Take a fresh look at your lifestyle.

O que é e como usar cardigan: peça atemporal do guarda-roupa

Confira algumas dicas sobre como usar cardigan e de onde veio essa peça praticamente atemporal dos guarda-roupas feminino e masculino.

0

Está procurando uma peça para livrar você do vento gelado, mas sem esquentar demais o corpo? Uma peça versátil, que você pode usar tanto para trabalhar, sair com alguém e até ir para a balada? Se sim, a peça-chave que você precisa no guarda-roupa é o cardigan, vestimenta praticamente atemporal que surgiu no século XIX. Neste artigo, te damos algumas dicas sobre como usar cardigan e detalhamos um pouco mais sobre a história dele. 

Leia também: 

O que é e de onde veio o cardigan?

Atualmente, o cardigan (ou cardigã, as duas grafias estão corretas) é um tipo de casaco de malha fina com botões e sem gola, utilizado tanto por homens como por mulheres, normalmente durante a primavera ou o outono. 

Até encontrar seu formato e estilo atual, a peça passou por muitas modificações. Prova disso é que, lá atrás, no século XIX, quando surgiu, fazia parte do uniforme militar utilizado por James Thomas Brudenell, 7º Conde de Cardigan (por isso o nome da roupa), comandante da Brigada Ligeira durante a Guerra da Criméia. Naquela época, o cardigan era mais pesado e tinha debruns de pele – possivelmente de cobra – ou galões na parte da frente (pregas na borda de um tecido para evitar que ele desfie ou se desfaça; serve como acabamento em uma peça).  

A responsável por deixar de lado todos esses detalhes da roupa e torná-la mais popular e usável no dia-a-dia foi ninguém menos do que a estilista francesa Coco Chanel, que trabalhou o cardigan  em tecidos mais leves (marca de seu estilo, que exaltava o conforto e a praticidade) e deixou-o sem golas.

Modelos de cardigan

Existem alguns detalhes que você pode considerar ao comprar um cardigan, como escolher um de tricô (um pouco mais desenhado do que os outros na hora de tecer) ou um Chanel, com detalhes nas mangas e perto dos botões. 

Cardigan de tricô

O tricô é uma técnica de entrelaçamento dos fios de tecido. Como ocorre de forma similar e organizada (são realizados sempre os mesmos movimentos até a conclusão da peça), é possível criar desenhos e outras formas no pano, dependendo do ponto escolhido para tecer a roupa. Por isso, quem opta por um cardigan de tricô tem a chance de comprar uma peça um pouco diferente do que apenas um modelo liso. 

Cardigan Chanel

O cardigan Chanel é caracterizado por apresentar uma cor diferente da padrão nas mangas, gola e extremidades da peça onde ficam os botões, assim como onde estão posicionados os bolsos. Por exemplo, se o cardigan modelo Chanel for branco, ele pode ter esses detalhes na cor preta; também é possível combinar entre tons mais claros e escuros da mesma cor. 

Cardigan plus size

O que difere o cardigan plus size dos outros modelos é o tamanho, um pouco maior. Por isso, ele é mais largo, mas também pode ser encontrado em diversas cores e modelos, como estampado, listrado ou liso, como você preferir. Aqui no Promobit mesmo você encontra promoções de cardigan plus size, basta adicionar este termo à sua Lista de Desejos. Você será notificado assim que uma promoção da peça aparecer. 

Como usar cardigan?

O cardigan é bastante versátil e simples de ser usado. Você pode combiná-lo com uma camisa, ao deixar a gola e a parte de baixo dela aparecendo; pode usar com jeans ou outro tecido que preferir, como se ele fosse uma blusa comum; pode usar com vestidos e, por ser uma peça de meia-estação, combina e vai bem inclusive com shorts, saias e croppeds. Se preferir, também dá para usar o cardigan até com um macacão. As possibilidades são quase infinitas. 

Como usar cardigan longo?

O comprimento do cardigan longo pode variar entre ir até os joelhos, até as panturrilhas ou até as canelas. Naturalmente, por ser maior, ele é um pouco mais chamativo e elegante que o cardigan curto, mas pode ser usado da mesma maneira que um cardigan comum. Se você optar por usar um cardigan longo com peças curtas, como shorts, saias curtas ou croppeds, criará um contraste interessante. 


Agora que você já sabe como usar cardigan e conhece alguns modelos da peça, acompanhe nossas promoções de roupas femininas para comprar o seu pelo menor preço! Use também algum cupom Americanas ou cupom Dafiti para pagar mais barato!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!