Promobit
Promobit Explica

Cama multifuncional: o móvel perfeito para organizar quartos pequenos

A cama multifuncional ajuda no melhor aproveitamento do espaço e na organização do quarto.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

29 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O espaço nas grandes cidades está cada vez mais disputado e isso reflete-se principalmente nas moradias. Atualmente as casas e apartamentos estão menores e é preciso fazer um uso racional e organizado do espaço e é nesse cenário que a cama multifuncional ganha força como móvel versátil. Neste artigo, apresentamos as vantagens das camas funcionais e sugestões de tipos de camas com mais de uma função para facilitar a correria diária.

O que é uma cama multifuncional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A cama multifuncional é uma categoria de cama que, além de nos proporcionar noites de sono, possui uma função adicional que pode ser aproveitar um espaço ocioso no interior da cama para guardar objetos pessoais ou outras camas ou converter-se em outro móvel, como uma escrivaninha. 

Embora a cama multifuncional pareça mais um móvel projetado milimetricamente por profissionais para aqueles quartos projetados e exibidos em programas de decoração na TV a cabo, ela é mais comum do que possa parecer, sendo um bom exemplo de cama multifuncional a cama com baú embutido. 

Vantagens de uma cama multifuncional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A principal vantagem das camas multifuncionais é a economia de espaço, já que um mesmo móvel concentra mais de uma função, tornando essa categoria de camas ideais para lares pequenos, principalmente kitnetes e estúdios.  Além de dinamizar o espaço do quarto, esse tipo de cama pode ajudar na organização, pois conta com espaço interno para armazenar itens de uso constante como calçados e objetos utilizados com menos recorrência, a exemplo das malas de viagem. 

Ainda em relação ao melhor uso do espaço, esse tipo de imóvel também proporciona maior conforto e qualidade de vida, pois caso precise ler ou trabalhar no quarto é muito mais saudável trabalhar em uma escrivaninha do que sentado sobre a cama. Quando chegar a hora de dormir, basta converter o móvel para a função de cama novamente. 

Outro aspecto que pode ser considerado uma vantagem é o design deste tipo de móvel, que normalmente diferencia-se das camas tradicionais e acrescenta estilo ao dormitório. 

Tipos de camas multifuncional

As camas multifuncionais podem ter diferentes funcionalidades e características a depender do tipo de cama. Conheça agora os principais tipos de cama e para quais situações elas são mais indicadas.

Cama multifuncional para armazenar objetos pessoais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

São as camas multifuncionais que aproveitam um espaço normalmente não utilizado em camas convencionais para ser usado para guardar objetos. Essas camas podem abrigar gaveteiros, uma sapateira, baú e até mesmo um armário horizontal nos modelos mais elaborados. 

Cama multifuncional com outras camas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ideal para quem possui pouco espaço em casa, mas costuma receber hóspedes, esse tipo de cama comporta dentro de sua base uma outra cama em formato de gaveta, muitas vezes com rodinhas, e pode ser guardada novamente após o uso sem comprometer o espaço do ambiente. Existem também as treliches, que são beliches tradicionais com uma cama móvel localizada sob a cama mais próxima ao chão. 

Cama multifuncional com mesa de trabalho ou escrivaninha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Essa opção mostra-se a mais vantajosa para quem mora em apartamentos sem sala ou em estúdios em que a separação dos ambientes é determinada pelos móveis. Entre os modelos de cama multifuncional com escrivaninha temos os modelos fixos, que abrigam as duas funcionalidades sem a necessidade de dobrar ou mudar nenhuma peça de posição. Essa opção é mais robusta, porém pode ocupar um pouco mais de espaço. 

Já os modelos que convertem-se em escrivaninhas ocupam menos espaço e são usadas de acordo com a necessidade, mas como desvantagem fica a impossibilidade de usar a cama e a escrivaninha ao mesmo tempo. 

Menção honrosa: cama multifuncional que é uma verdadeira central de relaxamento 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse tipo de cama multifuncional é para quem quer chegar em casa, deitar na cama e relaxar. Com ela tudo está ao alcance das mãos, já que ela possui massageador para as costas, kit de som Bluetooth para ouvir sua música favorita enquanto é massageado, além de entradas USB e tomadas. 

Para preparar uma melhor organização do espaço, esse modelo de cama possui nichos e gavetas e os momentos de leitura e trabalho podem ser na própria cama graças a iluminação de LED direcional e mesa de computador articulada. Trata-se de um modelo importado, que não possui como ponto forte a economia de espaço, nem o preço, que fica em torno de R$10.000,00. 


As melhores promoções em móveis e decoração estão no Promobit. Sua casa pode ficar mais bonita e confortável e suas compras ainda mais baratas aproveitando algum cupom de desconto