Take a fresh look at your lifestyle.

Ótimas fotos com apenas um toque: tudo sobre a câmera do Galaxy Note 10 Plus

O conjunto de câmeras do Galaxy Note 10 Plus é um dos pontos fortes do aparelho, com fotos e vídeos de alta qualidade.

0

Que as câmeras dos smartphones estão melhores a cada nova geração não é novidade para ninguém. A junção entre sensores cada vez melhores, aberturas variáveis, pluralidade de lentes e maior poder de processamento torna a fotografia com smartphone mais prática, rápida e intuitiva ano após ano e a câmera do Galaxy Note 10 Plus é um ótimo exemplo deste cenário. 

Lançado em setembro de 2019, o Galaxy Note 10 Plus chegou ao mercado destacando-se também por seu conjunto óptico com câmera tripla capaz de adaptar-se a diferentes situações e necessidades de enquadramento. Aqui no blog nós já publicamos a análise completa do aparelho no artigo Analise: testamos o novo galaxy Note 10 Plus e ele é mesmo tudo isso. Depois colocamos à prova o desempenho do aparelho para games com a análise: Galaxy Note 10+: praticamente um console mobile e, neste artigo, abordaremos com mais detalhes a capacidade fotográfica do Galaxy Note 10 Plus. 

Ficha técnica da câmera: 

Câmera principal

  • Wide: 12 MP, f/1.5-1.8-2.4, 27mm
  • Zoom: 12 MP, f/2.1, 52mm estabilização óptica, zoom óptico
  • Ultrawide: 16 MP, f/2.2, 12mm 123°
  • Vídeo: 4K- 60 fps, 1080p a 240 fps ou 720p a 960 fps

Câmera frontal

  • Wide: 10 MP, f/2.2, 26mm
  • Vídeo: 2160p 30fps

 

É tirar do bolso e fotografar

Para você que não é um grande entusiasta da fotografia e só que tirar umas fotos por aí, seja aquela selfie com a galera, o bichinho de estimação ou aquele dia bonito na praia, é bem provável que com a câmera do Note 10 você comece a achar que leva jeito para fotografia. E pode até ser que sim, mas saiba que no modo automático do aparelho, tirar fotos bonitas é bem mais fácil. 

Aplicativo de câmera do Note 10 Plus no modo automático

Basta apontar o celular para o que pretende fotografar e apertar o botão. Pronto, cores vivas e cenário visível independente da situação de luz. O aplicativo da câmera é muito intuitivo e os botões na tela para alternar entre as diferentes lentes é de fácil acesso. A paisagem é muito grande ou algum elemento importante está de fora? Use a lente ultrawide com ângulo de visão de 123°. Mas se o caso for aproximar para captar mais detalhes a lente zoom pode ser acionada com um toque na tela. Já a câmera wide possui abertura variável (f/1.5-f/2.4) com capacidade ampla de desfoque. 

Modo Food para fotografar alimentos

Outros modos pré definidos da câmera são o modo Food, feito destacar as mais belas refeições ao mesmo tempo que levemente desfoca o entorno do prato; o modo Instagram, que apenas dimensiona a janela da câmera para o tamanho padrão de foto do aplicativo; e o modo noturno, que funciona bem no intuito de revelar o que está por trás do breu da noite, mas o resultado pode ser excessivo para quem busca fotos noturnas realistas. É inevitável a sensação de estar vendo uma foto noturna artificial. Logo, para fotos noturnas com visibilidade mais condizente à iluminação do horário, recomenda-se o uso do modo manual e a colocação do celular em um tripé. 

Câmera frontal com opção de ângulo mais aberto para ninguém ficar de fora

A câmera frontal também apresenta alta capacidade de desfoque para o modo retrato com o embelezamento típico das selfies. Neste modo, o Note 10 mostrou-se menos artificial e com menos aspecto de pele de borracha, mas ainda sim é artificial. A câmera também permite maiores aberturas, mas através de software para fazer aquela selfie com a galera sem que ninguém fique de fora e a posição da câmera na parte superior central da tela não mostrou-se prejudicial, nem atrapalhou a entrada de luz para selfies em ambientes internos. 

Maior precisão e liberdade para criar no modo Pro

O modo manual da câmera do Note 10 Plus recebe o nome de modo Pro e todas as especificações possíveis para uma câmera de celular estão lá. Do tripé fotográfico, Iso, abertura e velocidade de obturador a configurações mais específicas como temperatura de cor, pontos de foco quantidade disparos por click. Todos os itens em escala numérica que possibilitam configurações precisas para fotometrar a cena de acordo com a necessidade ou o objetivo da foto. 

Modo Pro que permite as configurações manuais da câmera.

Embora muitos fotógrafos profissionais já utilizem câmeras de smartphones em seus trabalhos, câmeras no modo manual, como do Note 10 Plus, ainda não são tão boas quanto as câmeras profissionais. Mas a proposta também não é essa, mas sim de disponibilizar uma ótima câmera que esteja sempre à mão, inclusive no modo manual e neste ponto a câmera do smartphone da Samsung é excelente.  

Vídeos em 4K e estabilização óptica

Desde a apresentação do Galaxy Note 10 Plus, a Samsung afirma que entre o público alvo do aparelho estão produtores de conteúdo e influenciadores digitais. Observando as características de vídeo do aparelho, existem elementos capazes de agradar esse público. A começar pela resolução em 4K (3840 x 2160) a 60 quadros por segundo. O aparelho também grava vídeos em câmera lenta a 960 quadros por segundo, mas os grandes atrativos estão na estabilização de imagem para vídeos que funciona por software de forma semelhante a uma GoPro, porém com qualidade um pouco inferior e a portabilidade com a presença da S-Pen, que permitem editar vídeos em qualquer lugar com boa usabilidade. Nada comparado a uma edição profissional, mas para pequenos vídeos para redes sociais é possível obter bons resultados. 

Um recurso que surge como novidade no Galaxy Note 10 Plus é o desfoque seletivo também para vídeos, que funciona semelhante ao modo retrato, mas, ainda sem a mesma eficiência, perdendo precisão no desfoque de bordas de rosto e com dificuldade para identificar objetos como óculos, bonés e outros acessórios. 

Galaxy Note 10+ vs Galaxy S10+ vs Galaxy Note 9

Como já foi dito, é constante a evolução das câmeras a cada nova geração, com o acréscimo de novos recursos. Mas para saber se as câmeras do Note 10 confirmam a tendência e são melhores que seus antecessores, resolvemos testar o desempenho do conjunto óptico em comparação as lentes do Galaxy S10 Plus e do Galaxy Note 9. 

Fotografamos o mesmo lugar no mesmo dia e horário, usando as diferentes câmeras dos três aparelhos, todas no modo automático. Embora não seja um teste totalmente preciso, pois a simples movimentação de uma nuvem já é capaz de interferir na iluminação do ambiente, o comparativo auxilia na análise de aspectos como cores, saturação, brilho e ângulo de cada lente. Como o Galaxy Note 9 não possui câmera ultrawide, o comparativo sobre essas lentes é apenas entre o Note 10 Plus e o S10 Plus.

Câmera Wide

Quanto à câmera Wide, a diferença entre os smartphones S10 e Note 10 é pequena, ficando mais relacionada a intensidade de cores. Enquanto no Note 9, além de apresentar um resultado mais “cinza”, o ângulo é maior na câmera wide em relação aos outros dois aparelhos, fator que pode ser considerado positivo, já que o aparelho não possui câmera ultrawide.

 Câmera zoom

Em comum entre os 3 modelos está a qualidade de resolução, porém também na lente zoom é possível perceber cores menos intensas na fotografia do Note 9. Já o S10 apresenta tons mais fortes, enquanto o Note 10, neste teste, mostrou-se mais equilibrado, com cores menos intensas que o S10, porém com maior nitidez de imagem. 

Câmera ultrawide

Já com a câmera com ângulo de visão mais aberto foi possível perceber uma inversão. Cores mais frias no Note 10, maior distanciamento do horizonte, mas uma imagem menos retangular que o S10, que além de demonstrar uma imagem com mais área lateral apresenta tons mais quentes, principalmente no verde da vegetação. 

Qual o celular da Samsung com a melhor câmera?

Neste exemplo e baseado na usabilidade que tive, o Galaxy Note 10 Plus demonstra ter o conjunto de câmera com resultado mais equilibrado. Correções precisas de imagem, tons vivos, mas próximos do que está sendo visto no momento da fotografia. O mais novo integrante da linha Note é seguido de perto pelo conjunto óptico do Galaxy S10 Plus, a ponto da diferença ser quase opcional e os aspectos apresentados facilmente corrigidos em uma futura atualização da Samsung. Já o Galaxy Note 9 como um todo ainda é um ótimo produto e suas câmeras apresentam resultados muito bons, porém um pouco inferiores aos outros dois celulares da Samsung. 


Além dos melhores preços para comprar um smartphone novo, no Promobit você encontra as melhores promoções de TV. Aproveitando um cupom de desconto como o cupom Americanas ou o cupom Submarino sua compra fica ainda mais barata. Lembrando que a Black Friday está próxima e com ela as melhores oportunidades de compras do ano.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!