Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é e como funciona o forno autolimpante?

Uma maravilha da cozinha ou mais um nome para venda? Conheça o forno autolimpante e saiba se ele realmente funciona.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

2 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você já cozinhou alguma vez na vida – pode ter sido apenas um ovo frito -, sabe que sujar o fogão é a coisa mais fácil do mundo. Respingos de gordura, leite derramado ou legumes que fogem da panela infestam a superfície metálica do seu fogão e é necessário limpá-la com uma frequência alarmante. Já pensou ter todo esse trabalho para limpar o forno agachado no chão frio da cozinha? Por isso, meu amigo, você precisa de um forno autolimpante.

O que é um forno autolimpante?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como o próprio nome sugere, um forno autolimpante é um forno que se limpa sozinho. Fornos autolimpantes limpam a gordura que recai nas paredes do forno quando espirram das receitas enquanto são assadas. 

Este recurso pode vir em um forno convencional à gás, presente em quase todas as cozinhas, ou até mesmo em um forninho elétrico, desses usados para esquentar pão de manhã ou para preparar refeições rápidas. O recurso autolimpante pode estar presente, ainda, nos modernos fogões de forno duplo, que possuem tanto o forno a gás quanto o elétrico.

Vantagens

  • Praticidade
  • Maior higiene

Desvantagens

  • Maior consumo de energia
  • Ainda é preciso limpar algumas peças manualmente
  • Mais caro que um forno padrão

Como funciona um forno autolimpante?

fogão gourmet

Acredite na ciência: é tudo uma reação química. O recurso autolimpante só funciona quando o forno está muito quente. Por isso, é indicado que a limpeza seja feita logo após tirar o assado do forno, já que ele já estará pré-aquecido. Porém, não é apenas o calor que faz a gordura se desfazer, embora isso ajude muito.

As laterais e o fundo do forno autolimpante são recobertos por um esmalte poroso. Quando a gordura dos alimentos espirra nas paredes quentes, ela desintegra e o ar quente faz os resíduos evaporarem. Este processo é chamado pelos cientistas de catálise.

No entanto, os fornos autolimpantes cuidam apenas das paredes com esmalte do forno e as grades e demais peças sem revestimento ainda precisam ser lavadas individualmente. Retirar essas peças e quaisquer pedaços de comida do interior do forno é o mais recomendado na hora de limpar seu fogão após muito tempo de uso. 

Já nos fornos elétricos, qualquer resto de comida é transformado em cinzas depois de queimar tudo que sobrar dentro dele em uma temperatura de 500ºC, por duas horas. É prático, mas gasta muita energia. Aí, vai de você: se prefere eficiência ou economia. 


Quer aproveitar sua cozinha com as melhores ofertas de eletroportáteis e utensílios para a sua cozinha? No Promobit, os melhores cupons Casas Bahia e diversas outras ofertas de eletrodomésticos estão prontos para você!