Promobit
Promobit Explica

Quais os tipos de panela e seus principais usos?

Exitem diferentes métodos de cozimento e conhecer as variações entre os tipos de panela é fundamenta para obter o máximo do alimentos.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

14 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Para obter aquele resultado magnífico na hora de cozinhar, tão importante quanto a seleção dos ingredientes é a escolha do tipo de panela certa para cada situação. Quem já tentou fritar algo em uma frigideira antiaderente sabe bem do que estamos falando.

Cada prato possui um método para o seu devido cozimento. Por exemplo, para obter uma carne com aquela crostinha por fora, mas rosada por dentro, é preciso que o fundo da panela esquente rápido e não esfrie quando a temperatura do alimento, recém saído da geladeira, entrar em contato com ela. Para isso, será necessário o uso de uma frigideira da altura do corte e com fundo triplo, ou pelo menos com 2,5 cm de espessura.

Existem diferentes tipos de panela, com tamanho, formato, material e até mesmo tipo de cabo diferentes. Cada item possui um peso na hora de cozimento, o que deve ser levado em consideração para que o prato saia do jeito que imagina.

panelas-ceramicas-3

Kit Básico pra cozinhar

Apesar de existirem diversos tipos de panela, sendo cada uma indicada para um tipo de preparo, não é necessário comprar todas para começar a cozinhar. Pelo contrário, com apenas três será possível preparar uma grande variedade de pratos. São elas:

  • Frigideira (de preferência antiaderente)
  • Panela com cabo
  • Assadeira

Investindo nesses três tipos de panela e comprando produtos com boa qualidade, você será capaz de adaptar praticamente todos os processos de cozimento com boa eficácia, já que será possível grelhar, fritar, cozinhar e assar sem problemas.

Principais tipos de panela

Claro, além desses três, existem alguns outros que poderá ir comprando aos poucos para equipar sua cozinha. Vamos conhecer quais são os principais tipos de panela:

Panela com cabo

Sua versatilidade a torna essencial pra se ter em toda cozinha. Com ela, é possível tanto realizar procedimentos de cozimento quanto fritura. Arroz, purê, molhos, carnes fritas ou cozidas, macarrão e até processos mais complexos, como risoto, podem ser realizados com ela. Seu diâmetro a torna o “coringa da cozinha”.

panela com cabo

Frigideira

Utilizada para grelhar, selar ou fritar alimentos, como principal característica, o fundo da frigideira chega a temperaturas bastante altas e, se possuir espessura ideal (3mm), mantém a mesma caloria mesmo quando em contato com alimentos frios. Seu formato faz com que o calor não fique retido, concentrando-se na parte que entra em contato com o alimento. E é isso que cria um belo bife com crosta e interior rosado.

frigideira

Caçarola

A primeira vista, esse tipo se assemelha bastante a uma panela com cabo, com a principal diferença da ausência no cabo e no lugar alças laterais. Porém, a principal diferença está em sua altura, sendo ligeiramente mais funda. Esse diâmetro tem como principal função a conservação do calor em seu interior de forma mais homogênea, o que permite o cozimento de alimentos mais lentamente. Isso a torna ideia para preparos que levem mais tempo de cozimento, como ensopados e cozidos e alguns preparos de carne, como o ragu.

cacarola

Panela de pressão

A principal vantagem da panela e pressão é acelerar o processo de cozimento dos alimentos. Isso acontece porque ela possui um sistema que impede o vapor de sair, aumentando a pressão e a temperatura interna. A panela é indicada para cozimento de praticamente todos os alimentos, principalmente aqueles que seriam feitos em uma caçarola ou caldeirão, como no caso de feijão e do próprio ragu.

Além do modelo tradicional que vai ao fogão, atualmente é possível optar pela compra de uma panela de pressão elétrica, que conta com a vantagem de não “explodir”. Para saber mais sobre esse modelo, confira o nosso artigo especial: qual a melhor panela de pressão elétrica?

panela de pressao

Caldeirão

Ainda entre os melhores tipos de panela para o cozimento dos alimentos, o caldeirão possui um formato ainda mais fundo que a caçarola e seu principal uso é para processos que utilizam uma quantidade maior de água, principalmente sopas, ensopados e caldeiradas. Algumas massas também terão um cozimento melhor no caldeirão.

caldeirao2

Sauteuse

Basicamente ela é uma frigideira mais alta e com as laterais arredondadas. Como o nome sugere, seu principal uso é para saltear alimentos, mas também é ideal para o preparo de carnes com molhos e legumes gratinados. Isso é possível porque apesar do aquecimento ainda ser maior no fundo, seu formato mais alto e arredondado consegue segurar um pouco do calor e cozinhar os alimentos, principalmente modelos que possuem tampa. Seu formato também é melhor para trabalhar com líquidos.

Sauteuse

Wok

Muito utilizada na culinária oriental, só agora a panela wok tem se popularizado no Brasil. Seu formato é basicamente uma frigideira arredondada e mais alta. Assim como a sauteuse, ela é indicada principalmente para saltear alimentos, porém, seu principal diferencial está no cozimento à vapor (vários modelos já vêm equipados com grelha) e em preparos que utilizem água, mas que ela deve evaporar mais rapidamente para atingir o ponto desejado.

panela-Wok

Principais materiais

Assim como o formato, o material com o qual a panela é fabricada interfere diretamente no resultado na hora de cozinhar os alimentos. Nós separamos alguns dos mais usados no dia a dia.

Panela inox

As de inox estão estre as melhores panelas disponíveis no mercado, o que se deve principalmente a três fatores: resistência, não alterar o sabor da comida em nenhum nível e acelerar o tempo de cozimento dos alimentos. Para garantir todas as qualidades, é preciso investir em modelos com fundo triplo. O lado negativo de optar por esse tipo de panela é o preço, que é mais alto que outros. Como ela acelera o cozimento dos alimentos, é preciso de cuidado para não queimar a comida.

panela-inox

Panela cerâmica

As novas queridinhas das cozinhas, esse tipo de panela se destaca por seu visual, por ser um dos melhores materiais antiaderente e por manter o calor por mais tempo, mesmo após o fogo ter sido apagado. Essa última caraterística exige que se tenha um cuidado especial na hora de cozinhar, já que ao colocar o alimento na mesa, ele continuará o seu cozimento.

Além dos modelos feitos inteiramente com cerâmica, existem alguns tipos de panela que possuem apenas o revestimento cerâmico. Nesses casos, elas não terão a capacidade de manter o calor, mas conservarão todas as demais qualidades. Para saber mais sobre esse tipo de panela, confira o nosso artigo: Tudo que você precisa saber antes de comprar panela de cerâmica

panela-ceramica

Panela teflon

Bastante popular, esse tipo se destaca pelo preço, consideravelmente inferior aos anteriores, e sua qualidade antiaderente, que rivaliza com a cerâmica. Os modelos de teflon normalmente são de inox ou alumínio, com o revestimento por toda a extensão. Com isso, ela possui as mesmas qualidades do material base. Se puder escolher, invista em modelo de inox, que são superiores.

Como ponto negativo, o teflon não é um material tão resistente, podendo aparecer riscos com o tempo. Quando isso acontecer, o produto deve ser descartado imediatamente, pois quando há avarias em sua estrutura, o teflon liberar partículas na comida.

panela-teflon

Panelas de barro

Melhor panela para alimentos que devem ser preparados em um cozimento bem mais lento. O material consegue intensificar o sabor dos pratos preparados, o que se deve principalmente a essa qualidade de manter a temperatura ideal para esse tipo de preparo. Os modelos de barro também contam com a vantagem de não liberarem nenhuma substância para os alimentos.

Como ponto negativo, as panelas de barro são mais pesadas e os alimentos grudam no fundo com mais facilidade.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Panelas de alumínio

Provavelmente a mais controversa entre os tipos de panela existente, isso porque há estudos que apontam que, ao utilizá-las para cozinhar, elas soltam partículas de metais pesados no alimento. Por outro lado, a OMS concluiu que a quantidade liberada não é prejudicial para a saúde. Caso opte por um modelo de alumínio com revestimento cerâmico ou teflon, não terá qualquer problema.

Sua principal vantagem é o preço, bem menor que todos os demais, mas por outro lado, suas características de aquecimento não são especiais.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Panela de pedra

Assim como os modelos de barro, as panelas de pedra são indicadas para preparo de pratos que exigem cozimento lento. Porém, o material possui características antiaderentes, o que a torna ideal para preparos cujo início demanda esse procedimento. Apesar de serem seguras para a saúde, especialistas alertam que os alimento não devem ser armazenados nesse tipo de material. Como ponto negativos, elas são pesadas e não são tão resistentes.

panela pedra

Panela de vidro

Esse modelo é mais frágil, mas em contrapartida o material aquece muito rápido, o que garante mais celeridade na hora de cozinhar. Outro ponto positivo desse tipo de panela é ser atóxica, já que não libera partículas na comida em nenhuma circunstância. A visibilidade do resultado do preparo mesmo com tampa também pode ser bastante interessante, ainda mais porque é preciso ficar de olho para evitar que o alimento queime.

Panela esmaltada

Basicamente, seu melhor uso é para ferver ou esquentar água. Por isso, o material é melhor aproveitado em leiteiras, chaleiras e até molheiras. Na hora da compra é preciso ficar atento à qualidade do esmalte aplicado, já que alguns modelos possuem qualidade inferior e descascam com bastante facilidade.

panela -esmaltada


Agora que você já conhece mais sobre os diferentes tipos e materiais, vai ser muito mais fácil encontrar aquela promoção de Jogo de Panela no Promobit para conseguir equipamento de alta qualidade por um preço que você conseguirá pagar. Não deixe de baixar o nosso app de cupons para conseguir economizar ainda mais.