Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Quais os tipos de broca para furadeira?

Saiba quais tipos de broca para furadeira são melhores para cada situação e como utilizá-las com o mandril correto para facilitar sua vida.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

9 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Se você já comprou ou está pensando em comprar uma furadeira (ou até mesmo uma furadeira parafusadeira) para ter mais autonomia ao realizar pequenos reparos domésticos ou montar móveis, já deve ter percebido que “broca” e “mandril” são palavras que aparecem constantemente na descrição dos produtos e conhece-las têm grande importância na hora de fazer sua escolha. Para um pessoa inexperiente no assunto, os diferentes tipos de broca podem gerar confusão.

Sabendo que existem diferentes tipos de brocas, elas podem se diferenciar em relação ao tamanho e materiais que são capazes de perfurar. Antes mesmo de escolher as brocas, é preciso ficar atento ao mandril (a “ponta” da furadeira) que define quais são os tamanhos que podem ser utilizados por cada equipamento.

Vamos explicar agora como escolher o melhor conjunto de brocas para o seu cotidiano e ter certeza de que elas irão servir na sua furadeira.

Qual a função da broca da furadeira?

Como é de conhecimento geral, a furadeira é utilizada para criar furos em paredes, pedaços de madeiras e até mesmo outros materiais, com aparelhos voltados para uso doméstico ou até mesmo para grandes usos comerciais.

Apesar do motor do aparelho ser o responsável por criar uma rotação com velocidade suficiente para que a furadeira funcione, é a broca que realmente está na linha de frente do trabalho. É ela que gira e faz a pressão sobre a superfície em que será feito o furo. A broca é encaixada à ponta da furadeira (o chamado mandril) e pode ser trocada como for conveniente.

A broca pode ser feita de diferentes materiais. Apesar de seu formato ser quase idêntico, há algumas mudanças importantes no corpo e principalmente ponta para melhor se adaptar ao uso ao qual ela é mais indicada. Elas também costumam vir em kits de diferentes tamanhos, o que muda o diâmetro do furo que será feito com cada uma delas: desde os pequenos até os maiores.

É importante conhecer o uso indicado para cada tipo de broca, pois o mau uso do material pode danificar tanto a furadeira quanto a superfície.

Tipos de broca

As brocas mais comuns de se encontrar em kits de brocas são as para concreto e madeira, sendo que alguns kits trazem também brocas especiais para serem utilizadas em metais. Ainda é possível encontrar brocas especiais que servem para qualquer superfície ou para superfícies extremamente delicadas, como vidro. Vamos falar um pouco sobre elas.

Broca para madeira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dentre as brocas ideais para madeira, a broca serpentina se destaca por se útil tanto com madeiras duras, quanto com macias, além de também poder ser utilizada em madeiras úmidas. Por possuir um formato em espiral, a broca serpentina permite uma perfuração com avanço rápido.

A broca de três pontas também é uma opção para madeiras, pois além de servir para diferentes tipos, seu corpo feito de aço carbono possui uma maior resistência ao calor. E por último, a broca chata, que possui a capacidade de perfuração de até 20cm, sendo uma alternativa para chapas mais grossas de madeira.

Dica: sempre que for furar madeira, faça uma pausa entre os furos, pois a rotação pode esquentar a madeira, levando até mesmo a início de focos de fogo.

Brocas para concreto e alvenaria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando falamos em broca para concreto e alvenaria, um dos principais destaque é sem dúvida a broca widea. Sua ponta é maior que seu corpo, e possui um formato pontiagudo, permitindo perfurar facilmente uma parede. Mas, apesar de ser uma das melhores opções para concreto e alvenaria, ela não serve para metais ou madeira.

A broca SDS se mostra como uma alternativa bem completa para alvenaria, servindo não só para os mesmos usos da widea, mas também para perfurar basalto, granito e tijolo.

Na hora de decidir o tamanho do furo, o ideal é considerar o diâmetro da ponta da broca e não o do corpo.

Se você acabou de comprar sua furadeira, este é provavelmente o tipo de broca que você mais irá utilizar, seguido pelas brocas de madeira.

Brocas para metal

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dentre as brocas feitas para perfurar metal, o principal destaque fica para broca de aço rápido. Ela possui um formato cilíndrico, com pontas que se assemelham a uma hélice, permitindo cortes na perfuração em ambos os lados. E caso o trabalho exija muito da peça, a broca de aço rápido possui uma “versão” coberta em titânio, que possui uma maior resistência.

Nossa dica para furar superfícies de metal é considerar o torque do aparelho mais do que a velocidade, já que é ele que fará a “força” para perfurar o metal.

Outros tipos de broca

Além desses três modelos básicos, existem outros tipos de brocas que podem ser utilizados com materiais específicos, como as brocas “serra copo”, utilizada para buracos com vários centímetros de diâmetro; e as brocas de vidro, especiais para realizar furos em superfícies de vidro, que é um material bastante frágil e não suporta a fricção dos tipos de broca mais comuns.

Qual tipo de broca comprar primeiro?

Tendo identificado qual o tipo de broca necessária para realizar a perfuração desejada, uma boa escolha para quem está para começar, até para quem adquiriu sua primeira furadeira recentemente, é comprar um kit de brocas. Os kits podem ser tanto de um tipo específico, quanto de tipos e tamanhos variados. É uma boa opção por ser facilmente encontrado em um preço acessível; a quantidade presente nos kits também pode variar de 4 até 26 peças, e vai te ajudar a economizar tempo quando precisar realizar a troca de brocas conforme o buraco for aumentando de tamanho.

A broca de três pontas, muitas vezes referida como “broca tradicional”, tende a ser uma escolha comum pela abrangência de seu uso. Perfurar madeira pode ser parte tanto de uma obra grande, quanto de uma mudança pontual em sua casa. Portanto, um kit de broca de três pontas pode ser uma boa escolha para começar, com seus preços variando entre R$ 9,90 até R$ 32,90.

O que é o mandril?

Mandril é a parte da ponta da furadeira em que você encaixa a broca. Elas têm suas medidas apresentadas em polegadas e frações, que se referem à circunferência mínima de uma broca que o mandril consegue segurar.

Por exemplo, um mandril de ½ polegada (13mm) suporta brocas de 2 a 13mm de diâmetro; o mandril de ⅜ polegada (10mm) suporta brocas de 0,8 a 10mm; já o mandril de ⅝ (16mm) suporta brocas de 3 a 16 mm de diâmetro. Com essas informações, você pode procurar a broca que irá se encaixar perfeitamente na sua ferramenta.


Aproveite para comprar sua furadeira ou broca com nossos cupons de descontos e aproveite as melhores ofertas de utensílios domésticos da internet em um só lugar! Prepare sua Lista de Desejos e não perca nenhuma promoção.