Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Quais os principais tipos de calça jeans e como escolher?

A moda está sempre mudando, mas os jeans são atemporais. Neste texto você vai conhecer os principais tipos de calças jeans para ter no seu guarda-roupa!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

18 de mar de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O jeans é uma peça que pode ser usada em diversas ocasiões, mas isso não significa que exista somente um modelo. Inclusive, atualmente temos vários tipos de calça jeans nas lojas e pode ser um pouco confuso escolher uma. Por isso, preparamos um artigo com os principais tipos de calça jeans masculina e como combinar com suas roupas e ocasiões. Confira!   

Quais os principais tipos de calça jeans?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Quais os principais tipos de calça jeans?

Apesar do setor masculino na moda ser mais limitado quando falamos de opções, ainda existe uma grande variedade de tipos de calça jeans disponíveis para os homens escolherem e compor o guarda-roupa. Veja quais são:

Calça jeans Slim Fit

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: site Americanas

Para começar, dentre os principais tipos de calça jeans está o Slim Fit. Este é o mais usado pelos homens por ser um modelo confortável e que se ajusta ao corpo. Sua modelagem começa reta no quadril e permanece assim até mais ou menos a altura do joelho, quando o corte começa a afunilar indo assim até o calcanhar, mas sem exageros.

Este é um tipo de calça jeans que fica bem em qualquer tipo de corpo e que vai poder ser usado em qualquer ocasião dependendo da sua lavagem.

Calça jeans Skinny

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: site Zattini

Diferente do modelo anterior a Skinny é um tipo de calça jeans que começa justo desde a cintura e permanece até o calcanhar. Ou seja, ela realça bem as curvas masculinas, mas pode ser um pouco desconfortável, principalmente se o modelo for justo demais e não der match com o seu biotipo. Por isso, esse modelo sempre é recomendado provar, pois alguns tecidos jeans possuem mais elastano que outros. 

Além disso, essa não é uma peça para qualquer ocasião, principalmente dependo da lavagem. A calça skinny é normalmente mais usada em looks casuais.

Calça jeans Straight ou reta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: site Taco

Este certamente é outro modelo que está entre os principais tipos de calça jeans mais usados. A jeans Straight ou tradicionalmente conhecida como reta é um modelo básico, confortável e que abraça diferentes biotipos. Ele está disponível em diversas lavagens que o torna tanto despojado como mais sóbrio.

Mas mesmo sendo um modelo fácil de ficar bom, não deixe de provar, pois há variações no tamanho, e calças largas demais podem não cair tão bem se essa não for a intenção no look.

Calça jeans Bootcut

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: site Coowboy Store

Agora um dos tipos de calça jeans pouco utilizados em certas regiões é o Bootcut. Esse modelo foi pensado para ser usado com botas, assim como na imagem. Sua modelagem assim como a slim fit começa com corte reto do quadril até os joelhos, mas a partir daí começa a ficar mais larga e continua assim até chegar ao calcanhar. 

Apesar de atualmente ser muito utilizada por Cowboys pela comodidade de calçar as botas, nos anos 70 esse modelo também fez muito sucesso e era chamado de calça Flare.

Calça jeans  Relaxed ou Loose Fit

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: site AliExpress

Por fim, temos a calça Loose Fit ou Relaxed. Esse modelo traz como princípio o conforto, então são normalmente bem mais largas que os outros modelos, principalmente no quadril e pernas. Inclusive, na década de 90 esse modelo recebia o nome de calça Big.

Por ser um modelo que sobra muito tecido, não é indicado para todas as ocasiões, pois deixa o look extremamente despojado e “relaxado”.

Como escolher o tipo de calça certo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Certamente existe aquela camiseta ou calça que você tem no guarda-roupa mas nunca consegue usar. Provavelmente isso acontece porque você não levou em consideração alguns fatores no momento da compra e só levou pelo preço ou pela correria. Então preparamos uma lista para ajudar você a escolher o tipo de calça jeans certa.

1. Leve em consideração o seu guarda-roupa 

Às vezes levamos uma pensa sem pensar no conjunto e quando provamos com o restante das nossas roupas parece que não ficou legal. Isso acontece porque no momento da compra não levamos em consideração o nosso guarda-roupa. Por exemplo, como eu vou combinar uma calça Loose Fit com uma camisa social? E aí já vamos ao próximo tópico!

2. Entenda o seu estilo pessoal

Quando paramos para analisar o nosso guarda-roupa identificamos um padrão inconsciente, e neste padrão está o seu estilo pessoal. Dessa forma será mais fácil no momento de encontrar não só um tipo de calça jeans que fique bem no seu guarda-roupa mas que você se sinta confortável usando. Por exemplo:

  • Casual: Que gostam de usar tons mais neutros e peças mais básicas como camisetas, camisas, jeans sem detalhes ou calça de sarja, sapatênis blazer ou jaquetas etc;
  • Social: Como o nome já diz um guarda-roupa mais dominado por camisas, gravatas, ternos, jeans neutros e de corte ajustado ao corpo etc;
  • Esportivo: Fã de conforto e de marcas esportivas, moletons, camisetas básicas e tênis.
  • Despojado: Um estilo simples beirando ao casual, contudo um pouco menos “arrumado”. Camisetas estampadas, gola V, camisa xadrez, coletes, blazer e um jeans para compor as peças de cima. 
  • Surfwear: O estilo em si começou com os amantes de praia, mas com as lojas de surfwear o estilo se estendeu aos esportistas de prancha, seja a de mar ou da de skate. Por isso, esse é um estilo bem específico para quem se identifica com o público desses esportes. 

3. Prove as peças

Para fechar a sessão de dicas a unânime é: prove! Ao provar você consegue perceber se o tecido ficou bom, se o tamanho está bom e se o modelo te favoreceu. Além disso, ver a peça no corpo ajuda na visualização das peças que você quer em casa para ver se a calça vai ficar legal com as suas roupas. Ou seja, só sucesso!  

Então agora que você já tem o manual com os principais tipos de calça jeans espero que encontre a que melhor te representa! Boa sorte!


Ei, não deixe de conferir as nossas promoções de roupas masculinas e use o cupom C&A para ganhar ainda mais desconto!