Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é unreal engine? Saiba por que esse motor gráfico é tão importante

Quem diria que o motor gráfico desenvolvido para um jogo de tiro em primeira pessoa em 1998, o Unreal Engine, se tornaria tão importante para games?

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

23 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Criado em 1998, o Unreal Engine é um motor gráfico para jogos desenvolvido pela Epic Games para a primeira versão de Unreal Tournament, um jogo de tiro em primeira pessoa que fez muito sucesso lá no final dos anos 90.

Hoje, com todos os avanços em termos de tecnologia, esse motor gráfico se tornou muito mais robusto e é utilizado na industria de games para criação dos mais variados tipos de jogos, desde RPG, FPS, aventura e ação, plataforma, esportes e até mesmo corrida.

Como funciona?

O Unreal Engine é uma ferramenta que possibilita a criação de diversos mecanismos dentro jogo, como movimentação, iluminação, texturas e muito mais. Sem esse motor gráfico, uma desenvolvedora teria que programar do zero toda a parte de modelagem lógica do game.

Por exemplo: se você está desenvolvendo um jogo de plataforma em 2D, seu personagem só pode se movimentar em 4 direções (direita, esquerda, para cima e para baixo). Uma das principais mecânicas desse formato é a movimentação do personagem e a forma como ele interage com os demais elementos do cenário, como: inimigos, objetos, buracos e tudo mais.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sem isso, a desenvolvedora do game precisaria criar do zero todos esses elementos e estabelecer a lógica por trás de cada um deles. Mas com o Unreal Engine isso não é necessário, já que a ferramenta fornece tudo que um criador precisa para desenvolver suas ideias em um tempo muito menor. Com isso, é possível refinar as mecânicas de jogo com muito mais precisão para evitar bugs.

Além disso, o Unreal Engine oferece diferentes gráficos, como modelos 3D e texturas, previamente organizados para que a desenvolvedora saiba exatamente como projetar o cenário ideal. Como, por exemplo, a movimentação de pontos de luz, efeitos de sombras e reflexos. Sem esse motor gráfico, seria preciso programar todos esses pequenos detalhes sempre que um novo jogo fosse criado. Já imaginou o trabalho?

Por que o Unreal Engine é tão importante?

A principal vantagem da Unreal Engine é o ganho de tempo que os criadores de jogos tem para dedicar a outros aspectos do seus projetos. Assim, eles podem dar conta de corrigir falhas e aprimorar mecanismos para que na hora que você tiver o jogo em mãos não encontre uma enxurrada de bugs, como se o jogo ainda nem estivesse pronto, alô Cyberpunk 2077!.

Jogos da nova geração como PES 2022 e Battlefield 6 estão sendo desenvolvidos com a utilização desse motor gráfico. Porém, a Unreal Engine não é única e existem outras opções para desenvolvedores, como, por exemplo, a Source, da Valve.

O que é unreal engine

Mas o que torna o Unreal Engine tão importante é sua tecnologia, uma das mais evoluídas disponíveis no mercado, capaz de criar jogos cada vez mais complexos e inovadores. Isso acontece por que a Epic Games possibilita aos seus parceiros acessar o código interno do motor gráfico. Assim, é possível adaptar todos os recursos da ferramenta e acrescentar novas funcionalidades, personalizadas de acordo com cada game.

Graças a sua versatilidade de uso, o Unreal Engine vai além dessa função e permite aos criadores explorar novos caminhos e ideias. Mas não é só isso, já que as versões 3.0 e 4.0 são gratuitas e qualquer um pode baixar a ferramenta.

A ferramenta cresceu tanto desde 1998, que quem jogava Unreal Tournament e se divertia com uma partida violenta de pegue-a-bandeira não poderia imaginar que aquele mesmo mecanismo um dia seria utilizado para produzir até mesmo filmes e séries. Sabe os efeitos gráficos da primeira temporada de O Mandaloriano, da Disney+? Exato, foi desenvolvida com a Unreal Engine.


Agora que você sabe o que é Unreal Engine, não deixe de conferir as ofertas de jogos no Promobit. Se encontrar algum título interessante, aproveite alguns cupons de desconto  para poupar uma graninha!