Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é Drywall? método pode ser usado em móveis

Móveis em drywall podem ser mais leves e podem ser também mais baratos que as opções feitas em madeira.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O drywall é uma alternativa para fabricação de móveis e até para reforma e construção, já que uma parede ou teto com o material é mais leve, deixa menos resíduos e pode ser mais econômica que as tradicionais paredes em alvenaria. As mesmas vantagens em construção podem ser aplicadas ao drywall quando comparamos móveis do material em relação as opções em madeira também. Para saber o que é o Drywall e os motivos para usá-lo em sua casa, falaremos um pouco mais sobre a tecnologia. 

O que é drywall?

A tradução literal e provavelmente reducionista para muro seco já dá a entender o seu significado, drywall nada mais é que um tipo de construção que não faz uso de água e com pouca geração de resíduos, tais características acabam compondo peças, paredes, placas e até móveis mais leves e sustentáveis.  

A tecnologia foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1916 e, até hoje, muitos imóveis no país e em alguns países da Europa possuem paredes em drywall. As paredes de drywall são compostas por uma estrutura de aço galvanizado cobertas nas duas faces por chapas de gesso aditivado que são mais resistentes que o gesso convencional usado em acabamento, enquanto no meio da placa, entre as chapas de gesso, pode ser colocado materiais para isolamento térmico e acústico.

Por aqui as construções são mais difíceis de encontrar sendo os imóveis e reformas em alvenaria mais comuns, mas aos poucos aumenta o uso do drywall em residências e prédios comerciais seja para decoração, para dividir um ambiente criando uma parede com o material, que é mais leve e econômico, ou para o teto e fachadas.  

E os móveis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Painel em drywall. Fonte: Pinterest

A estrutura das placas de drywall usadas em móveis é basicamente a mesma para as paredes ou para as peças que compõem um teto de drywall, porém os móveis podem ter espessura menor, já que preocupações com isolamento acústico dentro de um guarda roupa é algo secundário. 

É muito comum encontrar painéis para TV, nichos e armários ou guarda-roupas em drywall, a maior parte deles são móveis planejados, embora seja possível encontrar alguns móveis em drywall disponíveis para a pronta entrega. Outros móveis que podem ser feitos com o material são  balcões, mesas, nichos e closets.

Vantagens

  • Móveis leves e fáceis de transportar;
  • Móveis em drywall oferecem um leque maior de opções e personalização;
  • móveis planejados em drywall são mais econômicos que em marcenaria.

Desvantagens

  • Móveis em drywall são mais frágeis que móveis em marcenaria;
  • espessura mínima do drywall é maior do que o mínimo de uma peça em madeira, logo móveis em drywall podem ocupar mais espaço.

As melhores promoções de móveis e decoração você encontra aqui no Promobit.