Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é degelo seco e qual a diferença do degelo manual?

Algumas geladeiras ainda precisam passar pelo processo de degelo. Saiba o que é degelo seco e qual a diferença entre esse e o manual.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

14 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você sabe o que é degelo seco? Existem geladeiras com diferentes modos de degelos, como Frost Free, Cycle Defrost, manual e degelo seco. Essa função serve para descongelar sua geladeira quando as paredes do freezer estiverem cobertas de gelo. Quando isso acontece, o refrigerador precisará de mais energia para funcionar regularmente, ou seja, sua conta de luz vai ficar mais alta. Se o degelo não for feito, você pode até ter problemas com seu eletrodoméstico.

Nos modelos mais modernos de geladeira, esse não é mais um problema já que existe as funções Frost Free que, como o nome sugere, não congela, e o Cycle Defrost, que é uma mistura de degelo seco e manual.

Então, se o seu modelo de geladeira não é nenhum desses dois, você provavelmente terá que desligá-la após um período de uso para realizar o processo de degelo, que pode ser manual ou seco.

O que é degelo seco?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com esse modo, tudo que você precisa fazer é apertar um botão e esperar o trabalho de degelo ser realizado automaticamente. Assim, como o próprio nome já sugere, o degelo seco não molha sua geladeira, nem sua cozinha e você não precisa remover a água.

Como funciona?

Por se tratar de um processo automático, tudo que você precisa fazer é pressionar o botão “degelo”, ou o correspondente a isso, na sua geladeira. O botão geralmente fica localizado próximo ao controle de temperatura.

Depois é só fechar a porta da geladeira e aguardar. Enquanto o degelo estiver sendo feito, a água do congelador será escoada para uma bandeja, localizada na parte traseira do eletrodoméstico. Durante o processo é possível escutar a água pingando, mas isso faz parte. Então essa água armazenada evapora naturalmente e está completo o processo de degelo. Agora é só colocar os alimentos na geladeira novamente e repetir o processo quando for necessário.

Qual a diferença entre degelo seco e manual?

Como já falamos, existem diferentes tipos de degelo, sendo os mais básicos o degelo seco e o manual. Geladeiras com o modo manual são as menos práticas, afinal é um processo longo e um tanto demorado que precisará ser feito regularmente. Para isso é preciso desligar sua geladeira da tomada, retirar os alimentos e aguardar.

Assim que o gelo tiver derretido, será preciso descartar a água acumulada. Em alguns casos, principalmente em modelos mais antigos, é possível que você tenha que secar a geladeira e parte da sua cozinha.

Já o degelo seco não tem esse problema, uma vez que o processo é todo automático e a água simplesmente evapora do reservatório.


Agora você sabe o que é degelo seco, então por que não aproveitar as ofertas de geladeira aqui no Promobit? Com algum cupom de desconto você pode economizar ainda mais na sua compra.