Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é Roblox, como funciona e o que mais você precisa saber

Você já sabe o que é Roblox, um dos jogos mais jogados nos últimos anos? Entenda como funciona a plataforma que permite criar jogos a partir do nada!

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

20 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Roblox nada mais é que um jogo multiplataforma no estilo MMORPG (massive multiplayer online), ou seja, são dezenas de jogadores online jogando no mesmo mundo aberto. A grande sacada de Roblox é que você podecriar seu próprio mundo, com regras e dinâmicas diferentes, e convidar seus amigos (ou jogadores desconhecidos) para participar (jogando ou construindo).

Mas qual o segredo que fez Roblox disparar na lista de jogos mais jogados no mundo em 2020?

O que é Roblox?

Podemos entender Roblox não apenas como um jogo, mas como uma biblioteca de jogos experimentais que está em constante mundança e desenvolvimento. E essa “constante mudança” é a cereja do bolo, já que são os próprios jogadores que criam seus mundo e cada objeto contido nele. Existe até um marcador oficial de quantos itens já foram “inventados” no Roblox, que já ultrapassou há muito a marca dos 500 milhões.

Ou seja, é possível utilizar as ferramentas e mecanismos disponíveis na plataforma para desenvolver suas ideias sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.

Por se tratar de um jogo MMO, a Roblox Corporation, desenvolvedora do jogo, precisa garantir que o jogo esteja sempre de pé. Para isso são necessárias as mais de 200 pessoas que compõe a equipe da empresa. Não é a toa que, em 2019, o Roblox chegou a ser o jogo mais popular no mundo, ocupando o lugar que já fora de gigantes como World of Warcraft, League of Legends, Free Fire e Fortnite.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Criado entre 2004 e 2005, quando entrou em fase de testes, hoje conta com mais de 500 mil criadores e centenas de milhões de jogadores ativos mensalmente, que já bateram a marca das 300 milhões de horas jogadas.

Como muitos games online, Roblox também possui sua própria moeda, a Robux, que pode ser utilizada para comprar itens, roupas, além de conseguir acesso a jogos desenvolvidos por outros criadores. Você também pode conseguir uns trocados caso um jogador premium (aqueles que pagam um valor mensal, em dinheiro, para ter acesso a diferentes benefícios) entre no seu mundo e passe um tempo nele.

Porém, como tudo que gera dinheiro fora dos mundos virtuais dos jogos, em Roblox também existem pessoas que oferecem um “jeitinho” para conseguir as Robux fora da plataforma. Ou seja, um dos golpes mais clássicos dos jogos online. O problema é que uma grande parte do público que joga Roblox são menores de idade.

Roblox é seguro para a criançada?

Por se tratar de um jogo online com um número massivo de jogadores, a própria plataforma toma certas medidas para criar um ambiente seguro. Logo que você criar uma conta, será preciso informar a sua idade (essa informação é confidencial) e, já nesse primeiro momento algumas restrições são colocadas.

Além disso, a desenvolvedora confere os jogos que são criados para barrar imagens e conteúdos impróprios para menores, como palavrões, nudez ou temas mais violentos. Mas vale lembrar que ainda vão existir jogos dentro do Roblox com temática de terror, com violência e algum sangue.

Portanto, é importante verificar quais os acessos que a conta do seu filho(a) possui para limitar esse tipo de conteúdo, se for o caso. Entre as funções do controle parental, é possível monitorar a conta, bate-papo direto e em grupos, histórico de mensagens privadas, amigos e seguidores, histórico de compras e negociações de itens virtuais, criações de jogos, itens, etc. Também é possível verificar quais foram os jogos acessados pelas crianças recentemente. Além disso, você também consegue restringir algumas interações com outros usuários.

Agora que você já sabe o básico de Roblox, saiba como, enfim, entrar no jogo e se divertir com segurança.

Como jogar?

Para jogar é bem simples, basta acessar o site roblox.com e criar uma conta de usuários. Uma vez criada, você pode fazer o download para o seu computador, smartphone, tablet ou Xbox One. Assim que tiver baixado, é só acessar com a sua conta e escolher o jogo dentro do catálogo disponível – ou criar o seu!

Todos os títulos disponíveis foram desenvolvidos por outros usuários, assim como você, que também pode fazer o seu game dentro do Roblox. Para isso, será preciso a ferramenta Roblox Studio, que está disponível para Windows e macOS.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por se tratar de um jogo leve, os requisitos para fazer a instalação e jogar são bem básicos, como ter uma conexão estável com a internet e ter um dispositivo que seja, pelo menos, de 2005 em diante. Alguns jogos mais pesados desenvolvidos dentro da plataforma podem rodar com um pouco de dificuldade caso sua máquina seja bem antiga.

No geral, o game é compatível com os sistemas operacionais Windows (7, 8, 8.1 e 10), Mac OS X 10.7 Lion e Chrome OS 53. Já nos dispositivos mobile, é possível rodar Roblox em aparelhos com Android 4.4 ou dispositivos da Apple mais recentes, a partir do iPhone 4S.


Você já sabe o que é Roblox e como fundiona a plataforma, mas tem preguiça de criar seu próprio jogo? Que tal dar uma conferia nas ofertas e promoções de jogos no Promobit? Aqui, além de ficar informado, você também encontra os melhores cupons de desconto para pagar bem mais barato nas suas compras.