Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Panela para cooktop por indução: melhores opções para sua cozinha

Veja uma seleção de panelas para cooktop por indução e use os utensílios corretos no seu novo eletrodoméstico!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

2 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Cozinhar é um prazer que algumas pessoas gostam de desfrutar, principalmente se a cozinha está equipada com os eletrodomésticos de desejo. E nos últimos meses o cooktop por indução ganhou o coração de muitos consumidores pela sua praticidade e segurança na cozinha, contudo alguns cuidados com o equipamento são necessários, como a utilização de utensílios corretos por exemplo. Então hoje vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre panela para cooktop por indução para você que está pensando em trocar o seu. 

Por que utilizar uma panela específica para cozinhar no cooktop por indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O cooktop por indução tem um funcionamento diferente dos demais fogões e cooktops presentes no mercado, ele não aquece a superfície da boca e sim a panela. Esse aquecimento ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, então as panelas utilizadas nele necessitam ter um material que transmita essas correntes em calor para os alimentos. 

Então ter um bom funcionamento do seu fogão e uma comida cozida por igual é o principal motivo para adquirir uma panela que seja feita para ser utilizada em um cooktop ou fogão de indução. 

O que acontece se utilizar uma panela comum no cooktop por indução?

Ao tentar usar uma panela que não seja apropriada para o cooktop de indução você simplesmente não terá efeito nenhum em sua comida ou utensílio. Isso porque o cooktop necessita de uma camada de ferro preparado para receber as ondas eletromagnéticas e transformá-las em calor. Além disso, pode danificar o seu cooktop por estar colocando um recipiente não preparado em contato com a boca do fogão ligada. 

Quais os tipos de panela para o cooktop por indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As panelas para fogão de indução precisam ter uma camada de ferro ou materiais derivados que permitam a indução magnética como panelas de inox, ferro fundido ou de fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox). Alguns modelos de cerâmica já contam com a preparação para funcionar em um cooktop de indução. 

Já as panelas que não podem ser utilizadas no eletrodomésticos são os modelos de vidro, barro, cerâmica ou cobre. 

É possível utilizar panela de cooktop de indução em fogão comum? 

É comum pensar que as panelas para cooktop de indução não vão poder ser utilizadas em nenhum outro fogão, contudo não é bem assim. As panelas feitas com fundo triplo, ferro fundido, inox ou até mesmo as de cerâmica com fundo específico para o eletrodoméstico podem sim ser utilizadas em fogão elétrico ou a gás normalmente. Apenas tenha em mente que os modelos  cooktop de indução costumam ser mais caros. 

Modelos de panelas para cooktop de indução

Para ajudar você na sua escolha, separamos alguns modelos de panela para cooktop de indução, confira.

Panela Premier Black – Le Cook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Começando pelas panelas da linha Premier Black da Le Cook, que são feitas em alumínio injetado, fundo de aço inox e contam com revestimento interno cerâmico, auxiliando a comida não grudar. Além disso, os modelos da linha possuem tampas com sistema anti gotejamento e cabo destacável já que a mesma pode ser utilizada no forno. 

Panela Marble Edition – Oster 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outra linha que pode ser utilizada no cooktop de indução é a Marble Edition da Oster. Os modelos contam com base de indução Oster e são feitas em seu corpo de alumínio com revestimento cerâmico. Apesar dos cabos parecerem de madeira, são na verdade de silicone, que não esquentam durante o uso e possuem toque macio. Essas panelas  podem ir na lava louças, mas não podem ser utilizadas no forno.

Panela Indução Prime – Brinox 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem gosta da marca Brinox, também trouxemos uma linha que pode ser utilizada em fogão por indução. A Prime conta com modelos que possuem base para o cooktop de indução, revestimento interno em cerâmica que auxilia no preparo dos alimentos, tampa em vidro temperado e alças revestidas em silicone que não aquecem durante o uso. Apesar dessa linha não pode nem ir ao forno e nem na lava louças conta com um preço atrativo em relação às anteriores.

Panela Solar – Tramontina 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha de panelas Solar da Tramontina é toda feita em aço inox de fundo triplo que garante uma distribuição uniforme do calor nos alimentos e um cozimento mais rápido. Além disso, as panelas podem ir ao forno e suportar até 260ºC, e prometem ser fáceis de lavar podendo ser até colocada na máquina lava-louças. 

Panela Indução Aço – Electrolux  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, mas não menos importante, trouxemos também uma opção da Electrolux que também conta com fundo triplo e design em aço inox. Pode ir ao forno, mas ao contrário do modelo anterior suportar apenas até 200ºC, e também pode ser colocada na máquina lava-louças. 


Quer equipar toda a casa sem gastar muito? Confira as melhores ofertas aqui no Promobit e use o cupom Amazon para ganhar ainda mais desconto.