Promobit
Promobit Explica

O que são as casas inteligentes? Saiba como serão as moradias do futuro

As casas inteligentes executam funções pré-determinas e aprendem com os hábitos de seus moradores.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Imagine chegar em casa após um longo dia e encontrar o ar-condicionado ligado em uma temperatura agradável, a sala com o estilo de iluminação que você mais gosta, a televisão pronta para iniciar sua série favorita, a banheira já preparada para o banho e uma refeição quase pronta no forno? Tudo controlado por seu celular ou programado previamente. Esse cenário incrível que cansamos de ver nos filmes e desenhos animados futuristas pode ser possível em um futuro bem próximo, caso você more em uma casa inteligente.

Saiba mais o que são as casas inteligentes e quais as tecnologias que no futuro podem estar no seu lar doce lar.

O que é uma casa inteligente?

Com-a-casa-inteligente-o-morador-controla-tudo-por-celular-ou-comando-de-voz
Com a casa inteligente o morador controla tudo por celular ou comando de voz

Também conhecida como casas conectadas, são moradias com alto grau de automação e que possuem inúmeros dispositivos conectados à internet e que conversam entre eles. Esses dispositivos executam funções pré-determinadas e aprendem com os hábitos de uso de seus usuários. Em uma casa inteligente é possível, por exemplo, que o aparelho de ar-condicionado regule a temperatura de acordo com a temperatura externa ou por definições prévias do morador. Janelas e cortinas também podem ser abertas ou fechadas apenas com um comando de voz.

A ideia de casas inteligentes não é nova, inclusive o termo Domótica, que pode ser definido como a  integração dos mecanismos automáticos de um espaço, surgiu na França, ainda nos anos 1980, com o intuito de melhor gerir a iluminação, conforto e segurança dos primeiros edifícios do país. Posteriormente o conceito foi aplicado à residências, proporcionando ao usuário operar as funções de sua casa através de softwares. Porém, apenas com a evolução tecnológica recente foi possível a conexão e troca de dados entre diversos aparelhos, a internet das coisas (IoT), que o conceito de casa inteligente passou a ser executável.

Internet das coisas e casas inteligentes

casa-inteligente-e-conectada
A internet das coisas possibilita a conexão de vários dispositivos

Podemos definir de forma simplificada a internet das coisas como um conjunto de dispositivos interligados e que trocam informações constantemente através de redes de internet sem fio. Essa troca de informações permite a inteligência artificial “aprender” e aperfeiçoar suas funções. Esta conjuntura é base para a sustentação e desenvolvimento de serviços de casas inteligentes, identificando padrões de uso e aperfeiçoando constantemente a experiência do morador. 

Atualmente já é possível gerenciar diversos equipamentos de uma casa de maneira remota por smartphone ou por comando de voz, utilizando os alto falantes inteligentes equipados com os assistentes pessoais de Apple, Amazon, Google, entre outros. Estes aparelhos são capazes de informar a previsão do tempo, tocar a sua playlist favorita ou sugerir uma receita para cozinhar. Além de funções mais específicas, como controlar a temperatura do ambiente, passar um café ou ligar o robô aspirador de pó, desde que estes dispositivos sejam compatíveis com o assistente que você possui.

É provável que em um futuro próximo, com a internet das coisas em total funcionamento, tenhamos mais que casas conectadas, mas bairros e cidades inteligentes. Funcionando de forma harmônica, integrada e com foco na qualidade de vida das pessoas e melhor gestão dos recursos disponíveis.

Possibilidades para as casa conectadas

controle-de-lâmpadas-em-casas-inteligentes
Iluminação e a configuração dos ambientes pelo celular nas casas inteligentes

A expectativa para as casas conectadas é de que a evolução da tecnologia e os níveis de automação e acessibilidade sejam ampliados, possibilitando  que os dispositivos sejam descomplicados de instalar e prontos para serem usados. Automação, segurança, conforto e economia são os destaques da casa do futuro.

Maior segurança 

Portas e janelas também serão controladas de forma remota, sendo possível trancar toda a casa também pelo celular. O controle de acesso por biometria deve aposentar as chaves e fechaduras e a entrada de outras pessoas pode ser autorizada automaticamente e em dias e horas específicas. Aquele amigo que chegou de viagem e ficará na sua casa não precisará mais pegar a chave que fica embaixo do tapete caso você não esteja. 

O fim do espelho como conhecemos

Em um mundo com cada vez mais telas fica difícil imaginar que o espelho de uma casa inteligente tenha a função de apenas refletir. Os espelhos serão telas com diversas funções, entre elas simular um novo corte de cabelo, informar a temperatura pela manhã ou sugerir quais peças usar do seu guarda-roupas de acordo com a ocasião.

Economia de gastos

Através dos dados fornecidos pelos dispositivos será mais fácil controlar gastos e configurar hábitos de consumo mais conscientes. Um chuveiro que informa quantos litros de água foram gastos  durante o banho ou uma lâmpada que pode ser programada para acender apenas em determinados horários são exemplos de união entre tecnologia e sustentabilidade.

Ambientes personalizáveis penas com um comando de voz

A sala da sua casa pode ter uma configuração com mais luminosidade para leitura ou uma luz mais baixa e sua playlist favorita para o momento de meditação. Comlâmpadas que permitem a ambientação desejada com variação de cor e intensidade acender ou apagar luzes em horários pré-determinados deixa de ser um problema, mesmo não estando em casa, já que tudo poderá ser feito online de qualquer lugar do mundo.


Muitas inovações das casas inteligentes ainda não estão no mercado, mas o que existe de mais moderno em móveis, eletrônicos e eletrodomésticos você encontra pelo menor preço no Promobit, principalmente na Black Friday.