Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Para o inverno: chegou a hora de comprar um aquecedor?

Confira nosso artigo para saber se está na hora de comprar um aquecedor para sua casa e passar os dias frios de maneira mais confortável.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

17 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Sofá, pipoca, coberta e um bom filme ou série na TV. Para o conforto nos dias frios, só falta um aquecedor e tudo fica melhor ainda. O aparelho é um ótimo aliado para deixar cômodos mais quentes. Pensando nas baixas temperaturas em algumas regiões do Brasil, será que chegou a hora de comprar um aquecedor? É isso que vamos analisar neste artigo.

Tipos de aquecedores

É importante conhecer os tipos de aquecedores e como eles funcionam antes de decidir se chegou a hora de comprar um ou não. Os modelos têm diferença de preço, modo de uso e algumas peculiaridades: alguns deles são indicados para ambientes maiores e outros para lugares menores; essa diferença influencia inclusive no desempenho do aparelho.

Aquecedor halógeno

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aquecedor halógeno funciona por meio de resistências que, quando conectadas à energia elétrica, esquentam e aquecem o cômodo bem rapidamente. Por isso, ele é recomendado para ambientes pequenos, que você quer esquentar antes de realmente ficar nele. Então, quando resolver realmente descansar, desligue o aparelho e curta o momento.

A desvantagem deste tipo de aquecedor é que, além de esquentar a resistência, ele também aquece o próprio aparelho, o que pode ser perigoso para animais de estimação e crianças, que, sem querer, podem ter contato com o aparelho e se machucar ou causar acidentes. O aquecedor halógeno também consome muita energia elétrica e resseca o ar do ambiente, por justamente transformar o gás oxigênio em calor.

Atenção: não utilize o aquecedor halógeno em um ambiente totalmente fechado (isso pode causar queda de oxigenação à longo prazo) e não durma enquanto ele estiver ligado, justamente porque a falta de oxigenação causa perda de consciência. 

Aquecedor à óleo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Indicado para ambientes maiores, porque leva mais tempo para esquentar, o aquecedor à óleo também é elétrico, mas funciona de maneira diferente: a resistência dele não aquece o ambiente diretamente, mas sim o óleo que circula por dentro de todo o aparelho, o que emana calor. Por conta disso, a distribuição de calor com este tipo de aquecedor se torna mais eficiente. O aquecedor à óleo também faz menos barulho que o aquecedor halógeno.

Aquecedor cerâmico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aquecedor cerâmico também funciona por meio de uma resistência elétrica, mas, neste caso, a função dela é esquentar uma placa de cerâmica presente no aparelho, que acaba por aquecer o ambiente de maneira uniforme.

O interessante dos aquecedores cerâmicos é que alguns modelos têm a função de emergência: o aparelho desliga sozinho se algo abafar a saída de ar. Além disso, você pode escolher aparelhos portáteis ou que ficam presos na parede, igual aos ar-condicionados. Alguns ainda desligam sozinhos se você optar por programar uma temperatura específica: quando ele alcançar essa temperatura, desligará automaticamente; depois, voltará a funcionar se o ambiente ficar muito frio. Por isso, essa é uma boa opção para quem tem crianças em casa.

Por que investir em um aquecedor? 

Um aquecedor pode ser um aliado para ambientes e banhos mais quentes. Você pode deixá-lo ligado no banheiro um tempo e, quando for entrar no chuveiro, tirá-lo dali e aproveitar o ambiente quente. O aparelho também é interessante para calores direcionados, como para aquecer os pés, ou para quando você receber visitas em casa e quiser que todos fiquem confortáveis.

Desvantagens e cuidados com aquecedores 

Independentemente do tipo de aquecedor que você escolher para sua casa, existem alguns cuidados que devem ser tomados quanto ao manuseio, conservação e uso dele, para que não ocorram acidentes nem imprevistos. 

  • Não deixe roupas nem objetos apoiados em cima de qualquer aquecedor, pois podem tapar a saída de ar deles. Da mesma forma, não deixe os aparelhos próximos a cortinas ou tapetes;
  • Não use aquecedores halógenos no banheiro ao mesmo tempo em que toma banho ou em ambientes úmidos, pois o contato da resistência com a água pode causar um curto circuito.

Além disso, há que se considerar o consumo de energia elétrica de cada aparelho para decidir qual o melhor custo-benefício no momento da compra.

Afinal, chegou a hora de comprar um aquecedor?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se na sua cidade está fazendo frio, você acha que as meias e cobertas não estão sendo suficientes e gostaria de ficar mais confortável, chegou a hora sim de comprar um aquecedor. O aparelho é um aliado nos dias em que a temperatura está em apenas um dígito e pode te proporcionar momentos melhores de lazer.


Aproveite nossas promoções de aquecedores para economizar! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino sua compra pode ficar ainda mais barata!