Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Quais os tipos de colchão e as principais diferenças entre eles?

Espuma, molas, viscoelástico, látex, nós falamos um pouquinho sobre quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de colchão

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

19 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se você acha que a forma correta de encontrar o colchão ideal é ir em uma loja, deitar sobre os modelos disponíveis e sentir qual deles é mais confortável, a verdade é que você está apenas 50% certo. Existem fatores técnicos que complementam os 100% dessa equação e que precisam da sua atenção – como a densidade do colchão ideal para o seu peso e tamanho, que já explicamos aqui no Blog.

Nessa mesma perspectiva, saber as diferenças entre os tipos de colchão tem um impacto enorme na hora de escolher o modelo ideal para levar para casa. Os tipos são categorizados de acordo com o material usado para a fabricação, que irá influenciar em diversos fatores.

Colchão de espuma

Provavelmente o primeiro tipo de colchão que veio a sua mente foi o de espuma, que é o mais popular e apresenta um menor preço entre os modelos disponíveis. Por ser um pouco mais denso, ele oferece melhor sustentação para coluna, o que é ótimo para quem sofre com dores nas costas – desde que tome cuidado e compre um produto com densidade correta.

Esse é o tipo de colchão com o maior variação de modelos, o que, se por um lado consegue atender a um público mais amplo, por outro, há uma diferença maior entre um e outro, isso em relação a preço, qualidade e densidade. Esses fatores exigem mais atenção na hora da compra e consulta à sua tabela de densidade, que irá indicar o modelo ideal para o seu peso e tamanho.

Tabela de densidade do colchão de espuma
Peso (kg)Altura (m)

Até 1,50m

1,51m a 1,60m

1,61m a 1,70m

1,71m a 1,80m

1,81m a 1,90m

Acima de 1,90

Até 50D23D23*/D20D23/D20D20
51 a 60D26D26*/D23D26*/D23D23
61 a 70D28D26*/D28D26*/D28D26*/D28D26
71 a 80D33D28*/D33D28*/D33D28
81 a 90D33*/D28D33*/D28D28*/D33D28
91 a 100D40*/D33D40*/D33D33D33
101 a 120D40D40D40D33*/D40
121 a 150D45D45D45*/D40D40
*Preferencialmente

Colchão de mola

Quem procura por conforto e qualidade, esse é definitivamente o melhor tipo de colchão. Os modelos de mola possuem uma resposta melhor à pressão realizada pelo peso do seu corpo, praticamente, se moldando a ele e proporcionando um maior conforto na hora de dormir.

Eles possuem uma relação diferente com a densidade, não há opções de modelos para cada peso e tamanho e sim um máximo suportado por cada um dos subtipos.

colchao

Molas Bonnel

Um dos tipos de colchão de mola mais populares devido a serem mais baratos. Os modelos Bonnel se baseiam no uso de uma estrutura formada por várias molas de aço temperado com carbono em formato de ampulheta, que ligadas umas às outras. Apesar de fornecer uma base firme, confortável e durável, nesses modelos, a pressão ao mover provoca barulho e faz toda a sua extensão se movimentar, o que vai ser um problema caso o uso da cama seja divido com mais alguém.

Molas superlastic

Elas possuem uma estrutura bem parecida com as molas Bonnel, com a diferença no formato do arame, que é em espiral. Isso faz com que elas sejam mais firmes e suportem mais peso, até 150 kg. Os mesmos problemas de ruído e movimento estão presentes nelas.

Molas Miracoil

Apesar de terem uma estrutura interligada, as molas Miracoil utilizam uma tecnologia que consegue se adaptar de forma quase individual à pressão exercida sobre elas. Isso garante que o movimento de uma pessoa não interfira nas molas que sustentam a outra pessoa na cama.

Molas pocket ou molas ensacadas

Os colchões desse tipo utilizam uma tecnologia de confecção em que cada mola age de forma individual. Com isso elas acomodam com o maior conforto possível ao corpo das pessoas, mesmo as que se movem muito durante o sono. Esse é o modelo indicado para casais, já que não haverá interferência de uma pessoa na região ocupada pelo outro.

Molas LFK

Uma evolução do modelo anterior, as molas LFK agem de forma independente, garantindo todos as vantagens já citadas. A principal diferença entre os dois está no número de molas, que neste tipo de colchão é bem maior, garantindo melhora na distribuição de peso, firmeza e até conforto. Além disso, elas conseguem suportar mais peso, até 150 kg.

Bomel1 Kg a 100 Kg
SuperlasticAté 100 Kg
MiracoilAté 150 Kg
LFKAté 150 Kg

Colchão de viscoelástico

Assim como o travesseiro da nasa, os colchões com essa tecnologia conseguem absorver praticamente toda a força exercida pelo seu peso sobre a estrutura sem exercer de volta uma pressão contrária, o que gera um nível de conforto imbatível. Essa propriedade do viscoelástico também ajuda a circulação do sangue, o que é ainda mais interessante.

Outro ponto que chama atenção do viscoelástico é o conforto térmico, já que o material é afetado em menor grau pela temperatura externa. Quem tem alergia, também encontrar nele ótima opção.

Como pontos negativos estão o preço e a durabilidade, que perdem para os modelos de molas, que, em nível de qualidade, rivalizam bastante com os de viscoelástico. Como não são tão populares, também será bem mais difícil encontrar esse colchão em promoção.

A densidade também faz toda a diferença nesse tipo de colchão. Então fique de olho na hora da compra.

colchao-confortavel

Colchão de látex

Menos conhecido entre o tipos citados, os modelos de látex normalmente só são encontrados em lojas especializadas. O látex é uma espécie de espuma com mais qualidade e produção 100% natural. Os modelos produzidos com esse material possuem maior durabilidade, podendo chegar até 15 anos sem grandes problemas, e o maior conforto térmico entre todos os tipos de colchão que separamos.

Em relação ao conforto, ele vence os modelos de espuma, mas não supera os colchões de mola e de viscoelástico. A desvantagens dos colchões de látex são o preço elevado e a dificuldade para encontra-los no mercado.


Agora que já sabe quais são os tipos de colchão, fique atento às nossas promoções – principalmente durante a Black Friday – e cupons Marabraz, cupons Americanas e cupons Shoptime para economizar.