Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona a torneira elétrica?

Com a chegada do inverno, não há nada melhor do que lavar a louça com água quente. Saiba o que é uma torneira elétrica e como ela funciona para facilitar sua vida.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

24 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Diz a canção que lavar a louça é uma agonia, mas ela não precisa ser, principalmente se você tiver interesse em instalar uma torneira elétrica na sua casa. Parecidas com versões miniaturas de chuveiros elétricos, essas torneiras conseguem aquecer a água para que suas mãos não fiquem congelando na água fria enquanto você cuida da sua cozinha.

O que é uma torneira elétrica?

As torneiras elétricas são muito semelhantes às torneiras comuns de cozinha, mas com uma característica marcante: elas vêm com uma resistência que permite que você aqueça a água da pia, proporcionando mais conforto durante as atividades cotidianas, como lavar a louça.

Apesar de não serem itens tão caros – costumam variar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do modelo – é importante ter um cuidado especial com a sua instalação. Ao contrário de outros eletroportáteis, não é possível simplesmente ligá-la na tomada. É importante conectá-la diretamente na fiação elétrica, com o cuidado de criar um fio terra e verificar se o aparelho é 110V ou 220V.

Isso também significa que você deve ficar atento ao consumo energético do aparelho. Apesar de bastante vantajosa, ela vai ter um impacto na sua conta de energia. A boa notícia é que, como um chuveiro, você pode desligar a parte elétrica e usar apenas a água em temperatura ambiente, deixando o aquecimento elétrico apenas para quando você precisar.

Vantagens

  • Pode ser instalada em cozinhas, banheiros e qualquer outro lugar;
  • Temperatura da água é regulável;
  • Pode ser usada com o aquecimento desligado, economizando energia.

Desvantagens

  • Difícil instalação;
  • Consumo energético;
  • Não indicada para casas com crianças pequenas.
Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como funciona uma torneira elétrica?

Torneiras elétricas funcionam de forma muito parecida com chuveiros elétricos. Assim como a água do banho, a água da pia é aquecida por uma resistência alimentada por uma rede elétrica. Daí, vem seu nome de torneira elétrica.

Para o bom funcionamento de uma torneira (ou um chuveiro) elétrica, é preciso ter os seguintes componentes: um registro, uma caixa de água, um diafragma, um contato elétrico e uma resistência. Quer entender como funciona?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A imagem é de um chuveiro elétrico, mas o funcionamento é o mesmo

Quando abrimos o registro, mais conhecido como torneira, a caixa da torneira elétrica se enche de água, aumentando a pressão interna e acionando o diafragma. Assim, o contato elétrico dentro da torneira é pressionado, liberando um fluxo de corrente elétrica e energizando sua resistência interna. A resistência elétrica é aquecida pela eletricidade e, quando a água passa ao redor dela, ela também esquenta em função da troca de calor.

Quando terminamos de usar a torneira, fechamos o registro, a água perde a pressão e todo o processo acima é interrompido. Da próxima vez que a torneira for acionada, todo esse trabalho terá que ser recomeçado. Por isso, a água pode demorar um pouco para esquentar.


Quer aproveitar sua cozinha com as melhores ofertas de eletroportáteis e utensílios para a sua cozinha? No Promobit, os melhores cupons Casas Bahia e diversas outras ofertas de eletrodomésticos estão prontos para você!