Promobit
Promobit Explica

O que é e para que serve o VoLTE?

VoLTE é um serviço liberado em todo o Brasil que permite a realização de ligações usando a rede 4G. Saiba mais sobre o que é e para que serve o VoLTE.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

5 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar na ligação por 4G, uma possibilidade de realizar ligações de maior qualidade utilizando a rede móvel de dados sem precisar pagar a parte por isso. O serviço, já disponível em pelo menos todas as capitais do Brasil (as regiões vão depender da operadora de telefonia), também é conhecido pela sigla VoLTE. No artigo de hoje, vamos explicar o que é e para que serve o VoLTE, que você pode ativar facilmente no seu celular. 

O que é e para que serve o VoLTE?

VoLTE é a sigla em inglês para voice over LTE (Long-Term Evolution), que possibilita ligações pela rede LTE, conhecida no Brasil como rede 4G. Antigamente, o 4G foi desenvolvido para servir como um apoio para transferências de dados, mas com o uso da faixa de frequência de 700 MHz, isso mudou e o serviço foi ampliado.

Esse tipo de ligação pode ser feito por meio de aplicativos de mensagem e voz como o Whatsapp, seja com amigos ou familiares. Essa tecnologia serve para trazer mais estabilidade nas ligações, alta definição de voz e ausência de ruídos, além de a conexão acontecer mais rapidamente. 

Como funciona o VoLTE? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nas cidades e regiões que oferecem a rede 4G, a faixa de sinal é de 700 MHz, como mencionamos. Já em locais onde essa rede não está disponível, funcionam as redes 2G e 3G, que utilizam faixas de sinal de 1800 MHz e 2600 MHz, respectivamente. A vantagem é que as ligações utilizando a rede 4G possuem maior cobertura por antena. 

Mas, existe um pulo do gato sobre o VoLTE: ele precisa ser desbloqueado para funcionar, dependendo de alguns requisitos. Se não, mesmo que o seu celular utilize a rede 4G para navegar na internet, no momento de realizar ou receber uma ligação, o funcionamento migra automaticamente para a faixa de sinal 2G ou 3G, porque essa é a forma anterior utilizada pelas operadoras para tornar as ligações estáveis e evitar quedas. 

Como ativar o VoLTE no celular? 

Se você estiver em um local com cobertura VoLTE e tiver um celular compatível com o serviço, é só seguir alguns passos.

Se o seu for um celular Android, basta abrir o aplicativo de chamadas, como se você fosse ligar para alguém e digitar *#*#4636#*#*; depois, clique em algo como Informações do Telefone ou Informações do Dispositivo e clique no botão Ativar sinalizador provisionado VoLTE e reinicie o celular. Se no seu botão estiver escrito Desativar sinalizador provisionado VoLTE, é porque o serviço já está ativo no seu celular.

Se o seu celular for um IPhone SE ou superior, clique em Ajustes; Celular; Opções de dados celulares; Ativar LTE; e reinicie o aparelho.  


Agora que você já sabe o que é e para que serve o VoLTE, não deixe de aproveitar nossas promoções de smartphones e use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato ainda!