Take a fresh look at your lifestyle.

O que é visagismo? Veja a técnica que vai ajudar a descobrir sua beleza

Saiba mais sobre o que é visagismo, técnica que revela o melhor da sua identidade a partir da análise de quem você é e do uso de maquiagem, cortes de cabelo e outras formas de estética para expressar isso.

Já imaginou ir ao salão de beleza fazer um novo corte de cabelo ou uma maquiagem e o profissional do salão perguntar a sua profissão, os seus hobbies, como é o seu dia a dia e ainda analisar o modo como você anda e como senta na cadeira? Alguma vez isso já aconteceu com você? Isso nada mais é do que a aplicação de uma técnica utilizada por profissionais para expressar as suas qualidades aliadas à beleza estética da maquiagem e do cabelo. Saiba mais sobre o que é visagismo nos tópicos a seguir. 

Leia também: 

Quem criou o visagismo?

Visagismo vem de visagisme, derivado da palavra visage, que significa “rosto”. O termo foi criado por Fernand Aubry para significar a arte de criar uma imagem personalizada de si mesmo. Isso significa combinar algo belo com outro algo que faça sentido com a sua rotina, profissão e personalidade. Por isso, ele dizia que “não existe mulher sem beleza, somente belezas que ainda não foram reveladas.” Porém, Aubry não deixou nenhum livro sobre o assunto, o que dificultou conhecer os seus métodos. 

Tinha-se a ideia então de que o profissional de beleza teria que conversar com seus clientes para conhecer mais sobre eles e, a partir unicamente da sua intuição e inteligência visual, criar composições de maquiagem e cabelo que fizessem sentido. Mas, como esperado, isso nem sempre funcionava. 

Philip Hallawell, artista plástico e arte-educador brasileiro, começou então a estudar mais profundamente o visagismo e aplicar a arte junto com tudo isso. Por meio do conhecimento sobre o que as linhas, formas e cores do rosto expressam, ele conseguiu criar uma técnica de visagismo realmente personalizada, em que o profissional de beleza, conhecendo esses conceitos, teria mais liberdade de criar no rosto do cliente.  

Como os profissionais aplicam o conceito do visagismo?

Para um profissional conseguir atender um cliente usando técnicas do visagismo, ele precisa conhecer o que as linhas, as formas e as cores expressam, pensando no lado artístico mesmo. A partir da análise da linha das pessoas (por exemplo, se elas têm um rosto redondo ou em linha diagonal) e sobre o que elas significam, é possível perceber o que o rosto está expressando: o temperamento da pessoa, se ela é forte, introvertida, extrovertida, etc. 

Além disso, o maquiador ou cabeleireiro também precisa saber um pouco sobre a vida da pessoa: o que ela faz, com quem se relaciona, qual o seu trabalho, seus momentos de lazer e outras características para criar uma arte capaz de expressar e valorizar quem esse cliente é e, então, revelar uma identidade com harmonia estética. Basicamente, um profissional visagista primeiro descobre quem a pessoa é, para então expressar isso utilizando a técnica. 

É primordial que o profissional de beleza esteja disposto a escutar o que o cliente tem a falar e esteja disposto a entender. Ele também precisa explicar o que pretende fazer no rosto ou no cabelo da pessoa e o que isso significa: como o afetará física e emocionalmente. Só assim o cliente vai conseguir aprovar ou negar o trabalho, porque ele também pode não desejá-lo. 

Para que serve o visagismo?

O visagismo masculino também é comum. Pode ser aplicado no corte de cabelo, no desenho da barba e nos homens que utilizam maquiagem.

Para quem quer se descobrir a partir do visagismo, a técnica promete favorecer a pessoa em qualquer tipo de relacionamento e também na auto estima, pois vai ajudar a manifestar o que está sendo expressado pela imagem do rosto. O visagismo vai ser capaz de realçar as qualidades físicas e as melhores características do temperamento de alguém. O tempo dedicado a entender o cliente e a conversa obtida naquele momento são de grande valor. Em certa medida, o cliente se sente ouvido, importante e bem. Além disso, o visagismo não deixa de ser um processo de autoconhecimento, quando o cliente passa a saber sobre o significado das cores do seu rosto, linhas, expressões e um pouco mais sobre quem ele é. 

Já para o profissional, o visagismo é uma forma de atendimento personalizado que garante um serviço exclusivo e com muita certeza de que o cliente irá retornar ao salão. Não se pode esquecer da satisfação pessoal ao perceber que atingiu o objetivo, quando consegue criar uma composição que seja de agrado do consumidor do seu trabalho. 

Hallawell é contra a ideia de fórmulas prontas

Agora você pode estar pensando, por exemplo “eu já sei que meu rosto é redondo. Qual tipo de corte ou maquiagem combina com ele?”. A verdade é que, segundo Hallawell, este tipo de ideia não corresponde exatamente ao visagismo. O artista plástico acredita que, ao criar e estabelecer regras, a criatividade é inibida e o resultado é contrário ao objetivo de montar uma imagem personalizada do cliente. 

O visagismo é uma quebra de paradigmas

Inclusive por isso, Hallawell também considera o visagismo como uma quebra de paradigmas para os próprios profissionais de beleza. Primeiro porque, para ele, um profissional visagista precisa trabalhar como um artista e o sistema educacional não prioriza a criatividade, mas concentra-se na profissionalização. Depois, ele argumenta que o visagismo pressupõe a realização de uma consultoria com o cliente, que exige tempo. Isso também significa investir no aprimoramento da capacidade de comunicar-se e na utilização da linguagem. Por fim, é necessário desprender-se da necessidade de categorizar as pessoas, porque cada uma é diferente, com necessidades e personalidades diferentes. 


Agora que você já sabe o que é visagismo e conhece Philip Hallawell, dê uma olhada nas nossas promoções de maquiagem para encontrar as que mais combinam com você! Com algum cupom de desconto, sua compra ficará mais barata!

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!