Promobit
Promobit
Promobit Explica

Empresas são obrigadas a fazer a conversão de gás GLP para gás natural?

Saiba o que é a conversão de gás GLP para gás natural, suas vantagens e se as empresas são mesmo obrigadas a fazê-la para você.

Empresas são obrigadas a fazer a conversão de gás GLP para gás natural?

26 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você precisa ou está pensando em fazer a conversão de gás GLP (o de botijão) para gás natural (encanado) e não sabe como proceder, quem contatar ou os custos disso? Neste artigo, respondemos todas essas questões! Por segurança, as empresas dos fogões, como Consul, Electrolux e Atlas, são obrigadas a mandar profissionais especializados para realizar o serviço, que tem alguns custos. Você também pode optar por acionar a seguradora da sua casa, se quiser. Entenda tudo sobre conversão de gás agora. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Fogão em promoção? 

O que é a conversão de gás e quais são as suas vantagens? 

Converter o gás significa dizer que você vai deixar de utilizar o botijão de gás distribuído por empresas, como Ultragaz, Lutegas e Supergasbras para tê-lo encanado diretamente da rua para o seu fogão. Basicamente, você não precisará gastar mais dinheiro com botijões, mas em troca receberá uma nova conta em casa: a de gás, como se fosse de energia elétrica. 

O gás encanado é o natural, enquanto o de botijão é o GLP (gás liquefeito de petróleo). Na hora da utilização, existem algumas diferenças entre eles, algumas vantagens que o gás natural leva e é por isso que muita gente opta por tê-lo em casa. Por exemplo, ele é mais seguro, já que é mais leve que o GLP e por isso se dissipa mais facilmente no ar caso haja vazamento (vamos imaginar que você tenha deixado uma boca do fogão aberta sem acender as chamas), o que evita explosões. Além disso, o fluxo dele é contínuo, então o fogo oscila menos em comparação ao GLP. Por fim, o gás natural  não contém enxofre, componente altamente poluente. 

É importante dizer que a conversão não serve só para fogões (tanto os de piso como os de embutir), mas também contemplam cooktops.

Leia também: 
  • Melhores fogões para comprar
  • Melhores fogões 4 bocas para comprar
  • Melhores cooktops para comprar

Como fazer a conversão de gás no meu fogão? 

Boca Fogão

Para fazer a conversão de gás no fogão, primeiramente é necessário saber se o gás encanado já está disponível na sua rua, senão tchau, tchau gás natural. Isso você descobre entrando em contato com a distribuidora de gás do seu estado ou cidade. Em São Paulo, por exemplo, é a Comgás. Dá para consultar no próprio site, na maioria das vezes, se a sua rua já é atendida pelo gás encanado, mas você também pode ligar para a distribuidora e perguntar. 

Depois, você vai instalar o gás natural na sua residência e então converter o GLP. A instalação deve ocorrer antes, principalmente para ser possível verificar algum vazamento após a conversão. Isso significa alguns custos, de materiais e até a própria instalação e conversão, mas algumas marcas fazem parte do processo gratuitamente. Cada uma tem o seu jeito de trabalhar e você vai saber mais sobre isso nos tópicos abaixo.

Importante: todos esses processos devem ser feitos pela marca do seu fogão ou então por um serviço de seguradora, como a Porto Seguro. Não faça sozinho, pois isso pode custar a sua vida. Gases são altamente inflamáveis e explosivos, então é necessário cuidado. 

As empresas são obrigadas a fazê-la por mim?

Sim, pois a conversão só é necessária porque o fogão vem, da fábrica, preparado para receber o gás GLP. Porém, como dissemos, cada marca tem a sua forma de trabalhar. Algumas cobrem todos os custos, algumas só de algumas partes do processo. Pesquisamos nos sites das marcas Consul, Electrolux e Atlas qual é o passo a passo de cada uma para explicitar aqui no artigo.

Consul

Para fazer a instalação e conversão de gás em fogões Consul, é necessário agendar uma visita técnica. Você tem até 90 dias após a compra do seu fogão novo para solicitar o serviço e então os custos de mão de obra da instalação e conversão serão gratuitos, assim como o kit de conversão. Contudo, o kit de instalação deve ser adquirido por você, mas pode ser comprado na própria loja da Consul. Na verdade, quando consultamos o produto no site da marca, ele estava indisponível, mas ao pesquisar em outras lojas percebemos que o produto custa entre R$100 e no máximo R$200.

Já se o seu fogão Consul não tiver sido adquirido recentemente (após esses 90 dias) você deverá arcar com os custos de mão de obra e de todos os kits.

Electrolux

Na Electrolux, é realizada a instalação e conversão do gás, desde que o produto esteja na garantia e seja a primeira tentativa de conversão. Porém, todas as despesas com conexões e produtos para realizar a instalação e conversão ficam por conta do consumidor, somente a mão de obra é paga pela marca. A Electrolux também esclarece que, se houver necessidade de adequar nichos, bancadas e outras instalações por conta da conversão, isso não está incluso.

Não fica claro como alguém que já tem um fogão Electrolux fora da garantia deve proceder.

Atlas

Já na Atlas, para solicitar a conversão do fogão, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento da marca pelo site e preencher um formulário de contato. Se quiser, você também pode fazer isso pelo telefone. Ao entrar em contato, é importante ter em mãos a nota fiscal e o número de série do seu eletrodoméstico, que pode ser visto na etiqueta de identificação, localizada no painel traseiro do fogão (isso pode ser um problema se o seu fogão for de embutir e se você já o tiver colocado no lugar).

O restante do processo é bem parecido com o da Consul: se o seu fogão for novo, a conversão é gratuita (desde que seja a primeira) em até 90 dias após a emissão da nota fiscal e contempla a mão de obra e troca de injetores e registros internos do produto. Já o serviço de instalação, conexões, mangueiras, válvulas e outros acessórios devem ser pagos pelo consumidor.

Importante: se você já tiver o seu fogão há mais de 90 dias e precisar fazer a conversão de gás, mas a marca não o cobrir, você também pode entrar em contato com a distribuidora de gás da sua cidade e agendar o serviço.


Quem aproveita as promoções de fogão do Promobit paga mais barato! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais!

Veja também