço bem pequena e consegue organizar somente a máquina de lavar e o tanque no chão, juntamente com os produtos de limpeza. Na instalação, você pode posicionar o varal na parede que tenha mais sol ou vento e que, por isso, fará com que a roupa seque mais rápido.

Varal retrátil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Shoptime

Diferentemente do varal de teto, o retrátil fica preso nas paredes, então é interessante para quem tem a lavanderia mais comprida (ele necessariamente precisa ter espaço para ficar firme de uma parede a outra). Ele funciona da seguinte maneira: em uma parede, você vai precisar instalar parafusos e buchas que vão segurar parte da estrutura do varal; na outra parede, vai precisar prender ganchos (que já vem com o varal). Na hora de usar a peça, você vai puxar parte da estrutura do varal presa na parede (os fios do varal) e encaixá-la nos ganchos da outra parede. Depois, é só pendurar as roupas normalmente.

A vantagem deste varal em relação ao de teto é que você poderá “esconder” os fios dele. Porém, terá que colocá-lo em uma altura confortável para você, pois não será possível abaixar nem levantar as varetas.

Varal sanfonado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro tipo de varal para apartamento de parede é o sanfonado. Ele também é fixado com buchas e parafusos, mas é mais resistente que o varal retrátil. Normalmente, possui entre 7 e 12 varetas e, quando não está em uso, pode ser recolhido para ocupar menos espaço no ar ou atrapalhar a passagem de pessoas mais altas na lavanderia/área de serviço.

Varal de chão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O varal de chão é interessante para todos os apartamentos, pois literalmente pode ser deixado em qualquer lugar (sala, área de serviço, varanda, etc). Quando não estiver sendo utilizado, pode ser dobrado e encostado na parede, para ocupar menos espaço. Lembre-se que, dependendo da peça que você quiser pendurar (como vestidos longos ou calças) terá que dobrá-las para que elas não arrastem no chão.

Varal de rodinhas com cabides

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Shoptime

Este tipo de varal é menos convencional e mais difícil de encontrar, porém é mais prático (principalmente para as pessoas que não gostam ou não têm o costume de passar roupa) e mais organizado. Um pouco parecido com uma arara, alguns modelos deste varal possuem até três andares de varetas para pendurar roupa, além de espaço para suportar cabides e até sapatos.

Varal para peças íntimas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Shoptime

Muito prático por ocupar pouquíssimo espaço, o varal para peças íntimas possui um gancho que liga diversos prendedores individuais para que você consiga pendurar meias, calcinhas, cuecas e sutiãs sem ocupar espaço nos outros varais, que ficam responsáveis por secar as roupas maiores. Geralmente eles são de plástico ou inox.


Agora que você já sabe quais os tipos de varal para apartamento, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de utensílios domésticos e promoções de móveis e decoração? Não deixe de conferir nossos cupons de desconto Magazine Luiza para garantir os menores preços!