Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona o monitor freesync?

Falamos sobre o que é o freesync que costuma estar presente nas fichas técnicas de monitores para o público gamer.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

29 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Monitor freesync é voltado principalmente para o público gamer, para ajudar na reprodução das imagens do jogo. Mas, sem entregar maiores spoilers, se está curioso para saber o que é e como funciona monitor freesync está no lugar certo. Vamos explicar tudo sobre o assunto e esclarecer dúvidas de vez.

Se você já é de casa, deve lembrar que o citamos em outro texto, quando falamos sobre os melhores monitores custo-benefício. Mas agora vamos aprofundar mais esse assunto.

O que significa FreeSync?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

FreeSync é uma tecnologia criada pela AMD, uma empresa norte-americana, para corrigir um problema na hora da renderização da imagem em jogos.

O nome desse problema é screen tearing e ele ocorre quando um monitor recebe as informações da placa de vídeo, mas essa transmissão acontece em uma velocidade diferente da que o monitor suporta, desse jeito a imagem demora a aparecer ou ela aparece colada sobre a antiga. Quase como se ela tivesse sido rasgada, sendo este inclusive o significado da palavra “tearing”.

Isso se relaciona com as diferentes taxas de frequência que um monitor pode ter, existindo modelos com 6hZ, 120Hz e tantos outros. Por exemplo, se ele tem 60Hz é capaz de renderizar imagens a 60 quadros por segundos. Se estiver interessado em saber mais sobre a taxa de atualização e como ela funciona, nós abordamos o assunto em O que é taxa de atualização e como ela melhora a imagem da sua TV.

Para realizar essa correção, a AMD criou o Freesync e, em paralelo, a Nvidia criou o G-Sync, que está menos presente no mercado brasileiro do que a tecnologia da concorrente.

Como funciona o freesync no monitor?

O freesync atua como se sincronizasse as frequências do monitor e da placa de vídeo. O que ele faz é que, conforme recebe a informação da imagem da placa de vídeo, entrega a quantidade de quadros necessários para que o monitor consiga suportar.

Para fazer isso ele realiza uma otimização, focado em encontrar a melhor frequência para entregar essas imagens ao monitor. Fazendo uma analogia, é similar ao sistema de um rádio, se deseja ouvir um programa específico ou um jogo.

Dessa forma, o monitor gera as imagens de um modo fluido, sem problemas como engasgos. Isso facilita bastante não só para quem joga casualmente, como para os profissionais de e-sport, principalmente aqueles que jogam Battle Royale em que há todo momento precisam estar atentos para tomar uma decisão que pode garantir a vitória ou derrota do time.

Mas pode acontecer de dar problema na imagem utilizando o Freesync?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É possível acontecer problemas de renderização da imagem, mesmo utilizando freesync, porque a placa de vídeo pode apresentar alguma dificuldade para conseguir trabalhar na mesma frequência que o monitor.

Isso acontece, geralmente, em jogos que exigem mais da placa de vídeo, por serem mais pesados. Ela acaba sem conseguir entregar as imagens com a mesma qualidade a cada frame, gerando um descompasso entre o monitor e a placa de vídeo.

É como uma orquestra de música em que cada um vai trabalhar de modo independente e o maestro que consiga organizar todo mundo novamente. No caso da Freesync, o jogo acaba sendo reproduzido com atrasos irregulares, o chamado stuttering. E, dependendo do nível do problema, ele pode ser imperceptível. Mas, até para evitar casos mais graves, a solução é encontrar a melhor placa de vídeo e o melhor monitor. Porque a AMD permite o suporte à tecnologia para qualquer empresa, sem a necessidade de uma licença de uso.

Essa escolha permitiu que a tecnologia esteja bastante presente no mercado brasileiro, mas também prejudica que haja certas normas para manter o padrão de qualidade do produto.

Para utilizar a tecnologia Freesync é preciso adquirir um monitor que ofereça suporte ao sistema e que consiga trabalhar com uma placa Radeon que é da AMD.

Já apresentamos alguns modelos de monitores com suporte à tecnologia Freesync em nossas listas de melhores, como a do melhor monitor gamer. E a placa de vídeo da Radeon, conhecida como RX, esteve presente em nossa seleção. Vale a pena conferir para pegar algumas indicações para compor o seu setup gamer.


Aproveita que já passou por aqui e confere as novidades da seção de monitores. Na hora de comprar, olha os cupons de desconto da KaBuM e aproveita a promoção com preço mais baixo ainda.