Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é DPI do mouse e o que ele muda no uso do aparelho

Saiba o que é o DPI do mouse e como essa taxa pode influenciar seu uso do computador ou notebook, principalmente durante jogos.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

31 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O DPI é uma das características mais importantes em um mouse moderno, sendo muitas vezes levado em consideração na hora dos compradores escolherem um novo mouse. Mas você sabe realmente o que é DPI do mouse e para que ele serve? Neste artigo, vamos explicar sobre o DPI, o que ele muda no seu mouse e se esse é um fator realmente importante para a escolha do modelo certo de mouse para você.

Como funciona um mouse

Até alguns anos atrás, os mouses funcionavam de forma mecânica, contando com uma pequena bolinha em seu centro inferior que, pelo seu movimento, avisa os sensores do mouse quais os comandos que este tinha que enviar para o computador. Hoje, no entanto, os mouses funcionam de maneira diferente, utilizando reflexos de luz para identificar os movimentos do usuários, tanto nos mouses ópticos quanto nos a laser. E os DPIs tem a ver com isso.

Imagine o mouse como uma pequena câmera (e isso serve tanto para um mouse óptico quanto para um a laser). Conforme você movimenta o mouse sobre uma superfície, a luz que o aparelho emite bate na superfície e retorna para o sensor do mouse que registra milhares de fotos por segundo. Essas fotos são utilizadas pelo mouse para determinar em que direção ele está se movendo, podendo passar essas informações para o computador que, por sua vez, traduz os comandos em movimento do cursor na tela.

O que é DPI do mouse?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora é que o DPI entra na história. Em inglês, a sigla significa “dots per inch”, ou “pontos por polegada” e serve para indicar a sensibilidade de cada aparelho. De forma geral, quanto mais DPIs, mais sensível é o sensor do mouse, sendo capaz de detectar e reagir aos menores movimentos.

DPIs também são usados para medir a qualidade de imagens, como em impressoras, e é aqui que entra novamente a imagem do mouse como uma pequena câmera. Se, em uma imagem, quanto mais DPIs, maior a resolução, no caso dos mouses, quanto mais DPIs maior é a sua sensibilidade.

De certa forma, você pode pensar também que DPI é a “velocidade” com que o mouse move o cursor na tela do computador. Com mais DPIs, um movimento mínimo do mouse no mousepad gera um movimento muito maior do cursor do mouse na tela, o que pode ser bom ou ruim, pois uma hipersensibilidade do aparelho também pode atrapalhar o uso do computador.

Em geral, os mouses ópticos e a laser começam em cerca de 300 DPI e podem ultrapassar os 10.000 em alguns modelos.

  • 300 a 2.000 DPI – são o tipo de mouse padrão, com sensibilidade suficiente para utilizar as tarefas mais comuns de um computador, como digitar textos, navegar na internet e até jogar games com pouca ação.
  • 2.000 a 5.000 DPI – ideal para pessoas que procuram um mouse com maior precisão, como artistas, designers, jogadores casuais etc.
  • mais de 5.000 DPI – ideal para jogadores profissional ou para aqueles que fazem questão de ter a melhor configuração para seu computador.

Como saber o DPI do meu mouse?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Informações sobre o DPI de um mouse costumam vir em suas especificações técnicas e manuais de instrução. Sabendo o modelo do seu mouse, você provavelmente conseguirá encontrar essa informação facilmente online.

Muitos modelos de mouse também trazem pré-configurações de sensibilidade, permitindo que você altere o quão sensível você deseja que o aparelho seja em cada momento. Assim você pode aproveitar seus momentos navegando nas redes sociais com baixa sensibilidade e aproveitar os jogos FPS com maior sensibilidade.

Ter um mouse gamer com DPI alto faz diferença de verdade?

Sim, mas isso não significa que mais DPI é sempre a melhor opção. Com uma sensibilidade muito alta, o cursor do mouse voaria pela tela e seria difícil de controlar seu movimento na maior parte das situações. 

Mouses com DPI e sensibilidade alta são bastante vantajosos também para quem trabalha com vários monitores ou com monitores grandes, como aqueles 4K, já que permite que você mova o cursor pela tela sem grande esforço e sem precisar arrastar o mouse pela mesa inteira.


Procurando uma boa promoção de mouse gamer? No Promobit você encontra as melhores ofertas de informática para seus jogos, além de cadeiras gamers e diversos periféricos. No nosso blog, você também encontra dicas e novidades sobre o tema. Confira ainda nossa página especial para a Black Friday!