Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é blooming que pode ocorrer na tela das TVs?

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

22 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Você já percebeu uma claridade a mais invadindo as partes escuras da cena enquanto assistia televisão? Aquele incomodo em perceber que algum objeto está muito iluminado, como se a luz estivesse vazando? Esse efeito que ocorre nas telas LED é chamado de blooming, conhecido também como florescer e efeito halo. Para entender como ele ocorre e como afeta a sua experiência enquanto assiste seus programas favoritos, confira o texto a seguir.

O que é blooming?

Imagine que você está assistindo a algum conteúdo legendado e a legenda possui uma claridade a mais em volta das letras, chegando a incomodar com a atenção que chama durante cenas mais escuras. Ou quando há um objeto muito brilhante em um fundo preto e um brilho branco ao seu redor fica bastante perceptível. Isso é chamado de blooming.

Os objetos nas imagens ficam com uma espécie de auréola luminosa ao seu redor, por isso, o blooming também é conhecido como “florescer” e “efeito halo”. O fenômeno ocorre quando há alguma imperfeição na iluminação do painel da TV e está relacionado com a tecnologia de iluminação que as telas LED utilizam.

O que causa o blooming?

O blooming ocorre em toda tela LED, mas nem sempre ele é perceptível. Por isso, primeiro é necessário uma explicação básica sobre o funcionamento das telas de LED. Esse tipo de tela utiliza uma quantidade de LEDs para controlar melhor a luz de fundo e gerar as imagens no monitor. O resultado são cores mais vivas, brilhantes e com níveis de contraste melhores que as telas de LCD.

Mas ao contrário das telas OLED, que iluminam os pixels de forma individual, nas telas LED é necessário que haja uma luz de fundo. Por isso, esse tipo de painel também possui escurecimento local de matriz completa, ou seja, zonas que ajustam a luminosidade em determinados locais da tela para que o preto fique mais fiel e não tenham o aspecto acinzentado. Quanto maior a dimensão da tela, mais zonas de escurecimento ela terá.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Representação da tela LED com luz de fundo e OLED com pixels auto-iluminados

Mas essa zona de escurecimento não é perfeita. E é aí que acontece o blooming, pois como as telas de LED fazem isso em locais específicos, a luminosidade das cenas mais claras pode “vazar” para estas partes mais escuras. O problema maior é quando há algum mal funcionamento dessas zonas escuras ou elas não cobrem o suficiente da tela e aí esse efeito mais claro fica bastante perceptível e incômodo durante algumas exibições.

Como verificar o blooming na tela?

Como já dissemos, é normal acontecer o blooming nas telas de LED. O que vai tornar a experiência incômoda em frente à TV é a quantidade visível desse efeito. Para fazer o teste, coloque um vídeo no Youtube que imita um céu noturno bastante estrelado. Como serão muito pontinhos brancos, vai ser possível verificar como está o nível de blooming em seu televisor. O ideal é que as estrelas não possuam muita claridade ao seu redor e que haja pelo menos uma quantidade aceitável de espaços pretos entre elas. Também pode colocar um vídeo da lua para perceber se consegue ver sua borda com clareza ou pesquise por um “teste de blooming” para encontrar vídeos com imagens que poderão auxiliar você a identificar o nível da sua tela.

Para quem gosta de jogar, o blooming pode ficar mais aparente durante os jogos, principalmente em ambientes escuros, devido ao processador presente na TV, que pode apresentar uma taxa de latência maior. Alguns modelos de TVs e monitores vêm com modos de jogos que reduzem o modo de escurecimento durante as partidas para melhorar a imagem.

Tem como corrigir o blooming?

O blooming é um problema físico na luz de fundo do monitor, portanto não é possível eliminá-lo completamente. O que pode ser feito para reduzir o impacto na hora de assistir seus conteúdos é procurar entre as configurações de imagem, alguma opção referente a diminuição da intensidade da luz de fundo ou do escurecimento local. Mas lembre-se que ao fazer isso, os níveis de contraste também ficarão inferiores.

Mas se sua TV está em um estado crítico e você optar por comprar uma nova, dê preferência para telas OLED para não haver o risco de acontecer o blooming novamente. Aproveite para já adicionar Smart TV à sua lista de desejos aqui no Promobit para receber alertas e não perder nenhuma promoção.


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas em Eletrônicos, Áudio e Vídeo e ainda pode aproveitar cupons de desconto das maiores lojas da internet.