Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Conheça as principais tecnologias de amortecimento para tênis

Separamos seis tecnologias de amortecimento para o tênis para você escolher de forma mais acertada o calçado para caminhar ou praticar atividade física.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

15 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de escolher um tênis para correr, caminhar, ir a academia ou praticar qualquer outro tipo de atividade física, precisamos que ele seja bem seguro para o nosso pé e que tenha características específicas para a atividade que vamos praticar. Em qualquer um dos tipos de treino, é necessário que ele tenha pelo menos uma das tecnologias de amortecimento para tênis. 

É esse amortecimento que vai garantir o nosso conforto ao usar o tênis e a pisar com ele, pois ele diminui o impacto do corpo em atrito com o solo. Isso também evita possíveis lesões no tendão e até na coluna, além de garantir mais desempenho para uma prática prolongada de atividade física. Por isso, neste artigo separamos seis tecnologias de amortecimento para tênis para você conhecer. 

Boost

Tênis adidas UltraBoost U - Feminino
Tênis Adidas Ultraboost U

A tecnologia Boost pertence a Adidas e surgiu em 2013. O nome vem do material utilizado para produzir a entressola do tênis (parte própria para o amortecedor, entre o solado do calçado e a palmilha), que é também conhecido como TPU (Poliuretano Termoplástico Expandido). O material do Boost é formado por partículas de poliuretano que se expandem até formar células fechadas com pequenas bolsas de ar dentro. 

Um dos diferenciais do Boost em relação aos outros materiais utilizados para a produção de entressolas (que geralmente não feitas apenas com EVA) é o conforto e a maciez, além de esse tipo de tênis ter se tornado referência em athleisure (moda que mistura produtos esportivos às produções do dia a dia). 

Wave e Infinit Wave

Tênis Mizuno Wave Sky 3 Masculino - Azul
Tênis Mizuno Wave Sky 3

Essas são tecnologias de amortecimento da Mizuno que garantem melhor performance na corrida, pois proporcionam melhor absorção de impacto, máximo amortecimento e estabilidade. A Infinity Wave ainda é mais completa e proporciona ao tênis suportes laterais para uma pisada mais estável. Na parte frontal, o EVA é formado para “interagir” com os pés e se adequar ao formato dele, assim o final da passada de pé se torna mais suave. 

U4icX

Outra tecnologia da Mizuno, a U4icX é baseada no chamado U4ic, uma combinação de polímeros que oferecem amortecimento e conforto. Ela garante ainda uma textura macia à entressola do tênis e durabilidade nas áreas de impacto. Por fim, ela também ajuda o tênis a responder rapidamente às passadas do praticante da corrida, o que evita que ele desperdice energia do corpo desnecessariamente.  

Flytefoam e Flytefoam Propel

Essas tecnologias são da Asics e funcionam da seguinte maneira: microfibras de celulose são adicionadas à espuma de EVA da entressola para dar mais leveza, conforto e durabilidade ao tênis e ao praticante da atividade física. Segundo a Asics, esse é o material de entressola mais leve já fabricado pela marca. 

Já na tecnologia Flytefoam Propel são adicionados elastômeros de alta responsividade à espuma de EVA da entressola, apesar de o objetivo ainda ser maior durabilidade, conforto e leveza do tênis. Os elastômeros nada mais são do que polímeros (partículas plásticas) que conseguem se expandir e voltar ao normal automaticamente. Logo, ele se adequa a passada do praticante da atividade física e garante melhor retorno de energia e performance. 

Gel

Tênis Asics Gel-Contend 6 - Feminino
Tênis Asics Gel-Content 6

Para maior absorção de impacto, desde 1986 a Asics também utiliza a tecnologia em Gel nos seus calçados. Presentes principalmente nas áreas de maior carga no momento de impacto da pisada (como no calcanhar e na articulação do dedão do pé), ela também serve para reduzir a fadiga muscular, proteger o pé e proporcionar conforto. 

Lunarlon 

Tecnologia da Nike, a Lunarlon chama a atenção por fornecer amortecimento bem leve e elástico para o pé. Ela é aplicada na estrutura em phylon comum (espuma em EVA) dos calçados da marca e reduz a pressão de impacto em pontos de maior tensão do pé, oferecendo uma sensação mais suave na passada. 

Air Max 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Tênis Nike Air Max Tailwind IV SP

Se você acompanha as novidades sobre tênis ou esportes, é difícil que não conheça a tecnologia Air Max. Ela é uma evolução da tecnologia Air e a ideia inicial é que ficasse visível para que todos pudessem ver os benefícios desse tipo de amortecimento. A tecnologia nada mais é do que diversas cápsulas de ar ao longo de todo o solado do tênis, sem o uso de espuma. 


Agora que você já sabe quais são as principais tecnologias de amortecimento para tênis, dê uma olhada nas nossas promoções de calçados masculinos e promoções de calçados femininos para encontrar o seu!Use um cupom Centauro ou cupom Netshoes para pagar mais barato ainda!