Take a fresh look at your lifestyle.

Quais os tipos de broca para furadeira?

Saiba qual tipo de broca para furadeira é melhor para cada situação e como utilizá-las com o mandril correto para facilitar sua vida

Se você já comprou ou está pensando em comprar uma furadeira (ou até mesmo uma furadeira parafusadeira) para ter mais autonomia ao realizar pequenos reparos domésticos ou montar móveis, já deve ter percebido que “broca” e “mandril” são palavras que aparecem constantemente na descrição dos produtos e conhece-las têm grande importância na hora de fazer sua escolha.

Existem diferentes tipos de brocas, que podem se diferenciar em relação ao tamanho e materiais que são capazes de perfurar. Antes mesmo de escolher as brocas, é preciso ficar atento ao mandril (a “ponta” da furadeira) que define quais são os tamanhos que podem ser utilizados por cada equipamento.

Vamos explicar agora como escolher o melhor conjunto de brocas para o seu cotidiano e ter certeza de que elas irão servir na sua furadeira.

Leia também:

Qual a função da broca da furadeira?

Como é de conhecimento geral, a furadeira é utilizada para criar furos em paredes, pedaços de madeiras e até mesmo outros materiais, com aparelhos voltados para uso doméstico ou até mesmo para grandes usos comerciais.

Apesar do motor do aparelho ser o responsável por criar uma rotação com velocidade suficiente para que a furadeira funcione, é a broca que realmente está na linha de frente do trabalho. É ela que gira e faz a pressão sobre a superfície em que será feito o furo. A broca é encaixada à ponta da furadeira (o chamado mandril) e pode ser trocada como for conveniente.

A broca pode ser feita de diferentes materiais. Apesar de seu formato ser quase idêntico, há algumas mudanças importantes no corpo e principalmente ponta para melhor se adaptar ao uso ao qual ela é mais indicada. Elas também costumam vir em kits de diferentes tamanhos, o que muda o diâmetro do furo que será feito com cada uma delas: desde os pequenos até os maiores.

É importante conhecer o uso indicado para cada tipo de broca, pois o mau uso do material pode danificar tanto a furadeira quanto a superfície.

Quer receber avisos sempre que aparecer Jogo de Brocas em promoção?

Tipos de brocas

As brocas mais comuns de se encontrar em kits de brocas são as para concreto e madeira, sendo que alguns kits trazem também brocas especiais para serem utilizadas em metais. Ainda é possível encontrar brocas especiais que servem para qualquer superfície ou para superfícies extremamente delicadas, como vidro. Vamos falar um pouco sobre elas.

Broca para madeira

As brocas indicadas para madeira costumam ter uma ponta tripartida (quase como um pequeno tridente) e ranhuras mais atenuadas, para melhorar a saída dos resíduos da madeira enquanto o furo é feito. Geralmente, quando vêm nos kits de broca e por serem feitas de aço carbono, são de cor preta, fazendo com que seja mais fácil de serem reconhecidas.

Algumas podem ter também um corpo chato após a ponta tripartida e servem para fazer grandes buracos redondos na madeira, como aqueles feitos em escrivaninhas para passar os cabos dos eletrônicos.

Dica: sempre que for furar madeira, faça uma pausa entre os furos, pois a rotação pode esquentar a madeira, levando até mesmo a início de focos de fogo.

Aproveite:

Brocas para concreto e alvenaria

As brocas para paredes de concreto e alvenaria também tem uma ponta diferente: um pouco mais arredondada do que a broca de madeira, elas trazem um pequeno relevo nas laterais, lembrando um pouco a ponta de uma lança ou seta. Elas costumam ser feitas de material mais duro, já que são usadas em materiais mais densos.

O diâmetro da cabeça também costuma ser maior do que do corpo. Isso serve para que os resíduos possam ser levados para fora pelo próprio movimento do aparelho e também permite que essas brocas sejam usadas junto com a função martelete da furadeira (o que não é indicado para as brocas para madeira, por exemplo).

Na hora de decidir o tamanho do furo, o ideal é considerar o diâmetro da ponta da broca e não o do corpo.

Se você acabou de comprar sua furadeira, este é provavelmente o tipo de broca que você mais irá utilizar, seguido pelas brocas de madeira.

Brocas para metal

As brocas feitas para perfurar metal são as com a cabeça mais “normal” entre as três já citadas neste artigo, mas ao mesmo tempo seu corpo possui as ranhuras mais profundas entre todas elas, como modo de retirar o excesso de material do furo e costumam ser feitas de aço rápido, uma liga específica de aço que é mais resistente à altas temperaturas.

Nossa dica para furar superfícies de metal é considerar o torque do aparelho mais do que a velocidade, já que é ele que fará a “força” para perfurar o metal.

Na imagem, é possível ver bem a diferença da ponta de cada tipo de broca. Da esquerda para a direita: broca para metal, broca para madeira, broca para concreto (Fonte: Pixabay)

Outros tipos de broca

Além desses três modelos básicos, existem outros tipos de brocas que podem ser utilizados com materiais específicos, como as brocas “serra copo”, utilizada para buracos com vários centímetros de diâmetro; e as brocas de vidro, especiais para realizar furos em superfícies de vidro, que é um material bastante frágil e não suporta a fricção dos tipos de broca mais comuns.

O que é o mandril?

Mandril é a parte da ponta da furadeira em que você encaixa a broca. Elas têm suas medidas apresentadas em polegadas e frações, que se referem à circunferência mínima de uma broca que o mandril consegue segurar.

Por exemplo, um mandril de ½ polegada (13mm) suporta brocas de 2 a 13mm de diâmetro; o mandril de ⅜ polegada (10mm) suporta brocas de 0,8 a 10mm; já o mandril de ⅝ (16mm) suporta brocas de 3 a 16 mm de diâmetro. Com essas informações, você pode procurar a broca que irá se encaixar perfeitamente na sua ferramenta.


Aproveite para comprar sua furadeira ou broca com nossos cupons de descontos e aproveite as melhores ofertas de utensílios domésticos da internet em um só lugar! Prepare sua Lista de Desejos e não perca nenhuma promoção.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!