Campanha Choice
Guias de Compra

Eletrodomésticos em inox ou branco? Analisamos as opções

Já se perguntou qual o melhor acabamento dos eletrodomésticos além da visão estética? Veja quais os prós e contras dos eletrodomésticos em inox ou branco.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

27 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A estética dos eletrodomésticos podem influenciar muito na tomada de decisão, afinal é melhor que combinem com o ambiente e tragam praticidade para o dia a dia. Mas além do visual, existem outras vantagens e desvantagens em cada um dos acabamentos e vamos falar sobre eles neste texto. Assim fica mais fácil fazer a escolha com base nas suas necessidades, e não apenas no que seus olhos veem. Então, é melhor eletrodomésticos em inox ou branco? 

Eletrodomésticos branco: vantagens e desvantagens

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Começando com os mais conhecidos aparelhos da linha branca, a principal vantagem certamente é a facilidade de encontrar diversos modelos nesta cor no mercado. A cor tradicional está presente em quase todas as coleções de eletrodomésticos, trazendo opções de preços menores para quem deseja economizar. 

Pois é, se você procura economia os eletrodomésticos brancos contam com preços mais baixos que os com acabamento inox. O esmalte responsável pela cor é mais “barato” que as placas de aço inox que cobrem o esqueleto do aparelho. Além disso, dependendo do modelo de sua cozinha, os aparelhos brancos podem se camuflar facilmente entre a decoração de armários e paredes. 

Já em durabilidade, os eletrodomésticos brancos podem amarelar com o tempo, e tendem a destacar e acumular muito mais a sujeira do ambiente, ou até mesmo a camada de esmalte começar a descascar, aparentando as ferrugens. Uma alternativa encontrada com o passar do tempo é optar pelo envelopamento específico para eletrodomésticos, assim é possível usar mais alguns anos e dar uma cara nova ao eletrodoméstico.

Eletrodomésticos inox: vantagens e desvantagens

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já os eletrodomésticos em inox possuem aquela presença, não tem como não notar uma geladeira com esse acabamento no ambiente. Além de bonito, o inox conta com muita facilidade de limpeza, sua superfície dificilmente “gruda” poeira e sujeira como ocorre com os modelos esmaltados. Pela resistência do acabamento os aparelhos em inox tendem a ter mais durabilidade também sem precisar dar aquela repaginada no visual. 

Apesar de bonito, o acabamento requer cuidados já que os arranhões ficam bem evidentes nas peças. Além disso, o inox tende a ser mais caro que a linha branca pois leva outra mão de obra para forjar o aço no corpo do aparelho, que também recebe uma camada de  crômio (um componente químico) por cima do aço, formando mais uma camada protetora a corrosão. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Eletrodomésticos evox é o melhor dos dois mundos?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os eletrodomésticos brancos e inox, temos o evox. Esse material tem o acabamento semelhante ao cobiçado inox, contudo conta com outra tecnologia e por isso tende a ser mais barato.

O evox são chapas de aço natural, revestido por zinco e resina, trazendo um acabamento mais durável que os modelos da linha branca, contudo mais frágeis que os de inox. Enquanto os modelos de aço inox se riscados são somente destacados no acabamento, os de evox ficam sujeitos aos efeitos do tempo, correndo e enferrujando. 

Trazendo poucas diferenças no acabamento como uma cor metálica mais escura e fosca, o evox garante a mesma presença dos modelos em inox na sua cozinha, podendo se tornar um eletrodoméstico de bom custo-benefício se o visual importar tanto quanto o preço.  Mas tenha em mente que só é válida uma compra de um eletrodoméstico em evox se o preço do mesmo estiver consideravelmente abaixo dos modelos da linha em inox. 

Outras opções de acabamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Qual vale mais a pena, eletrodomésticos branco ou inox?

Um acabamento que está ganhando muita presença no mercado são os modelos pretos, que podem ser encontrados tanto no esmalte, material do branco, como em pintura específica para o metal, deixando o modelo fosco. Como os modelos coloridos, os eletrodomésticos pretos são os mais caros, tanto pela estética, quanto pelos materiais utilizados na produção, como pigmentos. Apesar disso, estão sendo muito cobiçados pela imponência unida à cor que combina com tudo. 

Além da cor preta, para quem deseja um toque de requinte em sua cozinha é ainda mais facilidade na limpeza e durabilidade, se o cuidado devido for tomado, no mercado já é possível encontrar eletrodomésticos com placas de vidro em seu revestimento. Alguns exemplos são as geladeiras da linhas Glass da Panasonic que podem ser encontradas tanto no preto quanto no branco, uma alternativa ótima para quem gosta da cor clara e quer durabilidade. Ou ainda os cooktops e fogões com mesa de vidro. 

Qual vale mais a pena, eletrodomésticos branco ou inox?

Neste ponto, espero que sua dúvida sobre os eletrodomésticos brancos ou inox tenha sido sanada. Mas caso ainda precise de algumas considerações, uma boa saída é verificar o valor dos modelos e a importância da estética, isso pois modelos simples com o acabamento em inox podem ser mais caros ou ter preços semelhantes a modelos da linha branca que já contam com certa tecnologia e vantagens a longo prazo. Além disso, as promoções dos eletrodomésticos em inox tendem a acabar mais rapidamente, por isso ative sua lista de desejos aqui do Promobit para não perder os melhores preços. 


Quer receber ainda mais descontos nas suas compras de eletrodomésticos, sejam brancos ou inox? Use e abuse dos cupons Magazine Luiza e cupom Casas Bahia