Promobit
Guias de Compra

Como escolher uma furadeira elétrica

Saiba as característica principais na hora de escolher sua furadeira elétrica e garanta um produto prático para sua casa

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

26 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

As furadeiras elétricas são uma das ferramentas mais práticas para quem quer fazer aquelas pequenas instalações ou manutenções em casa sem precisar chamar algum técnico toda hora. Com preços bastante acessíveis, é possível encontrar modelos dos mais básicos aos mais completos e escolher uma furadeira elétrica que melhor se encaixa na sua vida.

Para que serve uma furadeira?

Em geral, as furadeiras servem para criar furos nas paredes ou em outros materiais. Esse furos podem ser usados para fixar prateleiras ou pendurar cortinas e quadros, por exemplo.

Existem diversos modelos de furadeira, podendo ser entendidas para uso profissional ou doméstico. A potência do aparelho juntamente com a presença de funções como martelete e impacto irão determinar quais tipos de superfície ela consegue furar. Além disso, ela pode contar com diferentes níveis de velocidade e modelos broca.

É possível encontrar no mercado as furadeiras básicas, para uso padrão, mas existem também outros modelos, como a furadeira de coluna, que possui uma base que lembra uma coluna e é muito usada para perfurações pesadas; furadeira de bancada, para furos pequenos; e furadeiras múltiplas, que funcionam para produções em série, com muitos furos sendo feitos no mesmo plano.

Características principais de uma furadeira

furadeira

Mesmo sem ser um profissional no assunto, você pode comprar uma ótima furadeira prestando atenção em alguns aspectos práticos do aparelho. Vamos falar sobre alguns deles aqui.

Potência

Medida em watts (W), a potência é a medida da “força” do aparelho e também indica os tipos de materiais em que a ferramenta pode ser usada. Em geral, varia entre 400 W até 1500 W, dependendo do modelo. Para um uso doméstico, uma furadeira com 500 W é o suficiente, sendo capaz de perfurar a maior parte das superfícies. Já para uso profissional, modelos com pelo menos 700 W são os mais indicados.

Nas especificações técnicas de cada modelo, é possível verificar os materiais indicados para o aparelho, assim você pode ter uma ideia se a furadeira terá potência suficiente para você.

Leia mais: qual a diferença entre furadeira e parafusadeira?

Função impacto ou martelete

A função de impacto utiliza pressão (de forma similar ao martelo) para, junto com a função de giro, furar mais facilmente as superfícies mais duras, como alvenaria e concreto. Normalmente, as furadeiras com função de impacto trazem a função normal, permitindo que você ative o martelete apenas quando for necessário.

Velocidade reversa

Outra ótima função para ajudar no trabalho. Ela permite que você inverta o sentido de giro da broca. É uma função útil principalmente para retirar a broca do material após uma perfuração, principalmente quando estiver lidando com materiais mais duros.

Mandril

É a parte da ponta da furadeira em que você encaixa a broca. Elas têm suas medidas apresentadas em polegadas e frações, que se referem à circunferência mínima de uma broca que o mandril consegue segurar.

Por exemplo, um mandril de ½ polegada (13mm) suporta brocas de 2 a 13mm de diâmetro; o mandril de ⅜ polegada (10mm) suporta brocas de 0,8 a 10mm; já o mandril de ⅝ (16mm) suporta brocas de 3 a 16 mm de diâmetro. Com essas informações, você pode procurar a broca que irá se encaixar perfeitamente na sua ferramenta.

broca de furadeira

As melhores furadeiras do mercado

Diversos modelos bons podem ser encontrados no mercado. É importante sempre lembrar que não existe um modelo que será o melhor para todos os casos, muito vai depender das suas necessidades, do quanto você está disposto a investir, em quais materiais você pretende utilizá-la e outras coisas.

Para saber mais, fizemos um rank com modelos de furadeira que consideramos ótimos produtos. Leia mais em: as melhores furadeiras de 2018.


Perdeu a Black Friday? Não tem problema, ainda estão rolando boas promoções de furadeira e você poderá encontrar o modelo ideal para você.