Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é SSD e por que ele pode melhorar o desempenho do seu computador?

A tecnologia de armazenamento é mais rápida silenciosa e resistente do que os tradicionais discos rígidos

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Para que um computador funcione de forma harmônica é necessário que haja equilíbrio entre os diferentes componentes existentes em seu interior. Ampliar a capacidade de armazenamento do seu PC pode representar uma melhora significativa também no desempenho da sua máquina, como acessar arquivos com mais rapidez, por exemplo. 

Uma tecnologia de armazenamento que está mais acessível a cada dia são os SSDs. É fato que eles são mais rápidos, resistentes e silenciosos do que os discos rígidos, mas é necessários observar alguns detalhes antes de mudar o método de armazenamento da sua máquina. Neste texto iremos explicar como os SSDs funcionam, as opções existentes e quais as vantagens e desvantagens das unidades sólidas de armazenamento. 

O que é SSD?

SSD-San-Disk

A sigla SSD significa Solid State Drive, ou Unidade de Estado Sólido, e aí está a grande diferença entre o SSD e o tradicional HD, já que o primeiro não possui partes móveis em seu interior: eles são sólidos. Atualmente já é possível encontrar muitos notebooks intermediários e até alguns mais simples compatíveis com a tecnologia, mas apesar de estarem mais acessíveis há algum tempo, o SSD não é tão novo e já podia ser encontrado em alguns computadores no início da década de 1990.  

O SSD é formado por circuitos integrados que armazenam os dados através de memória flash do tipo não volátil (que não apaga os arquivos armazenados quando é desligada da sua fonte de energia) e um controlador que é o responsável por gerenciar os dados entre memória flash e o computador. Apesar das memórias flash possuírem ciclo de vida limitado, pois suas células vão desgastando-se a cada gravação, o controlador alterna quais células serão usadas a cada processo para que o uso entre elas seja equilibrado. De acordo com os fabricantes, a vida útil dos SSDs é de 10 anos em média, graças a esse sistema.

Diferente dos tradicionais discos rígidos que acessam arquivos por meio de uma agulha, não existem partes móveis na parte interna dos SSDs, sendo este o motivo de serem mais rápidos e silenciosos, pois os arquivos são acessados com mais rapidez em uma memória flash. A solidez da composição dos SSDs é o que torna o dispositivo mais resistente, já que não existem partes mecânicas que podem ser prejudicadas em quedas e choques. 

Como escolher um SSD?

Muitos são os dados e siglas com que nos depararmos no momento de escolher um SSD, mas para descomplicar e não fazer uma escolha equivocada é necessário ficar atento a três fatores essenciais que caracterizam as Unidades Sólidas de Armazenamento: velocidade, armazenamento e compatibilidade.

SSD-KIngston-A400

Armazenamento

Hoje em dia é grande o leque de opções em SSD quando o assunto é armazenamento. É possível encontrar modelos com capacidade entre 120GB e 1TB e, evidentemente, quanto maior a capacidade de armazenar arquivos, mais caro é o produto, sendo o exemplar de 240GB o mais comum de encontrar em computadores. O SSD nesta configuração é comercializado a um preço acessível e proporciona melhora considerável de desempenho, sendo uma relação custo-benefício vantajosa para os consumidores de uso convencional. 

Velocidade

A principal vantagem dos SSDs está na velocidade de transferência entre os arquivos, devido à ausência de partes mecânicas como nos HDs, que tornam o processo de acesso aos dados mais lento. O preço dos SSDs está ligado também a sua velocidade de transferência, porém comprar o modelo mais potente e mais caro não é garantia de desempenho muito superior caso os outros componentes do computador, como a placa mãe, também não sejam de grande capacidade. 

Um SSD comum já melhora e muito o desempenho de um computador equipado com demais componentes também medianos e proporciona desempenho ainda melhor caso os componentes sejam de primeira qualidade. 

Compatibilidade

Apesar do uso cada vez mais comum, saber sobre a compatibilidade dos SSDs ainda é uma informação que pode parecer complicada. A primeira coisa a ser observada é a existência de entradas compatíveis com SSD em seu computador, pois principalmente os modelos mais simples ainda não são compatíveis com esse modelo de armazenamento. 

Caso seu computador seja compatível, o principal é notar qual a interface de compatibilidade existente. Entre as interfaces de compatibilidade dos SSDs as mais comuns são SATA III de 6 Gbps e SATA II com 3 Gbps. É preciso está atento a qual o tamanho limite que o seu notebook suporta, já que um SSD SATA III em um equipamento com compatibilidade para SATA II terá performance inferior à sua capacidade. 

Outro fator importante é o tamanho. Os modelos de 7 mm são os que apresentam maior dinamismo, podendo ser usados tanto nos notebooks convencionais, quando nos ultrabooks. Já os SSDs de 9 mm são os mais comuns e estão presentes na maioria dos notebooks já equipados com essa tecnologia de armazenamento, mas não podem ser usados em entradas para SSDs de 7 mm. 

Vantagens e desvantagens

SSD-plextor

Apesar de apresentar benefícios aos usuários, o SSD também possui desvantagens que podem influenciar no momento de migrar para outra forma de armazenamento ou permanecer nos discos rígidos.

Vantagens: 

  • Entre as vantagens dos SSDs está a melhora no desempenho que, além de acessar os arquivos com mais rapidez, permite respostas melhores do computador de forma geral, como ao iniciar o sistema operacional;
  • A ausência de partes mecânicas torna os SSDs mais silenciosos que os HDs;
  • O SSD é mais resistente, pois não possui partes móveis em seu interior; 
  • Devido aos seu processo elétrico de leitura e armazenamento de arquivos, o SSD consome menos energia. 

Desvantagens:

  • O ciclo de vida do SSD é limitado, cerca de 10 anos atualmente;
  • Embora seja uma tecnologia mais acessível a cada dia, o SSD ainda é mais caro que o HD;

Agora que você sabe um pouco mais sobre SSD pode conferir os melhores preços em produtos de informática no Promobit. Inclusive aquele notebook novo, caso o seu computador atual não seja compatível com as unidades sólidas de armazenamento.